Como as fases da lua podem influenciar no parto?

· 7 de setembro de 2018
Há pessoas que relacionam as fases da lua com os partos, mas a ciência ainda não encontrou nenhuma vinculação entre as fases deste satélite com dar à luz.

Mães, astrólogos e matronas estão convencidos de que a influência da fase lunar no parto é real, mas para médicos e outros especialistas faz parte dos mitos que envolvem tanto a lua quanto a gravidez.

A lua é a protagonista de muitos mitos e crenças. Seu brilho luminoso inspirou a magos e poetas. A gravidez, esse extraordinário milagre humano de criar uma nova vida, também está exposta a muitas lendas inspiradas pelo mágico satélite que ronda o planeta Terra.

Ainda que a evidência científica tenha provado que não há nenhuma influência da fase lunar no parto, é um mito que se sustenta sobre algumas verdades irrefutáveis.

A lua sim influencia

A lua influencia no movimento das marés. Mas o aumento ou a diminuição das marés não é só responsabilidade da gravidade da lua. A gravidade do sol e da terra também fazem parte do movimento das grandes massas de água oceânicas.

Esta influência da lua sobre os líquidos também afeta às plantas. Desde tempos remotos, povos antigos de todas as latitudes se apoiaram nas fases da lua para iniciar o plantio dos cultivos e para a colheita.

Fases da lua na gravidez

O influxo lunar continua sendo levado em conta na agricultura moderna. Para atividades como a pesca e a fruticultura, os momentos de maior luminosidade lunar são os mais relevantes.

Mas, a influência da lua não termina no planeta. O calendário lunar de 28 dias coincide com o ciclo menstrual regular da mulher, com o qual a lua se transformou na protagonista da maioria dos mitos sobre fertilidade de numerosas civilizações e culturas.

Leia também: A lua afeta a nossa vida?

A fase lunar no parto

Em numerosos blogs de maternidade e espiritualidade é possível encontrar informação sobre como a fase da lua influi sobre o parto. Em muitos casos, dizem que a informação é endossada por parteiras, médicos ou enfermeiras.

Seja uma realidade ou uma superstição, não deixa de ser interessante valorizar a experiência destas pessoas que atenderam a centenas ou milhares de partos. De acordo com estas crenças, as mudanças de uma fase lunar a outra podem incidir no momento do nascimento:

  • Lua nova: os partos tendem a ser fáceis e muito rápidos. As membranas costumam se romper sozinhas durante o trabalho de parto. Porém, um dia antes da lua nova, supõe-se que os partos podem ser muito longos e difíceis.
  • Quarto crescente: o avanço paulatino do trabalho de parto e a dilatação contínua fazem com que a mãe tome consciência de que o bebê vai nascer. Cada uma das fases do trabalho de parto é produzida em seu devido momento, por isso pode ser a fase lunar ideal para dar à luz.
Fases da lua

  • Lua cheia: se diz que é a fase lunar onde acontecem mais nascimentos, já que os partos se adiantam. Há rupturas precoces de membranas e condições desfavoráveis no colo uterino. Isso causa partos mais prolongados e trabalhosos.
  • Quarto minguante: costuma haver poucos partos. É mais comum relatar mais casos de bolsas rompidas com o líquido amniótico tingido. Dizem que ocorrem partos que requerem muita energia e paciência até que o bebê nasça.

A lua, o parto e a ciência

Acreditar ou não na influência da fase lunar no parto corresponde a cada mãe e ao seu nível de espiritualidade ou fé. Porém, a pesquisa científica vai contra a corrente da crença popular.

Estudos publicados em diferentes revistas científicas nos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Itália e Índia, entre 2005 e 2012, recompilaram e compararam a informação de milhões de nascimentos com os ciclos lunares dos anos de estudo registrados.

A evidência encontrada por diferentes pesquisadores é que não há nenhuma vinculação entre a influência da fase da lua no parto, o aumento ou diminuição dos nascimentos ou no surgimento de complicações.

Mãe grávida

A maior investigação que foi feita neste sentido, é uma análise de 4.071.166 nascimentos ocorridos no sudeste da Alemanha, nos quais não foi encontrada nenhuma vinculação entre os nascimentos e as fases da lua. Mais de 4 milhões, um número importante o suficiente para afastar dúvidas!

Leia: É possível antecipar o parto com remédios naturais?

Para concluir

É uma decisão sua crer que a fase da lua pode determinar de alguma forma como será seu parto. Se você se preparou para realizar um trabalho de parto com consciência e um nascimento natural, dificilmente a lua incidirá em como será a chegada do seu bebê ao mundo.

Ao se deixar levar por coincidências, medos e superstições, com certeza sua mente irá relacionar a lua com o parto para justificar que você deu à luz graças à influência de alguma fase lunar.