Como combater a retenção de líquidos?

· 3 de outubro de 2014
A retenção de líquidos pode surgir como resultado de uma vida sedentária, por isso devemos fazer exercícios. Além de nos ajudar a eliminar os líquidos, eles também melhoram as funções do organismo.

A retenção de líquidos é um dos principais fatores que influenciam no ganho de peso. Ela pode ocorrer devido ao sedentarismo ou por outros motivos, como gravidez, menopausa, cirrose, insuficiência cardíaca, desnutrição, dentre outras causas.

Em termos gerais, consiste no inchaço de diferentes partes do corpo, como tornozelos, braços, pernas, abdômen e pulsos.

Na gravidez, o problema é muito comum, já que a mulher passa por mudanças hormonais e corporais muito significativas.

Portanto, nesse caso, a retenção de líquidos se manifesta principalmente como inchaço nos tornozelos e nos pés. Ainda que não seja muito preocupante, é preciso consultar um médico caso o inchaço se apresente de forma exagerada.

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Dicas para evitar a retenção de líquidos

Um passo importante para evitar a retenção de líquidos é reduzir o consumo de sal, já que essa substância faz com que o corpo acumule líquidos que não necessita.

Por outro lado, o consumo de água é vital, já que limpa as impurezas do organismo, ajudando a eliminá-las com facilidade.

Como prevenir e tratar a retenção de líquidos

Alimentos diuréticos

É indispensável consumir alimentos diuréticos, pois são eles que nos permitem depurar o organismo e, consequentemente, ajudarão a perder peso.

Acredita-se que os quilos extras também são causadores de inflamações por retenção de líquidos.

  • Melancia: é recomendada principalmente por sua grande porcentagem de água.
  • Vinagre de maçã: serve para equilibrar o nível de potássio, já que muitas vezes esse elemento é afetado devido aos líquidos retidos.
  • Chá verde: é um excelente diurético e antioxidante.
  • Laranja: graças à vitamina C, que é um de seus componentes, a laranja faz com que os rins funcionem melhor e acelera o processo de eliminação de toxinas no corpo.
  • Alcachofra: utilizada em infusões para perder peso graças às suas propriedades diuréticas.
  • Mirtilo: ajuda na prevenção de doenças urinárias, ajuda a eliminar toxinas e é um dos melhores alimentos antioxidantes.
  • Dente-de-leão: é uma das plantas com mais capacidade de eliminar a água excedente do organismo.
  • Salsa: favorece a eliminação de líquidos corporais, por isso é recomendada em infusões para prevenir a obesidade e doenças cardíacas.
  • Cebola: é recomendada para pessoas que sofrem de reumatismo, insuficiência renal ou gota.

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Pratique exercícios

exercícios evitam retenção de líquidos

A prática de exercícios deve ser constante; caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, dentre outros. Basta escolher o que mais te agrada!

Lembre-se: a retenção de líquidos pode ser causada por sedentarismo, por isso o exercício oferecerá bem-estar. Além disso, será possível distrair a mente e ajudar no bom funcionamento do corpo.

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Evite alimentos com sódio

Como já dissemos, o sal é um aliado da retenção de líquidos, por isso é preciso afastá-lo o quanto pudermos dos alimentos que consumimos.

Inclusive, devemos considerar que existem outras coisas que comemos diariamente que contêm um alto nível de sódio como, por exemplo, os embutidos, conservas, álcool e a maioria dos alimentos industrializados.

Além disso, a ingestão de pouco sal é recomendada para evitar, também, o desenvolvimento de cálculos renais, câncer de estômago e diminuição das papilas gustativas.

Consuma alimentos ricos em potássio

potássio ajuda a evitar a retenção de líquidos

Esse elemento é indispensável para manter o organismo equilibrado. O potássio faz parte dos eletrólitos, os quais se encarregam de controlar a pressão sanguínea e garantem a eliminação dos líquidos.

Esse componente pode ser encontrado em frutas, principalmente no kiwi, no melão, na laranja e na banana. Também está presente em verduras como alcachofra, couve, beterraba, batatas e abacate.

Consuma alimentos com magnésio

O magnésio também ajuda a eliminar o excesso de líquidos, além de prevenir problemas cardíacos e regular a insulina no organismo.

Alimentos recomendados

  • Farelo: seja de trigo ou aveia; eles são ricos em magnésio.
  • Ervas secas: principalmente o coentro, a hortelã e a salsa. Lembre-se de que, além de oferecer magnésio, eles podem ser utilizadas para dar um sabor melhor aos pratos.
  • Sementes de linhaça: são antioxidantes, previnem doenças cardíacas e oferecem um bom teor de magnésio.
  • Sementes de girassol: possui magnésio e vitamina E.
  • Leite: seja em pó, pasteurizado, integral ou condensado, possui um alto teor de magnésio, além de outras vitaminas como a A, D e E.

Por fim…

O repouso é indispensável para prevenir a retenção de líquidos. Caso seus pés incharem muito, levante as pernas quando tiver espaço e tempo livres.

Se notar que as mudanças que você realizou em seus hábitos alimentares e a rotina diária não minimizaram o problema, é melhor consultar um médico para investigar a doença mais a fundo.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e que você possa incluir esses alimentos na sua alimentação diária e eliminar aqueles que, em contrapartida, fazem mal ao organismo.