Logo image
Logo image

Como aliviar a coceira na pele

5 minutos
Existem diferentes razões para o surgimento da coceira ou irritação na pele: desde o roçar da roupa até a picada de um inseto, passando por dermatite, eczemas e fungos.
Como aliviar a coceira na pele
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante

Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 11 outubro, 2022

Quando coçamos a pele podemos estar enchendo a região afetada de bactérias. Por este motivo é aconselhável não coçá-la e utilizar remédios caseiros e naturais para o tratamento. Aprenda a aliviar a coceira na pele e também a irritação da mesma neste artigo!

Causas frequentes de coceira e irritação

  • Pele seca ou com pouca hidratação
  • Falta de higiene
  • Falta de esfoliação da pele (as células mortas se acumulam, obstruindo os poros)
  • Estresse excessivo
  • Carência de vitaminas ou minerais devido a uma dieta desequilibrada
  • Anemia
  • Suor excessivo
  • Irritação por causa do uso de sabonetes, perfumes, desodorantes ou cremes
  • Irritação causada por certas roupas confeccionadas com materiais sintéticos, que não permitem que a pele respire
  • Problemas nos rins e no fígado
  • Dermatite ou dermatose
  • Psoríase ou rosácea
  • Alergia
  • Fungos, Estreptococos ou asma
  • Diabetes
  • Câncer de pele
  • Picadas de insetos
  • Contato com certas ervas ou plantas
  • Mudança de clima
  • Nadar em água fria
  • Tomar um banho muito quente
  • Consumo de alimentos que provoquem reações alérgicas (como crustáceos ou frutas secas)
  • Alguns medicamentos (como os que contêm penicilina ou ácido acetilsalicílico)
  • Exposição ao sol
Some figure

Além de cuidar de nossa dieta e ingerir uma maior quantidade de vegetais frescos e sucos naturais de frutas, recomenda-se também beber água para manter a pele hidratada e utilizar loções hidratantes.

Mas se a prevenção não fez efeito e a pele começar a arder e coçar, o melhor que podemos fazer é evitar coçá-la: isso pode aliviar a coceira na pele no momento, mas coçar faz a coceira aumentar e há o risco de contaminação por bactérias.

Por fim, coçar também pode provocar cicatrizes ou marcas permanentes e até infectar seriamente a região afetada.

Remédios naturais para aliviar a coceira na pele

Os seguintes remédios e receitas caseiras podem aliviar a coceira na pele:

Camomila

É a erva mais eficaz para acalmar a coceira porque, além de hidratar a pele, ajuda a diminuir a inflamação e a regenerar a derme. Para utilizá-la, prepare uma infusão com uma colher de flores de camomila por xícara de água. Deixe esfriar, coe e mergulhe uma gaze no chá. Para aplicar, aplique a gaze ou algodão sobre a área da coceira e você notará um alívio imediato.

Limão

Um remédio natural excelente e muito eficaz para aliviar a coceira na pele. Esprema o suco de meio limão num copo de água morna. Molhe um chumaço de algodão na mistura e coloque sobre a área da coceira, pressionando por alguns segundos. Lave bem a pele para eliminar qualquer resíduo do limão antes de se expor ao sol, evitando queimaduras.

Some figure

Aveia

Coloque um punhado de aveia em meio copo de água morna e lave a pele com esta mistura. Serve para desinflamar e aliviar a coceira na pele.

Aloe vera

Como sempre, o aloe vera não pode falar na lista de remédios caseiros para a pele. Você pode utilizar cremes à venda nas lojas de produtos naturais ou retirar o gel de uma folha de aloe vera (uma das plantas imprescindíveis em qualquer lar). É excelente para a pele quando está muito seca e logo após uma esfoliação profunda.

Manjericão, hortelã e tomilho

Essas três plantas são excelentes para a coceira. Prepare uma infusão com qualquer uma delas usando a proporção de uma colher de sopa por xícara de água. Deixe esfriar e use para lavar a zona afetada, sem enxaguar.

Argila verde

Aargila verde  é ideal para os momentos em que você não aguenta mais a coceira e sente uma vontade imensa de se coçar. A argila tem a capacidade de cauterizar e reparar a pele em minutos, assim como de desinflamar a região. Aplique sobre a pele untando-a com suavidade.

Deixe secar e você já sentirá um grande alívio. Quando secar, enxágue com a infusão de camomila explicada anteriormente ou com uma ducha. O barro também é muito bom para certas áreas do corpo, como os braços e pernas.

Some figure

Cebola

Amasse alguns pedaços de cebola e misture-os a algumas gotas de limão; quando estiver pronta, prepare uma pasta com a mistura. Aplique sobre a região da coceira e deixe agir por alguns minutos. Por fim, enxágue a área com água quente.

Bicarbonato de sódio

Prepare um banho de água quente e junte uma xícara de bicarbonato de sódio. Mexa bem a água e banhe-se por 20 minutos. Esse tratamento é muito útil quando a coceira afeta todo o corpo ou uma extensa área da pele.

Água de hamamélis:

Aplique diretamente sobre a área afetada e, em questão de minutos, você verá que a coceira vai desaparecer. Repita várias vezes até que a coceira cesse totalmente.

Gelo

Uma bolsa de gelo, uma compressa fria ou um cubo de gelo envolvido em um pano podem ser excelentes “alívios” para a coceira. O frio diminui a inflamação dos vasos sanguíneos e alivia o incômodo.

Some figure

Maisena

Misture uma xícara de maisena com algumas flores de camomila moídas em um tecido fino e aplique sobre a região da pele afetada. Você pode fazer isso na banheira ou usando um balde de água, dependendo da localização e da extensão da coceira.

Água de flor de laranjeira

Encha a banheira com água quente e despeje um litro de água de flor de laranjeira. Permaneça 15 minutos na banheira. Se a coceira for num ponto específico, você pode simplesmente umedecer um chumaço de algodão na água de flor de laranjeira e aplicar.

Malva

Corte um punhado de folhas de malva em tiras finas e misture com manteiga, até obter um creme homogêneo. Unte uma gaze com a mistura e aplique sobre a região afetada durante alguns minutos. Você não apenas reduzirá a coceira mas também deixará a pele mais macia.

Some figure

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.