Como diagnosticar a dislexia?

Diagnosticar a dislexia não é uma tarefa fácil. Além dos sintomas, não há exames de imagem que confirmem a patologia. Então, como ela é detectada?
Como diagnosticar a dislexia?
Leonardo Biolatto

Escrito e verificado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 27 maio, 2022

Diagnosticar a dislexia é um processo que não deve ser curto ou rápido. Pelo contrário, as equipes de saúde demoram a determinar a existência do transtorno, já que o mesmo abre uma gama de possíveis tratamentos e abordagens futuras.

A qualidade de vida de uma pessoa com dislexia pode ser boa, mas isso dependerá da detecção precoce e do apoio subsequente. O tratamento multidisciplinar é a chave para incorporar o paciente à vida normal e social.

O que é a dislexia?

Para diagnosticar a dislexia, devemos começar definindo-a. Basicamente, é um transtorno de aprendizagem, especificamente de leitura e escrita, com início na infância, associado à falta de escopo de certos parâmetros que são esperados em cada idade da criança.

O que é impressionante é que as pessoas com o transtorno geralmente não têm um problema associado que o explique de fora. Ou seja, não são detectadas alterações físicas ou psíquicas que determinem a existência da falha de aprendizagem.

Uma criança disléxica não aprende o alfabeto e encontra dificuldades para identificar letra por letra. Os sons das palavras também se tornam estranhos, com sérios obstáculos para saber o que se está lendo, a ponto de elas mudarem as sílabas ao lê-las, substituí-las ou distorcê-las. Quando se detecta que elas têm dificuldades de interpretação, a leitura torna-se mais lenta e hesitante.

Alguns autores concentram a definição do problema na capacidade de decodificar a mensagem. Ou seja, a criança com dislexia não desenvolveu a capacidade de assumir o código com o qual os outros falam, então algo impede a transformação da palavra em significado.

Como diagnosticar a dislexia
Crianças com dislexia têm problemas de aprendizagem. Em particular, têm dificuldades para ler e escrever.

Sintomas para diagnosticar a dislexia

Chegar ao diagnóstico de dislexia é complicado pois depende da interpretação dos profissionais de saúde. Na ausência de provas confirmatórias completas, são atendidos critérios para estabelecer a presença do transtorno.

Dificuldade de leitura

Este é, talvez, o sinal inicial e mais proeminente. Na dislexia, a criança lê mal porque usa múltiplas ferramentas para chegar a um suposto significado de palavras.

Troca uma letra para outra, modifica sílabas, palavras e sons, repete e lê muito lentamente. Uma vez que tenha terminado a leitura, não sabe o que o texto disse, já que o som do alfabeto não corresponde a um significado cognitivo já elaborado em sua mente.

Problemas de escrita

A dificuldade de leitura, sem dúvida, afeta a escrita. Na dislexia há uma repetição dos erros do ponto anterior quando se trata de colocar pensamentos em escrita . As letras são omitidas, os hífens são alterados, as marcas de pontuação não estão no lugar e tornam o texto ilegível.

A sintaxe disléxica é pobre porque não tem ferramentas adequadas para se expressar. Nem sempre, mas às vezes, o rabiscar das letras também se altera, sendo mais um sinal de dificuldade.

Transtorno focado na lectoescrita

Não é incomum que crianças disléxicas despertem a curiosidade dos professores por terem uma capacidade intelectual muito boa para quase tudo. Não há atraso mental, de forma alguma, e o amadurecimento de grande parte das áreas de desenvolvimento está dentro dos parâmetros esperados.

Obstáculos para alcançar tarefas léxicas

Na escola, que acaba por ser o local de triagem primária da dislexia, os alunos com o problema não realizam tarefas linguísticas corretamente. Se solicitados a apontar letras maiúsculas ou encontrar palavras em uma sopa de letras, eles se perdem na tarefa.

