Como cultivar batatas em casa?

Colher sua própria comida pode lhe trazer inúmeros benefícios, não apenas para o paladar. Prepare-se para aprender a cultivar batatas em casa! Não é nada complicado.
Como cultivar batatas em casa?

Última atualização: 27 julho, 2021

Você sabia que é possível cultivar batatas em casa? A batata é um dos alimentos mais produzidos no mundo. Isso se deve à facilidade de cultivo, ao seu sabor único, à grande variedade de receitas que podem ser preparadas e à quantidade de nutrientes que possui.

Sem dúvida, é um alimento que deve estar presente em dietas saudáveis. Por isso, hoje trazemos um guia com os passos a seguir para que você possa desfrutar deste tubérculo da sua própria horta. Afinal, tudo fica mais gostoso quando é fresco e recém-colhido.

Materiais necessários para cultivar batatas em casa

Para esta tarefa, você precisará do seguinte:

  • Um vaso ou recipiente no qual você possa plantar as batatas, que tenha pelo menos 60 centímetros de diâmetro.
  • Composto ou substrato universal que servirá como adubo.
  • Batatas.

A batata é um alimento nativo das montanhas do Peru, por isso precisa de um clima frio e, como quase todas as plantas, de luz solar. Portanto, quando for cultivar batatas, certifique-se de colocá-las em um local ensolarado onde recebam luz natural por pelo menos 6 horas durante o dia.

É claro que este não é um requisito obrigatório, mas lhe permitirá obter melhores resultados, principalmente se você morar em uma área urbana.

Batatas cozidas
As batatas são versáteis na gastronomia, e existem várias receitas para aproveitar os seus benefícios.

Passo a passo para cultivar batatas em casa

  1. O primeiro passo para o plantio é escolher uma variedade de batata. São mais de 400 tipos (batata amarela, monalisa, batata-inglesa, asterix, batata condor, entre muitas outras). Para poder cultivá-la em casa, é melhor escolher apenas uma. Assim, o processo será sempre o mesmo.
  2. Se esta for a sua primeira horta em casa, o ideal é começar com produtos locais que se adaptem às condições climáticas. Lembre-se de que existem vários fatores que podem afetar a sua colheita; por isso, é melhor se informar sobre qual é a variedade ideal para o seu cultivo e qual é a melhor época para semear.
  3. Agora, para começar a plantar suas batatas em casa, você deve ter em mente que elas são tubérculos. Portanto, não possuem sementes como outras frutas e vegetais que fazem parte da nossa dieta. Na hora de plantar, deve-se escolher os melhores tubérculos (as batatas maiores, pois germinarão melhor) e dividi-las em 4 pedaços iguais.
  4. Certifique-se de deixar cada uma dessas peças ao sol por, no mínimo, 1 ou 2 dias. Não adicione água ou líquidos! A própria batata possui uma certa quantidade de umidade que lhe permitirá iniciar o processo de germinação.
  5. Após esses dois dias, você verá pequenos brotos e raízes na batata. Isso significa que está pronta para plantar no jardim. Deve-se retirar os brotos e deixar apenas 2 ou 3 para que o plantio seja bem-sucedido.
  6. Na hora de plantar deve-se deixar 10 centímetros de profundidade e posicionar a batata de forma que os brotos fiquem para cima.
  7. Prepare o solo com o substrato que atue como adubo. Para isso, você deve adicionar uma camada cuja espessura seja de pelo menos 15 centímetros.
  8. Conforme a planta cresce, você continuará a adicionar o substrato e o composto periodicamente. Isso ajudará a gerar mais raízes.

Devo regar as batatas?

Como qualquer outra planta, a batata requer cuidados. Além de deixá-la exposta ao sol, como já mencionamos, deve-se regar periodicamente para que o substrato e o composto fiquem levemente úmidos.

Deve-se ter muito cuidado na hora de regar, pois o excesso de água pode gerar fungos e outros problemas, como a perda total da safra.

Para evitar esses excessos, você pode colocar palha, espuma ou outro material absorvente no fundo do vaso. Isso vai garantir que o substrato permaneça úmido sem encharcar completamente, evitando danos permanentes ao plantio.

Benefícios de cultivar batatas em casa
Existe uma grande variedade de batatas. Este é um alimento universal cultivado em todo o planeta.

Quando posso colher as batatas?

A melhor maneira de ter certeza de que a batata está pronta é quando a planta está em flor. Se você começar a observar as flores lilases que esse tubérculo costuma produzir, é porque está se aproximando a época da colheita.

Isso deve acontecer 8 a 10 semanas após o plantio. Ao entrar em flor, deve-se interromper a rega da batata e cortar os caules da planta.

Espere de 10 a 15 dias e pronto. Você pode colher batatas para saborear um delicioso purê ou a receita de sua escolha, fresca e direto da horta.

Anime-se a cultivar batatas em casa

Se no final da colheita você quiser plantar novamente a batata em casa, terá que renovar o solo. Utilize sempre substratos orgânicos e fertilizantes.

Os tubérculos não devem ficar expostos. Se eles aparecerem, cubra-os com composto. Caso contrário, você pode perder todo o seu trabalho e a colheita. Também não plante na sombra. As batatas preferem a luz solar. Se você notar folhas verdes, remova-as imediatamente.

Como você pode ver, cultivar batatas é algo simples que você pode fazer em casa sem a ajuda de um especialista ou de materiais de jardinagem exclusivos. O que você está esperando para começar a sua horta doméstica sustentável agora mesmo?

This might interest you...
Como cultivar ervas aromáticas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como cultivar ervas aromáticas

Cultivar suas próprias ervas aromáticas pode ser gratificante e terapêutico. Além disso, você pode usá-las para dar um sabor diferente às suas rece...



  • Ochoa, Carlos M. Las papas de sudamerica: Peru. International Potato Center, 1999.
  • Monteros, Cecillia, et al. Las papas nativas en el Ecuador. INIAP Archivo Historico, 2005.
  • Gómez, René. “Guía para las caracterizaciones morfológicas básicas en colecciones de papas nativas.” Centro Internacional de la Papa (CIP), Germoplasma de Papa, Dpto. de Mejoramiento y Recursos Genéticos. CIP, Lima, Perú (2000).