Coco e cenoura para o crescimento do cabelo

Diz-se que um dos remédios caseiros mais eficazes para o crescimento do cabelo é a mistura de coco e cenoura.
Coco e cenoura para o crescimento do cabelo

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

Se você deseja promover ou acelerar o crescimento do cabelo de forma natural, a primeira coisa que você deve fazer é manter bons hábitos alimentares e uma boa rotina de cuidados capilar. Além disso, você pode experimentar alguns remédios naturais, como coco e cenoura.

Diz-se que tanto a cenoura quanto o coco contêm nutrientes que promovem a saúde do cabelo e permitem uma cabeleira longa, saudável e fortalecida.

Condicionador para estimular o crescimento do seu cabelo

O condicionador caseiro à base de coco e cenoura é uma fórmula fácil de preparar. Para obter os seus benefícios, é necessário aplicá-lo regularmente e ter paciência, pois os resultados não são imediatos.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN):

  • As cenouras são uma fonte de vitamina A e carotenoides. E em quantidades mais discretas, elas contêm vitamina B6, C e minerais como ferro, iodo e potássio.
  • O coco contém fibras, ferro, selênio e potássio. O seu óleo contém vitamina E, K e ferro, além de gorduras saudáveis.

Coco e cenoura: ingredientes realmente potentes

Se analisarmos separadamente cada um dos ingredientes, o coco e a cenoura contam com nutrientes necessários para cuidar, fortalecer e estimular o crescimento do seu cabelo. E se combinarmos ambos os produtos, os seus nutrientes se potencializam de forma muito positiva. Inclusive, muitos dos que experimentaram estes produtos não hesitam em qualificá-los como “milagrosos”.

O coco é um dos frutos mais emblemáticos do Caribe, apesar de que é cultivado em toda a zona tropical. O leite de coco é o derivado que mais se aproveita para o cuidado do cabelo. Ele é feito espremendo a polpa previamente triturada.

Entretanto, no momento de preparar um condicionador caseiro para o cabelo não é necessário realizar este procedimento. No mercado é possível conseguir uma grande variedade de marcas de leite de coco. A maioria delas, mantém a qualidade e os benefícios do produto original.

Já a daucus carota, conhecida popularmente como cenoura, é uma dos legumes mais apreciados na história da nutrição moderna. As suas qualidade e propriedades são inúmeras, assim como também o seu variado número de aplicações.

Os benefícios do coco

crescimento do cabelo

O coco é rico em vitaminas B, C e E. É rico também em ferro, magnésio, cálcio, selênio, fósforo, proteínas, aminoácidos, oligoelementos e sais minerais. Todos eles são componentes vitais para estimular o crescimento do cabelo.

Além de proporcionar suavidade e brilho, graças à sua capacidade hidratante, o coco é muito eficaz para proteger o cabelo dos danos causados pelos secadores e chapinhas.

Protege também dos fatores do meio ambiente como o vento, poeira ou gases contaminantes que incidem na deterioração do cabelo. Todos esses benefícios com outro detalhe que não deixa de ser importante: o seu aroma é delicioso!

Os benefícios da cenoura

Entre os múltiplos componentes da cenoura, estão as vitamina A, B, C e K, assim como também abundante quantidade de fibra, potássio e fósforo. Ingredientes que, além de estimular o crescimento do seu cabelo, evitam decididamente a sua queda.

A sua ação reside principalmente no fato de proporcionar o aumento da circulação sanguínea sobre o couro cabeludo. Aliás, ao mesmo tempo em que fortalece os folículos pilosos, protege contra os agressivos raios UV do sol.

crescimento do cabelo

Preparação de um condicionador para estimular o crescimento do cabelo

Os ingredientes necessários para o preparo desse remédio caseiro são três cenouras grandes e um copo de leite de coco, juntamente com um ralador. O primeiro passo é ralar as cenouras e espremer o suco com a ajuda de um pano de prato limpo.

Depois juntar o líquido obtido com o leite de coco e mexer até obter uma mistura homogênea. Para aplicá-lo, tanto o cabelo quanto o couro cabeludo devem estar completamente limpos. Portanto, recomenda-se lavar previamente de forma tradicional.

Ao aplicar este remédio natural, você deve garantir que a preparação cubra da raiz às pontas. Da mesma forma, massageie todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos por aproximadamente cinco minutos.

Para deixar o condicionador atuar, cubra os cabelos com uma touca térmica ou saco plástico e aguarde meia hora. O último passo é retirar com bastante água e com a ajuda de um shampoo comum. Uma vez por semana é o suficiente para que esse tratamento tenha bons resultados.

crescimento do cabelo
Uma pequena quantidade de condicionador leave-in pode ser útil para modelar os cabelos.

Bons hábitos fazem muito pela saúde do cabelo

Lembre-se de que, muitas vezes, é necessário rever o estilo de vida para saber qual pode ser a causa da deterioração dos cabelos. Estresse, má alimentação e pouca hidratação são três dos três fatores que mais afetam a saúde capilar.

Alimente-se de maneira saudável, mantenha uma boa hidratação, dê-se tempo para relaxar e fazer o que gosta, durma bem e você verá como tudo isso agrega bem-estar e uma cabeleira mais bonita.

Pode interessar a você...
Como preparar o seu próprio óleo de coco em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como preparar o seu próprio óleo de coco em casa

Aprenda a preparar seu próprio óleo de coco caseiro e desfrute de suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngic...