Logo image
Logo image

Como cultivar cenouras em casa: você gostaria de tentar?

3 minutos
Na hora de cultivar as cenouras, bastará reservar sua parte superior e colocá-la na água para que germine. Depois, podemos plantá-la num vaso.
Como cultivar cenouras em casa: você gostaria de tentar?
Última atualização: 28 janeiro, 2019

É possível que você ou não disponha de muito espaço em casa, ou não tenha a sorte de poder desfrutar de uma pequena horta onde cultivar cenouras, tomates, cebolas… e tudo orgânico!

Mas não se preocupe, porque diante da falta de recursos caseiros, sempre são boas as grandes invenções, e portanto, não temos que renunciar ao sonho de comer de forma mais saudável, como também de desfrutar do processo da semeadura, do crescimento e da colheita dos alimentos.

Hoje, em nosso espaço, queremos explicar a você como cultivar cenouras em casa sem a necessidade de sementes e sem um pedaço de terra no jardim. Basta uma varanda ou terraço, um pouco de terra e muito carinho.

Você se anima a tentar?

Aprenda a cultivar cenouras em casa de maneira fácil

Some figure

O bom das cenouras é que podemos semeá-las ou cultivá-las ao longo de todo o ano e, além disso, elas não precisam de cuidados excessivos. Crescem rápido e oferecem muita satisfação, pois seu plantio pode ser, sem dúvida, uma atividade divertida a compartilhar com nossos filhos.

Descubra como cultivar alhos e cebolas em casa

As hortas urbanas estão na moda e, nos últimos anos, muitas varandas se transformaram em autênticas hortas em miniatura, capazes de aliviar o estresse, nos entreter e nos oferecer, além disso, alimentos de boa qualidade, cultivados organicamente.

  • A cenoura é rica em carotenos, um antioxidante que contém provitamina A, tão necessária para nossa saúde geral.
  • Além disso, não podemos esquecer que este vegetal contém um teor adequado de potássio, vitamina E e de vitaminas do complexo B.
  • Estas cenouras de cultivo urbano podem ser menores, mas são ideais para usar em saladas.

Anote como devemos fazer para cultivá-las sem ter que usar sementes.

Você vai precisar de:

Some figure
  • 5 cenouras
  • Um recipiente ou vaso com 30 cm de profundidade e 50 cm de comprimento
  • Terra adubada (com compostagem)
  • Adubo líquido

Como fazer:

  • A primeira coisa a fazer é cortar a parte de cima das cenouras.
  • É muito simples: quando você for utilizar algumas cenouras para cozinhar, basta reservar a parte do topo do vegetal em vez de jogar no lixo.
  • Com esses cinco topos de cenouras, o que faremos será colocá-las num recipiente com água (veja a imagem acima). A ideia é que germinem, e o farão em algumas semanas.
  • Assim que tiverem germinado, já podemos plantá-las em nosso vaso.
  • Lembre-se de drenar bem o vaso, usando pequenas pedras (brita).
  • Você pode cultivá-las em qualquer período do ano.
  • As cenouras gostam de sol, assim, não tenha medo de deixar o vaso na varanda durante o dia inteiro.
  • Você pode regá-las um pouco, mas basta uma ou duas vezes por semana. Lembre-se de incluir nesta água algumas gotas de adubo líquido. Assim, as cenouras crescerão fortes e saudáveis.

Descubra 5 razões para consumir mais tomates

A colheita

Some figure

Como saber quando podemos “colher” esses “talinhos verdes” que crescem em nosso vaso? Bem, as cenouras estarão prontas para serem colhidas em dois meses.

Para isso, você só terá que esperar até que planta alcance o tamanho entre 5 a 8 cm.

Às vezes elas não terão a típica forma alongada, podendo sair mais arredondadas e com formatos um tanto caprichosos. É uma experiência que vale a pena ter.

Também não hesite em cultivar variedades diferentes, como, por exemplo, as cenouras roxas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • LOPES, Welder de Araújo Rangel et al. Produtividade de cultivares de cenoura sob diferentes densidades de plantio. Ceres, v. 55, n. 5, 2015.
  • PACHECO, Maria Teresa Bertoldo; SGARBIERI, V. C. Alimentos funcionais: conceituação e importância na saúde humana. SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA SOJA PARA A SAÚDE HUMANA, v. 1, p. 37-40, 2001.
  • TEIXEIRA, Luciano José Quintão et al. Cenoura (Daucus carota): processamento e composição química. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, 2011.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.