A preparação do parto e seus benefícios

A preparação do parto são cursos oferecidos aos futuros pais para a formação técnica e emocional necessária para se sentirem seguros no momento do parto. Fique sabendo mais aqui. 
A preparação do parto e seus benefícios

Última atualização: 11 Junho, 2018

Se você está grávida, uma das atividades que não pode faltar em usa agenda são as aulas de preparação do parto. Nestas você aprenderá as ferramentas para levar o trabalho de parto de uma maneira mais relaxada e segura. 

Nestes cursos você aprende conceitos que deve administrar ao longo da gravidez. Também, a preparação do parto tem uma finalidade emocional, pois nas aulas conhecerá outras mães que podem te apoiar durante e depois da etapa da gestação.

As aulas também ajudarão a dominar técnicas de relaxamento para aliviar a dor das contrações. Com as aulas de parto, conhecerá as diferentes formas de dar à luz, assim como aspectos relacionados com os primeiros meses de vida de seu bebê.

A atividade física durante a gravidez é fundamental para ter um bebê saudável. Nos cursos de preparação do parto serão ensinados exercícios que você pode praticar estando grávida. Além disso, se combiná-los com uma dieta balanceada, poderá se manter em forma facilmente.

Isso permitirá a você estar mais saudável durante a gestação. Da mesma forma, te ajudará a ter mais força e resistência para enfrentar o parto e a etapa do pós-parto.

Quais são os benefícios da preparação do parto?

A gravidez é uma etapa de mudanças na vida de uma mulher. Ao frequentar estas aulas você poderá se informar com especialistas, e com outras mães, sobre os cuidados que deve ter durante a gestação.

1. Seu parceiro e você ficarão mais unidos

A preparação do parto deve ser feita de a dois

A preparação do parto não é uma tarefa exclusiva da mãe. Se possível, o pai deveria assistir às aulas como acompanhante. Constituem uma maneira a mais de demonstrar interesse na gravidez. Também, estas aulas ajudarão a presenciar o parto com maior tranquilidade.

Nestes cursos, seu parceiro aprenderá a acalmar os incômodos que possam aparecer durante a gravidez mediante técnicas de massagens. Além disso, ele aprenderá a dominar certas fases do parto onde será seu apoio.

Não podemos nos esquecer que nestes cursos ensinam sobre os cuidados básicos do recém-nascido, como limpar seu umbigo ou trocar fraldas. Em muitos casos, o papai é o primeiro que os deve colocar em prática, já que depois do parto, a mamãe deverá realizar a menor quantidade de esforço possível para se recuperar.

Você e seu parceiro aprenderão a superar as circunstâncias da etapa pós-parto. Da mesma forma, conhecerão sobre os cuidados que deve ter, como irá se sentir, como curar a cicatriz de uma cesárea, entre outras coisas.

Não sabia? O medo da cesárea no parto

2. Dá maior segurança na hora do parto

A preparação do parto ajuda a tirar suas dúvidas

O objetivo fundamental destas aulas é que você seja capaz de enfrentar este grande momento da vida com a maior segurança possível.

Estes cursos preparatórios contam com a instrução de especialistas em gravidez e cuidado do recém-nascido. Eles explicarão muito bem tudo o que acontecerá durante sua gravidez e seus ciclos. O que é saudável e o que não é, para que saiba como agir antes, durante e depois do parto.

Se você for mãe de primeira viagem, estas aulas ajudarão a derrubar mitos, enfrentar medos que você possa ter com relação ao parto e a se preparar para assumir a maternidade.

3. Aprende a respirar e a reconhecer as contrações

A preparação do parto ajuda a evitar estar cansada o tempo todo

O trabalho de parto pode se tornar realmente estressante. No entanto, nestes cursos você aprende a respirar corretamente enquanto experimenta as contrações.

Outra técnica indispensável que adquire nestas aulas é a técnica dos empurrões e a respiração durante o parto. Aprenderá qual é a forma adequada de empurrar, como fazer e como manejar a respiração na fase de dilatação ativa e no expulsivo.

Na preparação do parto você aprende a detectar as contrações pontuais que possam aparecer de forma eventual durante a gravidez. Aprenderá a diferenciá-las daquelas que indicam o início do trabalho de parto.

Também, conhecerá métodos farmacológicos e naturais para aliviar as dores produto das contrações.

4. Aprende técnicas de amamentação

A preparação do parto ajuda a saber como dar de mamar

Na maioria destas aulas são utilizados vídeos didáticos para explicar a maneira correta de amamentar o bebê. Também ensinam sobre a fisiologia da mama. Explicam que esta tem diversos canais pelos quais sai o leite, os quais devem ser esvaziados para que os peitos não doam.

Além disso, aprenderá sobre técnicas para amamentar sem dor, quais dispositivos pode utilizar para extrair o leite e como armazená-lo. Administrar toda esta informação ajuda as mães a compreender todos os benefícios que possui a amamentação, tanto para o bebê como para si mesma.

Pode interessar a você...
É possível o parto normal depois de uma cesariana?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
É possível o parto normal depois de uma cesariana?

O parto normal depois de uma cesariana (VBAC) tem seus benefícios e seus riscos. Para ser bem sucedido, a mãe deve ter um determinado perfil. Saiba mais sobre este procedimento!