7 remédios naturais para reduzir a hipertensão

· 22 de agosto de 2017
A hipertensão pode ser muito perigosa se não for mantida sob controle, já que pode derivar em problemas cardiovasculares que podem inclusive pôr a nossa vida em risco.

A pressão arterial é a forma como se mede a força com a qual o sangue bate nas paredes das artérias com cada um dos bombeamentos do coração.

Os valores considerados como normais são de 120 como pressão arterial sistólica e 80 como pressão arterial diastólica.

Quando estes valores são superiores, chegam a 140/90 ou mais, e de maneira recorrente, estamos diante de um caso de pressão arterial alta ou hipertensão, e é necessário tomar medidas para reduzi-la.

O mais comum é que recorramos a medicamentos e façamos algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida.

Sem dúvidas, um dos melhores remédios naturais para reduzir a hipertensão é manter uma dieta equilibrada. Isto significa incluir alimentos que facilitem o bombeamento correto do sangue e a eliminação dos nocivos.

Dentre os alimentos recomendados estão:

1. Banana

Banana controla a hipertensão

A banana é conhecida por ter:

  • Uma grande quantidade de nutrientes.
  • Um efeito energizante para regular o corpo depois de fazer qualquer rotina esportiva.
  • Alto teor de potássio que ajuda a regular a pressão arterial.

Pelas três características mencionadas, recomendamos incluir uma banana em sua dieta diária. O ideal é que também reduza a quantidade de sódio consumido.

Lembre-se de que isto implica em adicionar menos sal em sua alimentação, mas também consumir menos alimentos processados.

Veja também: O sal marinho é realmente bom?

2. Melancia

A melancia ajuda a reduzir a hipertensão de maneira natural por sua capacidade de alargar os vasos sanguíneos. Esta qualidade também diminui os riscos de sofrermos acidentes cardiovasculares.

A melancia também oferece L-citrulina e L-arginina, dois aminoácidos que fortalecem o tônus vascular e regulam a pressão arterial.

Seu médico lhe disse que seus níveis de pressão arterial são altos, mas ainda não se tornaram um problema de hipertensão sério?

Felizmente, você chegou a tempo de evitar complicações incluindo uma porção desta fruta em sua alimentação, o que vai ser de grande ajuda.

3. Abóbora amarga

Suco de abóbora controla a hipertensão

A abóbora amarga (Momordica charantia) é uma fruta tropical repleta de minerais e vitaminas (A, B5, B6, C e E).

Além de ajudar a controlar a diabetes e melhorar a digestão, é útil para cuidar da saúde cardiovascular, porque permite abaixar a pressão arterial de uma maneira simples e natural.

Porém, esta fruta deve ser consumida com moderação, pois pode ter efeitos secundários tais como:

  • Arritmias cardíacas;
  • Abortos;
  • Aumentar os níveis de glicose;

Porém, e após consulta prévia com o especialista, pode ser uma opção a considerar para reduzir a hipertensão.

4. Groselha espinhosa indiana

A groselha espinhosa indiana (Phyllanthus emblica) é rica em vitamina C, pois tem 20 vezes mais vitamina do que a laranja.

Dentre as qualidades desta vitamina estão:

  • É um poderoso antioxidante que combate o efeito dos radicais livres no organismo.
  • Reduz os lipídios totais, já que diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Na medicina ayurveda é considerada uma fruta milagrosa, dada sua quantidade de propriedades positivas para o corpo.

Por este motivo, foi utilizada desde milhares de anos para propiciar o bom funcionamento do trato digestivo, das artérias, revitalizar a função hepática e purificar o sangue.

5. Espinafre

Espinafre controla a hipertensão

O espinafre contém nitratos orgânicos. Quando estes nitratos fazem contato com as bactérias da boca, formam óxido nítrico, que tem propriedades vasodilatadoras.

Isto favorece o funcionamento das artérias e permite que o sangue flua da melhor forma, o que evita o entupimento por coágulos.

Se você consome uma boa porção de espinafre por dia, diminui as probabilidades de ter um acedente cardiovascular e a hipertensão.

Uma boa opção é tomar uma vitamina que tenha como base uma xícara de espinafre. Você vai se sentir cheio de energia e livre de problemas de hipertensão.

6. Linhaça moída

A linhaça moída costuma ser usada no preparo de pães ou polvilhada sobre saladas. Nos últimos anos se tornou um cereal muito usado por ser rica em ômega 3 e em fibra solúvel e insolúvel.

E tudo isso a transforma em uma grande aliada para:

  • Reduzir a hipertensão;
  • Reduzir os níveis de colesterol;
  • Melhorar a saúde do coração.

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7. Aveia e farelo de trigo

Aveia controla a hipertensão

A aveia e o farelo de trigo são dois cereais com altos teores de fibra solúvel.

No caso particular da aveia, temos um cereal rico em potássio e cálcio.

Estes dois nutrientes desempenham um papel primordial no momento de reduzir a hipertensão.

A fibra solúvel que obtemos ao consumir estes cereais permite:

  • Diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue;
  • Melhorar a sensibilidade à insulina;
  • Reduzir a hipertensão;
  • Ajudar a manter um peso saudável.

A hipertensão pode chegar a ser séria se não tomamos as medidas para controlá-la a tempo. Por sorte, fazer pequenas mudanças para um estilo de vida mais saudável pode ser tudo o que você precisa.

Inclua os alimentos que acabamos de mencionar e uma sessão de exercício diário e verá que a hipertensão desaparece em pouco tempo.