Cochilar à tarde engorda?
Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez
Existem pessoas que são a favor de cochilar à tarde e pessoas que não gostam deste hábito. Alguns afirmam que descansar após o almoço fixa a gordura no estômago, e outros dizem que este sono é restaurador e pode até favorecer a perda de peso.
Um artigo da revista La Opinion de Murcia explicou que cochilos de 40 minutos ou mais estão ligados a um forte aumento do risco de desenvolver a síndrome metabólica, um conjunto de problemas de saúde como hipertensão, colesterol alto, excesso de gordura ao redor da cintura e aumento do açúcar no sangue, que aumentam o risco de doenças cardíacas.
Você quer saber se cochilar à tarde engorda? Então não perca as informações que compartilharemos a seguir.
Cochilar à tarde pode nos impedir de perder peso?
Essa é uma afirmação que muitos fazem com toda a convicção. Para saber se é verdade, devemos analisar os motivos que nos levaram a pensar dessa forma.
Embora o cochilo seja relaxante e nos ajude a não ficar tão cansados à noite, ele também pode causar uma desaceleração do metabolismo. Isso faz com que ganhemos peso.
As sonecas, normalmente, são tiradas após o almoço. Nesse momento, o sangue do corpo deve cuidar da digestão. É por isso que nos sentimos sonolentos e com falta de energia.
Não se esqueça de ler: Inércia do sono: por que você acorda atordoado e de mau humor
Porém, devemos manter o metabolismo ativo para que os processos digestivos terminem mais rápido e possamos continuar com a nossa rotina.
Se tirarmos uma soneca, o que faremos é aumentar essa desaceleração. Promoveremos o acúmulo de gordura e aumentaremos a dificuldade de queimar as calorias que ingerimos durante a refeição.
Além disso, depois de tirar uma soneca, fica um pouco difícil voltar ao trabalho ou fazer nossas atividades como antes do almoço. Podemos demorar muito mais para encerrar as pendências do dia.
Para evitar que o sono nos domine depois de comer, devemos desviar nossa atenção para outra coisa, como lavar a louça ou sair para uma caminhada.
Não é uma questão de fazer exercício ou correr no parque. Pode ser qualquer atividade tranquila, mas não relaxante, de modo que, uma vez concluído o processo de digestão, o sangue volte ao seu lugar e o nosso cérebro fique limpo.
O que fazer para cochilar à tarde de forma eficaz?
Para que o cochilo após o almoço seja realmente revigorante e não prejudique a perda de peso e a produtividade, siga estas dicas:
1. Não beba café ao acordar
Quando acordamos de uma soneca, ficamos um pouco desorientados. Por isso, muitos de nós cometemos o erro de dar um “combustível” ao corpo através do consumo do café. No entanto, a cafeína não é uma aliada neste momento.
Essa substância atua no sistema nervoso central e também estimula o cérebro. O que há de errado nisso? Pode causar insônia, estresse ou hiperatividade.
2. Não coma demais
Uma refeição farta não combina bem com um cochilo. Quanto mais comemos, mais o corpo precisa pedir uma pausa, porque o processo de digestão exigirá mais tempo e recursos. Não repita o prato, nem beba álcool no almoço.
A compulsão alimentar é o que nos faz engordar, não as horas que dormimos depois. Quando nos deitamos para descansar o estômago, ele não consegue fazer seu trabalho adequadamente. Portanto, um cardápio leve recheado de vegetais crus e frutas será perfeito.
Leia também: Insônia por estresse: por que sofro com isso e o que posso fazer?
3. Durma no escuro
Como o cochilo da tarde ocorre em um dos momentos mais claros do dia, seria bom se as cortinas ou persianas estivessem fechadas. Se isso não for possível, coloque uma máscara.
Dormir no claro impede o cérebro de relaxar e descansar o suficiente. Portanto, ao acordar, você estará mais cansado do que ao ir para a cama.
Além disso, é recomendável deixar uma janela aberta para facilitar a oxigenação durante o cochilo.
4. Cochile por poucos minutos
O cochilo deve ser curto, com duração menor do que meia hora. Alguns médicos recomendam 25 minutos de sono para que o corpo e o cérebro se beneficiem. Dormir por mais tempo significa entrar no estágio de sono profundo.
Durante esta fase, a mente põe em movimento os mesmos mecanismos de quando dormimos à noite. Por esse motivo, será difícil manter a produtividade ao acordar.
5. Escolha o sofá e não a cama
Sentar para cochilar à tarde é melhor do que deitar completamente. Se você deitar na cama, não se cubra nem coloque o pijama como se fosse noite. Estar reclinado permite que o sono não se torne tão profundo e que possamos acordar mais rápido.
Siga estas dicas para evitar que o cochilo desacelere o seu metabolismo e possa ajudá-lo a obter um sono verdadeiramente repousante.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Leproult, R., & Van Cauter, E. (2009). Role of sleep and sleep loss in hormonal release and metabolism. In Pediatric Neuroendocrinology. https://doi.org/10.1159/000262524
- Patel, S. R., & Hu, F. B. (2008). Short sleep duration and weight gain: A systematic review. Obesity. https://doi.org/10.1038/oby.2007.118
- Maury, E., Ramsey, K. M., & Bass, J. (2011). Sleep, circadian rhythms and metabolism. In Metabolic Basis of Obesity. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1607-5_13
- Jones, J. W., & McCullough, L. B. (2010). To sleep or not to sleep, that is the question. Journal of Vascular Surgery. https://doi.org/10.1016/j.jvs.2010.01.036
- Berkey, C. S., Rockett, H. R. H., & Colditz, G. A. (2008). Weight Gain in Older Adolescent Females: The Internet, Sleep, Coffee, and Alcohol. Journal of Pediatrics. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2008.04.072
- Nehlig, A., Daval, J. L., & Debry, G. (1992). Caffeine and the central nervous system: mechanisms of action, biochemical, metabolic and psychostimulant effects. Brain Research Reviews. https://doi.org/10.1016/0165-0173(92)90012-B
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.