Clorexidina: um antisséptico multiuso
A clorexidina é um antisséptico que evita a proliferação de bactérias, as principais causadoras de infecção das feridas. Um antisséptico como a clorexidina tem a função de impedir o crescimento de bactérias nos tecidos.
A diferença que existe entre um desinfetante e um antisséptico está no substrato sobre o qual são eficazes. O primeiro inibe o crescimento bacteriano em materiais inertes, como os objetos, enquanto um antisséptico atua sobre os tecidos vivos, como a pele.
O objetivo do uso de clorexidina nas membranas mucosas da boca é eliminar e impedir o crescimento bacteriano. Dessa forma, o risco de a ferida se infectar é reduzido, e também não se danifica a área de aplicação.
Este composto adere à mucosa oral e é liberado gradualmente ao longo de quase oito horas. Por esse motivo, recomenda-se que as lavagens com clorexidina sejam feitas de duas a três vezes ao dia.
Indicações da clorexidina
Este antisséptico é usado rotineiramente na odontologia, especialmente no tratamento de pequenas lesões na mucosa oral. Os tratamentos com clorexidina podem ser gerais ou localizados, dependendo da adequação da área a ser tratada.
Tratamento geral
Se você é uma das pessoas com tendência a sofrer de aftas na boca ou qualquer outro tipo de desconforto que o afeta com frequência, certamente já usou a clorexidina. Recomenda-se o uso de clorexidina após a escovação, como enxaguante, embora também faça parte da composição de alguns cremes dentais.
Lesões localizadas
Por outro lado, se o que você precisa é tratar lesões mais localizadas, poderá usá-la como spray. Quando usada no formato de spray, sua ação é mais localizada e pontual. Localmente, esse antisséptico é indicado nos seguintes casos:
- Infecções pontuais na boca.
- Feridas na língua.
- Após uma intervenção cirúrgica.
Você também pode estar interessado: 6 tratamentos de origem natural para aliviar as aftas na língua
Uso oral específico da clorexidina
A clorexidina, quando usada para tratamentos orais, costuma ser diluída em concentrações de 0,2%, 0,12% e 0,10%. Pode ser aplicada em diferentes formatos, como géis, sprays e cremes dentais. Você deve usar o enxaguante bucal com clorexidina 30 minutos após a escovação, fazendo enxágues de 15 mililitros durante 30 segundos.
Para tratar lesões localizadas, como no caso da cirurgia dentária, o spray costuma ser usado. O uso do spray tem duas vantagens importantes: uma é que a ação é mais localizada, e a outra é que o efeito antisséptico é maior.
Você não deve usar esse antisséptico por períodos muito longos, já que pode provocar manchas nos dentes, assim como o escurecimento em gengivas. Não é preciso se preocupar porque esses efeitos derivados do uso de clorexidina desaparecem quando você para de usá-la.
Forma de emprego recomendada
A maioria das pessoas que usa clorexidina o faz logo após a escovação, como se fosse um enxaguante bucal de uso frequente. Mas esta não é a forma mais correta; a maneira adequada é usá-la pelo menos meia hora depois de escovar os dentes.
O motivo pelo qual é recomendado o uso após meia hora é que a clorexidina não é compatível com alguns dos componentes de muitos cremes dentais. Esses componentes incluem o lauril sulfato de sódio e o mono-fluorofosfato de sódio.
Uso como antisséptico tópico
A clorexidina também é usada como antisséptico tópico, sendo eficaz contra um amplo espectro de micro-organismos. Oferece muitas vantagens, entre as quais as propriedades de não ser abrasiva ou irritante, nem interagir com o sangue. Além disso, este composto apresenta uma toxicidade muito baixa. Pode até ser usada em feridas abertas, como arranhões, cortes ou queimaduras.
Leia também: Técnicas básicas para fechamento das feridas
Efeitos colaterais da clorexidina
O uso deste composto não apresenta efeitos colaterais significativos, embora em uma porcentagem muito pequena de casos alguns sintomas de alergia e erupções cutâneas possam aparecer na área de aplicação.
O uso a longo prazo da clorexidina como tratamento oral, como já foi dito, pode causar manchas nos dentes e potencializar as provocadas pelo café ou tabaco.
A clorexidina é um medicamento essencial
A clorexidina é um antisséptico especialmente eficaz contra bactérias e fungos. Seu uso é generalizado em todo o mundo, tanto que está incluída na lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde.
Pode interessar a você...