Como desintoxicar o pâncreas?

· 14 de setembro de 2014
Para uma desintoxicação completa, devemos abandonar os maus hábitos, como o álcool, o cigarro e a comida industrializada. Também é muito importante aprender a lidar com as nossas emoções e o estresse.

O pâncreas é aquele órgão em forma de lágrima, situado próximo ao duodeno, imprescindível para a nossa digestão e para a produção de enzimas. Se este órgão estiver intoxicado ou inflamado, a digestão se tornará difícil, portanto, temos que saber como desintoxicar o pâncreas.

Dieta depurativa para o pâncreas

Como o nosso pâncreas pode chegar a se inflamar ou se intoxicar?

Bom, nossa alimentação sempre é o primeiro fator para um ou mais órgãos começarem a falhar. Elementos externos do ambiente também podem alterar sua funcionalidade.

Tudo isso ocasiona desequilíbrios hormonais neste órgão e doenças, como por exemplo, a diabetes. O pâncreas deve ser desintoxicado para se manter saudável.

Recomendamos a leitura: Câncer de pâncreas pode se tornar o segundo com maior mortalidade

Explicaremos como a seguir:

1. Plantas medicinais para desintoxicar o pâncreas

Limonada-de-jengibre

O primeiro passo para iniciar a depuração do pâncreas é eliminar de nossa dieta o álcool, o tabaco e o que todos conhecem como fast food. Sabemos que abandonar o hábito do tabaco sempre é difícil, mas o esforço vale a pena.

São anos de vida que ganhamos. Reduza também a ingestão de farinhas, açúcares e doces; tudo isso fará você se sentir melhor.

Existe, além disso, toda uma série de maravilhosas plantas medicinais que vão ajudar a depurar o pâncreas:

  • O chá de gengibre: desinflama, depura nosso organismo, é sedativo e um bom antioxidante.
  • O chá verde: quer começar a tomá-lo no café da manhã e pelas tardes? Você obterá uma dose excelente de antioxidantes fantásticos para limpar o pâncreas.
  • Infusão de alcaçuz: trata-se de uma raiz muito digestiva que favorece a produção de bile para digerir os alimentos. É muito recomendada.

2. Água e sucos recomendados para desintoxicar o pâncreas

Kiwi-y-lechuga

Seria ideal que, pelo menos durante 10 dias do mês, você seguisse uma dieta depurativa. Comece o dia com um copo de suco de limão com água morna, um kiwi e uma xícara de aveia.

Também é necessário que a cada dia você beba dois litros de água e que durante estes dias você se alimente principalmente de frutas e vegetais.

Aumente sua dose de vegetais de folha verde, ricos em vitamina B e todas aquelas frutas ricas em antioxidantes e vitaminas, como o mamão, a laranja, o morango.

Seria interessante fazer sucos de abacaxi e mamão, por exemplo, ainda que uma das frutas mais adequadas para o pâncreas seja o kiwi.

Descubra: 8 benefícios do kiwi que vale a pena conhecer

3. Os benefícios de uma ducha ou um banho quente

Bano-relajante

Talvez você se surpreenda, mas tomar uma ducha ou um banho quente, todos os dias, estimula a digestão e melhora a saúde do pâncreas.

Este processo estimula e ativa seu funcionamento. Portanto, que não tenha dúvidas e tome um banho quente antes de ir dormir.

Você ficará relaxado e conciliará melhor o sono e reativará a funcionalidade do pâncreas.

4. Cuide de suas emoções e reduza o estresse para desintoxicar o pâncreas

desintoxicar o pâncreas

Pode parecer uma bobagem, mas não é. Leve em consideração que ao atravessar períodos de ansiedade ou estresse os níveis do hormônio cortisol vão aumentar, o que é muito nocivo para o nosso organismo.

As emoções negativas e as preocupações alteram nossas funções básicas, afetando nosso processo de digestão, por exemplo, elevando o risco de inflamação dos intestinos e do cólon.

Tudo isso causará também problemas no pâncreas, diminuindo, por exemplo, a liberação de enzimas em nosso estômago. Tente relaxar, buscar tempo para você, passear, comer bem. Cuidar do pâncreas não custa nada.