O problema de ordem e sequenciamento às vezes se estende para outras áreas mais matemáticas e geométricas, embora esta não seja a regra. Quando essa expansão da dificuldade acontece, as crianças não aprendem a multiplicar ou a sequenciar os dias da semana, por exemplo.

Comportamento alterado

A suspeita pode ser alcançada e a dislexia diagnosticada quando um estresse muito perceptível afeta a vida das crianças que lutam para aprender na escola. O atraso diante da evolução de seus pares é suficiente para despertar sintomas emocionais.

Distúrbios comportamentais tendem a ser relativizados em estabelecimentos educacionais. Supõe-se que um pequeno problema seja uma consequência do seu desinteresse em aprender, e vice-versa. Aos poucos, o disléxico entra em uma categoria de estudante de “segunda classe”, com quem não é necessário perder tempo porque não vai aprender.

Há pacientes que são diagnosticados com depressão antes da dislexia ser detectada, e o tempo perdido no nome errado que é dado à sua condição atrasa a ajuda profissional. Até mesmo os medicamentos prescritos não ajudam.

Filho abraçado com a mãe
O comportamento de crianças com dislexia é alterado. Muitas vezes, elas podem apresentar níveis mais elevados de estresse e depressão.

Quem pode diagnosticar a dislexia?

Como não existem métodos de diagnóstico complementares, como ressonâncias magnéticas ou tomografias cerebrais, que levem ao diagnóstico, é válido se perguntar: quem faz o diagnóstico e como?

Dentro dos transtornos de aprendizagem e sua abordagem, diríamos que psicopedagogos, fonoaudiólogos e neuropsicólogos são os especialistas treinados para essa tarefa. Por meio de testes e avaliações conjuntas, equipes multidisciplinares podem atender a critérios que levantam suspeitas.

Ao final, um relatório assinado pela equipe de saúde será o atestado de diagnóstico e, ao mesmo tempo, a resposta positiva obtida a partir dos estímulos certos para a dislexia apoiará a opinião dos especialistas. O próximo passo é o compromisso familiar e educacional de adaptar o processo de aquisição de conhecimento à jornada de cada criança.

Não há necessidade de ter medo de consultar e conversar abertamente com os gabinetes psicopedagógicos que estão nas escolas e centros de saúde. Como pais ou cuidadores, obter um diagnóstico de dislexia a tempo pode mudar completamente a evolução futura de uma criança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lorenzo, Susana Tamayo. “La dislexia y las dificultades en la adquisición de la lectoescritura.” Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado 21.1 (2017): 423-432.
  • Luis Bravo, V., B. Jaime Bermeosolo, and G. Arturo Pinto. “Dislexia fonémica: decodificación-codificación fonémica y comprensión lectora silenciosa.” Infancia y aprendizaje 11.44 (1988): 21-34.
  • Artigas-Pallarés, J. “Dislexia: enfermedad, trastorno o algo distinto.” Revista de neurología 48.2 (2009): 63-69.
  • González, Juan Eugenio Jiménez, Celia Morales Rando, and Cristina Rodríguez. “Subtipos disléxicos y procesos fonológicos y ortográficos en la escritura de palabras.” European Journal of Education and Psychology 7.1 (2014): 5-16.
  • Coalla, Paz Suárez, et al. “Dificultades de escritura en niños españoles con dislexia.” Infancia y Aprendizaje: Journal for the Study of Education and Development 39.2 (2016): 291-311.
  • Jiménez-Fernández, Gracia, et al. “El papel del aprendizaje implícito en la lectura: Dislexia vs Retraso Lector.” AA. VV. Respuestas Flexibles en Contextos Educativos Diversos. Murcia: Consejería de Educación, Formación y Empleo (2012).
  • Artigas-Pallarés, J. “Problemas asociados a la dislexia.” Revista de neurología 34.1 (2002): 7-13.
  • Alves, Rauni Jandé Roama, et al. “Test para la identificación de Señales de Dislexia: Evidencia de la Validez de Criterio.” Paidéia (Ribeirão Preto) 28 (2018).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.