Como a diabetes afeta a saúde mental?

09 Agosto, 2020
A diabetes aumenta muito o risco de depressão e ansiedade, entre outros problemas.
 

A diabetes é uma doença que, infelizmente, é cada vez mais comum em todo o mundo. Estima-se que quase 422 milhões de pessoas a tenham. No entanto, muitos ainda desconhecem o impacto total que essa doença tem. Um exemplo desse impacto é a forma como a diabetes afeta a saúde mental.

A diabetes é basicamente o estado em que nosso corpo não consegue produzir ou usar a insulina. A insulina é a ‘chave’ que permite que a glicose entre nas células, uma vez que elas precisam dela como nutriente para obter energia.

O problema é que a glicose permanece no sangue e, se a sua concentração se mantiver alta ao longo do tempo, danifica os tecidos. Portanto, é muito importante manter um bom controle dos seus níveis e do tratamento dessa patologia.

Esta doença não afeta apenas o corpo, mas também pode influenciar a saúde mental. Neste artigo, explicaremos como isso ocorre e que tipo de problema pode resultar da diabetes.

Em que consiste a diabetes?

Como mencionamos, a diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não pode usá-la para introduzir glicose nas células. Existem diferentes tipos de diabetes, mas os mais importantes são o tipo 1 e o tipo 2.

A diabetes tipo 1 geralmente começa na infância e é caracterizada pelo fato de que o pâncreas não consegue secretar insulina. Portanto, seu tratamento envolve injetar esse hormônio para controlar os níveis de glicose.

O tipo 2 é mais comum na idade adulta, e ocorre quando a insulina produzida não pode ser usada. É o tipo que afeta um maior número de pessoas, pois está intimamente relacionado à obesidade e a um estilo de vida sedentário.

 

Ambos os tipos podem ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, embora seja verdade que há uma influência genética importante. O grande problema da diabetes é o número de complicações que aparecem ao longo do tempo, pois ela aumenta o risco de muitas outras doenças.

Controle da diabetes

Talvez você possa se interessar: Suco para controlar a diabetes mellitus

Como a diabetes afeta a saúde mental?

A diabetes afeta muitas áreas da vida de quem sofre com ela, principalmente porque envolve uma grande responsabilidade. O tratamento requer controle não apenas dos medicamentos, mas também dos hábitos alimentares e das atividades.

Portanto, é muito comum que esta doença cause níveis muito altos de estresse. O próprio estresse provoca a liberação de cortisol, um hormônio que também influencia o metabolismo da glicose. No fim das contas, tudo está intimamente relacionado.

 

Pessoas com diabetes são forçadas a evitar certos comportamentos ou ações. Por exemplo, é contraindicado ingerir álcool e comer o que quiser, sem um controle adequado dos alimentos. Isso pode aumentar a ansiedade e causar uma certa falta de motivação em relação à vida.

Além disso, esta é uma patologia, de certa forma, imprevisível. Às vezes, não importa quanto esforço seja realizado na execução de todos os controles, os resultados esperados podem não ser obtidos. Os níveis de frustração aumentam acentuadamente quando isso ocorre.

Diabetes em crianças

Saiba mais: A diabetes infantil

Quais patologias mentais estão relacionadas à diabetes?

Infelizmente, a diabetes afeta a saúde mental. Estima-se que o risco de depressão seja quase três vezes maior em uma pessoa com esta doença. Da mesma forma, o transtorno de ansiedade generalizada também está muito presente nesses pacientes.

Por tudo isso, é muito importante entender essa patologia como um grande fator determinante na vida, não apenas no nível físico. Recomenda-se que as pessoas diagnosticadas com diabetes façam algum tipo de terapia para lidar com a situação.

 

Lembre-se de que o corpo e a mente se influenciam continuamente. Qualquer problema mental pode influenciar negativamente o curso de outra doença, como a diabetes. Por esse motivo, é importante prestar atenção às duas áreas.

  • Salud mental y emociones en pacientes con enfermedades crónico-degenerativas. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from https://www.redalyc.org/pdf/676/67621319013.pdf
  • Cómo Impacta la Diabetes tu Salud Mental. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from https://es.beyondtype1.org/como-impacta-la-diabetes-tu-salud-mental/
  • 5 formas en que la diabetes afecta la salud mental. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from https://sumedico.lasillarota.com/especialidades/5-formas-en-que-la-diabetes-afecta-la-salud-mental-salud-mental-depresion-ansiedad-diabetes/318454
  • Diabetes. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/diabetes