Como afinar os braços de uma maneira simples?

3 de janeiro de 2020
Afinar os braços é bom porque envolve colocar todo o corpo em movimento. Sem dúvida, você se sentirá em melhores condições físicas.

Ter uns braços excessivamente grossos e flácidos é muitas vezes uma preocupação estética recorrente. Para evitar esta situação incômoda existem exercícios que ajudarão a afinar os braços de uma maneira simples.

A gordura corporal é reduzida de forma integral no corpo e não localizada. Queimar gordura nos braços só é possível se a gordura for reduzida em todo o corpo.

Muito importante: tonificar

Os exercícios servem para tonificar o corpo, firmando e substituindo a gordura por massa muscular. Tonificar o corpo não significa ganhar muita massa muscularÉ um estado em que os músculos em repouso adquirem um tônus de base diferente do comum.

Quando um corpo está tonificado, fica firme, os músculos conseguem ficar parcialmente contraídos de forma passiva e contínua. Se isso for conseguido, as gorduras no corpo diminuem e, finalmente, seu volume é reduzido.

Veja também: Reduza a flacidez de seus braços praticando 6 exercícios simples

Para afinar os braços, reduza a gordura pouco a pouco

Flacidez nos braços

Idealmente, reduza a gordura corporal lentamente. Quando a gordura é perdida rapidamente, os braços tendem a ficar flácidos. Isso acontece porque grande parte do peso perdido é água e massa muscular.

Os músculos precisam de energia, o que não acontece com a gordura. Precisamente, a gordura é armazenada como reserva de energia.

Reduzir ou queimar gordura implica ter consistência. Para afinar os braços é preciso ter uma disciplina que mantenha o corpo em equilíbrio de forma sustentada.

Dieta e exercício

Mulher fazendo exercícios para adelgaçar os braços

Ter uma dieta adequada é um fator decisivo para perder gordura. Essa dieta deve ser complementada com a rotina de exercícios para tonificar o corpo. A dieta deve ser suave para não passar fome, mas com poucas calorias (de acordo com este estudo realizado pela Fundação Howard-Nize). 

Não se esqueça de que você está adotando um regime de perda de peso.

Ao mesmo tempo, é aconselhável fazer exercícios para todo o corpo, independentemente dos exercícios específicos para os braços. Ao tonificar o corpo inteiro, haverá um ligeiro aumento da massa muscular, o que fará com que o metabolismo aumente.

Os exercícios localizados para afinar os braços devem ser acompanhados com exercícios cardiovasculares. Esse tipo de treinamento é mais eficaz para queimar calorias e oferece muitos benefícios à saúde.

Para que os exercícios sejam eficazes e as calorias sejam eliminadas de maneira ideal, eles devem durar não menos de 20 minutos. A partir desse momento, o corpo elimina a gordura e isso afetará diretamente o corpo se você quiser afinar os braços. Esses exercícios não precisam ser de alto impacto.

Exercícios para afinar os braços

Para o bíceps

Com a ajuda de dois pesos leves, é possível fazer exercícios em qualquer lugar. Você pode fazer rotinas de exercícios no trabalho ou em casa. Se você não tiver os pesos, não se preocupe: um par de garrafas de água de 500 ml é tudo o que você precisa.

Os cotovelos ficam unidos ao corpo e os pesos (ou as garrafas cheias de água) são levantados até o alto dos ombros. Repita 15 vezes e repouse alguns segundos para reiniciar a série cerca de 10 vezes, inicialmente.

Recomendamos que você leia: 5 exercícios para queimar gordura para fazer sem sair de casa

Para os ombros e todo o braço

Mulher fazendo exercícios para adelgaçar os braços

Estique os braços de maneira a que estejam paralelos ao chão. Estenda-os completamente e mova-os de forma circular. É importante que o abdômen seja contraído durante o desempenho desta atividade. Um minuto para o lado e depois na direção oposta, também por um minuto.

É importante lembrar que deve fazer pausas curtas. A ideia não é alcançar a fadiga, mas condicionar o corpo a uma nova rotina.

Para o tríceps

Para desenvolver o tríceps ligeiramente, recomenda-se este exercício simples: levante os braços. Os cotovelos devem ficar acima da cabeça.

Então, pegue em uma garrafa de água de um litro e meio, com as duas mãos. Os braços devem ser dobrados para trás. Você pode executar este exercício cerca de 15 vezes e descansar brevemente.

Todos esses exercícios devem ser feitos constantemente. A perseverança é muito importante, e os resultados serão vistos progressivamente.

Dicas para afinar os braços

Afinar os braços é bom porque implica necessariamente colocar todo o corpo em movimento. Isso não apenas deixará os braços mais finos, mas o corpo todo ficará em melhores condições.

É essencial comer porções menores, incluir saladas na dieta, dar um passeio (exercício que possui múltiplos benefícios, de acordo com esta pesquisa da Universidade da Costa Rica) e fazer exercícios leves. 

Todas essas atividades devem ser acompanhadas de atividades que mantenham os braços com uma leve tensão.

No entanto, não é prudente exagerar no exercício ou na dieta. Forçar o corpo pode gerar lesões. Uma dieta muito rígida pode fazer você perder o interesse. É aconselhável, portanto, aplicar tudo em sua medida adequada.

  • Castelein, B., Cools, A., Parlevliet, T., & Cagnie, B. (2016). Modifying the shoulder joint position during shrugging and retraction exercises alters the activation of the medial scapular muscles. Manual Therapy. https://doi.org/10.1016/j.math.2015.09.005
  • Granviken, F., & Vasseljen, O. (2015). Home exercises and supervised exercises are similarly effective for people with subacromial impingement: A randomised trial. Journal of Physiotherapy. https://doi.org/10.1016/j.jphys.2015.05.014
  • Issurin, V. B., Liebermann, D. G., & Tenenbaum, G. (1994). Effect of vibratory stimulation training on maximal force and flexibility. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640419408732206