Coco e cenoura para o crescimento do cabelo

3 de julho de 2019
Entre os remédios naturais mais efetivos para evitar a queda do cabelo e ademais, estimular o seu crescimento, está a elaboração de um condicionador de coco e cenoura. Ambos os ingredientes são muito benéficos para a nossa saúde em geral.

A perda de cabelo é uma das preocupações mais frequentes da atualidade. É um fenômeno que afeta e aflige homens e mulheres da mesma maneira. Mas não é o fim do mundo, porque há opções simples e práticas, como um condicionador de coco e cenoura, que permitem estimular o crescimento do seu cabelo. Aliás, brinda também volume, brilho e força.

Condicionador de coco e cenoura para estimular o crescimento do seu cabelo

O condicionador caseiro à base de coco e cenoura é uma das fórmulas a seguir. Trata-se de dois produtos de origem natural que permitem ao organismo a restauração e a recuperação da cabeleira. São ingredientes que, ademais, não requerem receitas muito elaboradas ou particularmente complexas para serem aplicadas.

Somente será necessário paciência e constância para desfrutar os resultados. São frequentes os casos de pessoas que abandonam rapidamente estes tratamentos porque não conseguem resultados instantâneos.

Além disso, muitas vezes também é necessário revisar o estilo de vida. O estresse, a má alimentação e uma hidratação deficiente são três elementos que prejudicam a saúde do corpo em geral. Aspectos que também se notam na qualidade da cabeleira.

Leia também: 5 máscaras para ter um cabelo brilhante e sedoso

Coco e cenoura: ingredientes realmente potentes

Condicionador com coco e cenoura

Este tipo de condicionadores brinda proteção e nutrição ao nosso cabelo com ingredientes naturais.

Se analisarmos separadamente cada um dos ingredientes, o coco e a cenoura contam com nutrientes necessários para cuidar, fortalecer e estimular o crescimento do seu cabelo. E se combinarmos ambos os produtos, seus nutrientes se potencializam de forma muito positiva. Inclusive, muitos dos que experimentaram estes produtos não hesitam em qualificá-los como “milagrosos”.

O coco é um dos frutos mais emblemáticos do Caribe, apesar de que é cultivado em toda a zona tropical. O leite de coco é o derivado que mais se aproveita para o cuidado do cabelo. Ele se obtém espremendo a polpa previamente triturada.

Entretanto, no momento de preparar um condicionador caseiro para o cabelo não é necessário realizar este procedimento. No mercado é possível conseguir grande variedade de marcas de leite de coco. A maioria delas, mantém a qualidade e os benefícios do produto original.

Já a daucus carota, conhecida popularmente como cenoura, é uma das hortaliças mais apreciadas na história da nutrição moderna. Suas qualidade e propriedades são inúmeras, assim como também seu variado número de aplicações.

As qualidades do coco

O coco é rico em vitaminas B, C e E. É rico também em ferro, magnésio, cálcio, selênio, fósforo, proteínas, aminoácidos, oligoelementos e sais minerais. Todos eles são componentes vitais para estimular o crescimento do cabelo.

Além de brindar suavidade e brilho, graças à sua capacidade hidratante, o coco é muito eficaz para proteger o cabelo do maltrato originado pelos secadores e chapinhas.

Protege também dos fatores do meio ambiente como o vento, poeira ou gases contaminantes que incidem na deterioração do cabelo. Todos esses benefícios com outro detalhe que não deixa de ser importante: seu aroma é delicioso!

Não deixe de ler também: O vinagre de coco: principais usos e benefícios

As propriedades da cenoura

Os benefícios da cenoura para os cabelos

As cenouras estão repletas de nutrientes e antioxidantes que fortalecem a circulação do couro cabeludo.

Entre os múltiplos componentes da cenoura, estão as vitamina A, B, C e K, assim como também abundante quantidade de fibra, potássio e fósforo. Ingredientes que, além de estimular o crescimento do seu cabelo, evitam decididamente a sua queda.

A sua ação reside principalmente no fato de proporcionar o aumento da circulação sanguínea sobre o couro cabeludo. Aliás, ao mesmo tempo em que fortalece os folículos pilosos, protege contra os agressivos raios UV do sol.

Preparação de um condicionador para estimular o crescimento do cabelo

Os ingredientes necessários para a elaboração deste remédio caseiro são:

  • 3 cenouras grandes
  • 1 xícara de leite de coco
  • um ralador

Modo de preparo

  • Primeiramente é preciso ralar as cenouras e extrair o suco com a ajuda de um pano de cozinha limpo.
  • Logo depois, acrescentamos o líquido obtido com o leite de coco e misturamos até conseguir uma preparação homogênea.
  • Para aplicá-lo, é necessário que tanto o cabelo como o couro cabeludo estejam completamente limpos. Por isso, recomenda-se lavar previamente da maneira de costume.
  • Quando aplicarmos este remédio natural, é necessário cuidar para que a preparação abarque desde a raiz até as pontas. Além disso, há que massagear todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos por aproximadamente 5 minutos.
  • Logo depois, para que o condicionador continue agindo, cobrimos o cabelo com uma touca térmica ou um plástico e esperamos aproximadamente meia hora.
  • Finalmente, retira-se o condicionador com abundante água e com a ajuda de um xampu regular.

Realizar este tratamento uma vez por semana é suficiente para que ele ofereça os resultados permanentes.

  • Ovalles, J. F., León, A., Vielma, R., & Medina, A. L. (2002). Determinación del contenido de aminoácidos libres del agua de coco tierno por HPLC y Revisión electrónica sobre la nueva tecnología para el envasado del agua de coco (Vol. 44). Retrieved from www.members.es.tripod.de
  • María. (2018). 10 beneficios del agua de coco científicamente demostrados. Retrieved December 14, 2018, from https://nutricionsinmas.com/beneficios-del-agua-de-coco/
  • Mendez, A. (n.d.). Secretos para que crezca rápido el pelo. Retrieved from https://capacitacioncgr.jovenclub.cu/wp-content/uploads/2018/03/Secretos-para-que-crezca-rápido-el-pelo.pdf