Como desintoxicar o pâncreas?

Para uma desintoxicação completa, devemos abandonar os maus hábitos, como o álcool, o cigarro e a comida industrializada. Também é muito importante aprender a lidar com as nossas emoções e o estresse.
Como desintoxicar o pâncreas?

Última atualização: 11 agosto, 2020

O pâncreas é aquele órgão em forma de lágrima, situado próximo ao duodeno, imprescindível para a nossa digestão e para a produção de enzimas. Se este órgão estiver intoxicado ou inflamado, a digestão se tornará difícil, portanto, temos que saber como desintoxicar o pâncreas.

Dieta depurativa para o pâncreas

Como o nosso pâncreas pode chegar a se inflamar ou se intoxicar?

Bom, nossa alimentação sempre é o primeiro fator para um ou mais órgãos começarem a falhar. Elementos externos do ambiente também podem alterar sua funcionalidade.

Tudo isso ocasiona desequilíbrios hormonais neste órgão e doenças, como por exemplo, a diabetes. O pâncreas deve ser desintoxicado para se manter saudável.

Explicaremos como a seguir:

1. Plantas medicinais para desintoxicar o pâncreas

Limonada-de-jengibre

O primeiro passo para iniciar a depuração do pâncreas é eliminar de nossa dieta o álcool, o tabaco e o que todos conhecem como fast food. Sabemos que abandonar o hábito do tabaco sempre é difícil, mas o esforço vale a pena.

São anos de vida que ganhamos. Reduza também a ingestão de farinhas, açúcares e doces; tudo isso fará você se sentir melhor.

Existe, além disso, toda uma série de maravilhosas plantas medicinais que vão ajudar a depurar o pâncreas:

  • O chá de gengibre: desinflama, depura nosso organismo, é sedativo e um bom antioxidante.
  • O chá verde: quer começar a tomá-lo no café da manhã e pelas tardes? Você obterá uma dose excelente de antioxidantes fantásticos para limpar o pâncreas.
  • Infusão de alcaçuz: trata-se de uma raiz muito digestiva que favorece a produção de bile para digerir os alimentos. É muito recomendada.

2. Água e sucos recomendados para desintoxicar o pâncreas

Kiwi-y-lechuga

Seria ideal que, pelo menos durante 10 dias do mês, você seguisse uma dieta depurativa. Comece o dia com um copo de suco de limão com água morna, um kiwi e uma xícara de aveia.

Também é necessário que a cada dia você beba dois litros de água e que durante estes dias você se alimente principalmente de frutas e vegetais.

Aumente sua dose de vegetais de folha verde, ricos em vitamina B e todas aquelas frutas ricas em antioxidantes e vitaminas, como o mamão, a laranja, o morango.

Seria interessante fazer sucos de abacaxi e mamão, por exemplo, ainda que uma das frutas mais adequadas para o pâncreas seja o kiwi.

3. Os benefícios de uma ducha ou um banho quente

Bano-relajante

Talvez você se surpreenda, mas tomar uma ducha ou um banho quente, todos os dias, estimula a digestão e melhora a saúde do pâncreas.

Este processo estimula e ativa seu funcionamento. Portanto, que não tenha dúvidas e tome um banho quente antes de ir dormir.

Você ficará relaxado e conciliará melhor o sono e reativará a funcionalidade do pâncreas.

4. Cuide de suas emoções e reduza o estresse para desintoxicar o pâncreas

desintoxicar o pâncreas

Pode parecer uma bobagem, mas não é. Leve em consideração que ao atravessar períodos de ansiedade ou estresse os níveis do hormônio cortisol vão aumentar, o que é muito nocivo para o nosso organismo.

As emoções negativas e as preocupações alteram nossas funções básicas, afetando nosso processo de digestão, por exemplo, elevando o risco de inflamação dos intestinos e do cólon.

Tudo isso causará também problemas no pâncreas, diminuindo, por exemplo, a liberação de enzimas em nosso estômago. Tente relaxar, buscar tempo para você, passear, comer bem. Cuidar do pâncreas não custa nada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.