Benefícios e perigos das batatas: descubra-os!

· 3 de março de 2019
Um dos perigos das batatas é que, apesar de serem um alimento saudável, sua forma de cozimento pode alterar suas propriedades benéficas.

A batata é um alimento muito consumido, já que é barata e é possível fazer muitas receitas com ela. No entanto, hoje vamos descobrir os benefícios e perigos das batatas que desconhecíamos completamente. Este alimento também tem os seus riscos.

Os benefícios da batata

Benefícios e perigos das batatas: comê-las com casca mau lavada

Para nos aprofundarmos nos benefícios e perigos das batatas vamos ver primeiro tudo o que podemos obter, de uma forma positiva, consumindo este alimento:

  • Protege a saúde dos nossos ossos: as batatas são ricas em zinco, ferro, fósforo, magnésio e cálcio, o que nos ajuda a manter a saúde dos nossos ossos, além de prevenir a perda de massa óssea.
  • Diminui a pressão arterial: se sofremos de hipertensão, consumir batatas pode nos ajudar a reduzi-la e mantê-la em níveis adequados. Batatas são ricas em potássio e pobres em sódio.
  • Ajuda a reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca: a fibra, o potássio, a vitamina C,  a vitamina B6 e a ausência de colesterol deste alimento a transformam em uma aliada para manter uma boa saúde cardíaca. Se corremos o risco de sofrer problemas cardíacos, as batatas são um alimento recomendado em nossa dieta.
  • Reduz os problemas de inflamação: este alimento é rico em colina, um nutriente que pode nos ajudar muito se temos qualquer tipo de inflamação crônica.
  • Papel fundamental contra o câncer: batata (em particular a roxa) tem ácido fólico, que previne a formação de células cancerosas. Este alimento tem um grande efeito sobre um tipo de câncer em particular, o colorretal.
  • Ajuda a controlar o peso: as batatas têm componentes saciantes, mas também melhoram a digestão e aceleram o metabolismo. Um cocktail fantástico para todas as pessoas que querem perder peso.
  • Melhora a pele: esse alimento é muito rico em vitamina C, por isso ajuda ao colágeno de nossa pele, fazendo com que melhore sua textura e não enfatize as rugas.

Conclusão

Quanto mais saudável forem as batatas e mais orgânicos, os resultados serão melhores. Por isso, se temos uma terra em que podemos plantar uma pequena horta, não deixe de incluir a batata. Nos alimentamos de forma muito saudável e, realmente, saberemos o que estamos colocando na boca.

Não perca: 7 remédios naturais para reduzir a hipertensão

Os perigos das batatas

Benefícios e perigos das batatas: comê-las fritas

É importante que saibamos os benefícios e os perigos das batatas. Por esta razão, já que sabemos as vantagens de comer este alimento, agora vamos ver os riscos que seu consumo pode trazer.

Um dos maiores perigos das batatas é que não costumamos consumi-las de uma maneira saudável. Geralmente optamos por batatas congeladas, incluindo os sacos de batatas fritas. Este tipo de comida consumida com estas características não nos permitirá desfrutar de todos os benefícios comentados acima.

Outro dos riscos de consumir batatas é que seu índice glicêmico é bastante elevado, então seu consumo deve ser controlado. O que isso significa?  Que comer batatas faz com que nosso açúcar no sangue aumente rapidamente. Isto pode fazer com que corramos o risco de sofrer de diabetes.

O último dos perigos dede batata são os alcaloides. Às vezes, este alimento possui algumas manchas verdes (os chamados alcaloides), compostos tóxicos que ingeridos em grande quantidade podem afetar nossa saúde. Isso não significa que devemos descartar a batata. Remover essas partes verdes é o suficiente.

Conclusão

Agora que já vimos os benefícios e os perigos das batatas, podemos chegar à conclusão de que é um alimento que tem muito mais vantagens do que riscos. Mesmo assim, sempre temos de escolher a melhor maneira de consumi-las.

Descubra: Como fazer nuggets vegetarianos: 3 receitas

É verdade que as batatas de pacote são muito mais atraentes e as congeladas são muito mais crocantes. No entanto, elas são menos saudáveis. Isso deve ser levado em conta, já que com o tempo o consumo desse alimento nessas apresentações pode afetar nossa saúde. Você já conhecia os benefícios e os perigos das batatas que mencionamos aqui?

  • Brown, C. R. (2005). Antioxidants in potato. American Journal of Potato Research. https://doi.org/10.1007/BF02853654
  • Lin, C. H., Chang, D. M., Wu, D. J., Peng, H. Y., & Chuang, L. M. (2015). Assessment of blood glucose regulation and safety of resistant starch formula-based diet in healthy normal and subjects with type 2 diabetes. Medicine (United States). https://doi.org/10.1097/MD.0000000000001332
  • Bindels, L. B., Segura Munoz, R. R., Gomes-Neto, J. C., Mutemberezi, V., Martínez, I., Salazar, N., … Ramer-Tait, A. E. (2017). Resistant starch can improve insulin sensitivity independently of the gut microbiota. Microbiome. https://doi.org/10.1186/s40168-017-0230-5
  • Thibault, R., Blachier, F., Darcy-Vrillon, B., De Coppet, P., Bourreille, A., & Segain, J. P. (2010). Butyrate utilization by the colonic mucosa in inflammatory bowel diseases: A transport deficiency. Inflammatory Bowel Diseases. https://doi.org/10.1002/ibd.21108
  • Halkjær, J., Tjønneland, A., Overvad, K., & Sørensen, T. I. A. (2009). Dietary Predictors of 5-Year Changes in Waist Circumference. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.05.015
  • Phillips, B. J., Hughes, J. A., Phillips, J. C., Walters, D. G., Anderson, D., & Tahourdin, C. S. M. (1996). A study of the toxic hazard that might be associated with the consumption of green potato tops. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/0278-6915(96)87354-6
  • Patel, B., Schutte, R., Sporns, P., Doyle, J., Jewel, L., & Fedorak, R. N. (2002). Potato glycoalkaloids adversely affect intestinal permeability and aggravate inflammatory bowel disease. Inflammatory Bowel Diseases. https://doi.org/10.1097/00054725-200209000-00005