Como clarear os dentes com produtos naturais?

A maçã pode ajudar a limpar os dentes quando estamos fora de casa e não podemos escová-los depois de comer.
Como clarear os dentes com produtos naturais?

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Hoje em dia, clarear os dentes está muito em alta. Entretanto, tais tratamentos geralmente são realizados com produtos invasivos que acabam danificando o recobrimento dos conjuntos dentários, um dano muitas vezes irreversível. Por isso, aprenda como clarear os dentes de forma natural.

Sendo assim, não vale a pena chegarmos a um ponto tão extremo. Se o que desejamos é exibir dentes brancos, não devemos deixar de testar alguns excelentes produtos naturais dos quais falaremos neste artigo. Então, confira a seguir algumas preciosas dicas de como clarear os dentes naturalmente.

Por que os dentes escurecem?

O esmalte que cobre os dentes é levemente poroso, isso faz com que ele seja lentamente preenchido por tudo o que comemos diariamente. Por isso, se tomamos vinho ou comemos mirtilo, por exemplo, nossos dentes imediatamente ficam com uma leve cor roxa.

Claro que isso não é um problema, afinal, se escovarmos bem os dentes a cor desaparecerá. No entanto, existem alimentos e bebidas que mancham os dentes de forma mais profunda e, com o tempo, eles perdem a cor branca e ganham uma cor desbotada, que não é muito agradável visualmente.

Bebidas escuras, como é o caso do café, chá e refrigerantes estão no topo da lista de produtos que mancham os dentes. O cigarro e uma má higiene bucal também ajudam a prejudicar o quadro, ou seja, aumentam a porosidade do esmalte do dente.

Como clarear os dentes

O ácido contido em certos alimentos também danifica consideravelmente os dentes.

Comer carne, produtos lácteos, ovos, cítricos, açúcar refinado, cerveja, adoçantes artificiais, refrigerantes, bebidas gasosas ou óleos vegetais, por exemplo, piora muito a situação. Nessa lista também podemos incluir os doces. Porém, o problema não é o consumo, e sim sua frequência.

E mais…

Um erro muito típico é escovarmos os dentes logo depois que terminamos de comer. Claro que isso impede a formação de cáries, mas não imediatamente, já que a ação das bactérias não é imediata. Mas, por outro lado, não permite que o esmalte do dente recuperar sua dureza.

Em contraste com os alimentos citados anteriormente, é possível encontrar alimentos que ajudam a manter os dentes brancos. Dentre as principais frutas e vegetais que desempenham este papel, encontram-se as peras, maçãs, cenouras, pepinos, couve-flor, alface, brócolis e espinafre.

Alguns deles são excelentes pelo seu conteúdo em fibras, outros porque seus nutrientes criam uma película protetora no esmalte dos dentes, evitando que se manchem.

Escovação correta e como clarear os dentes

Por sua vez, os queijos também desempenham um papel interessante, pois contêm proteínas e gorduras que neutralizam os ácidos de outros alimentos. Além disso, também estimulam a produção de saliva, que contém fósforo e cálcio, o que ajuda a remineralizar o esmalte.

Como clarear os dentes com receitas caseiras

  • Esfregue os dentes com a parte interna de uma casca de laranja durante aproximadamente 45 segundos. A parte branca da laranja, chamada de mesocarpo, contém substâncias capazes de clarear os dentes. Escove os dentes meia hora depois.
  • Pasta com morango e bicarbonato de sódio. Os dois agem como branqueadores naturais. Amasse a fruta e misture-a com o bicarbonato, depois, aplique a mistura nos dentes e deixe agir por 20 minutos e, então, exágue. Espere mais 30 minutos e escove os dentes normalmente.

    Mas, atenção! Não abuse do uso dessa receita! (se possível, use-a uma vez por semana ou de quinze em quinze dias);

Como clarear os dentes com produtos naturais
  • Coma diariamente uma rodela de mamão ou uma de maçã. Essas frutas servem para fortalecer as gengivas e, ao mesmo tempo, branquear os dentes.
  • Misture duas colheres de sopa de água oxigenada (volume 10) com uma colher de sopa de água. Embeba um pequeno algodão na mistura e esfregue-o suavemente sobre os dentes manchados. Enxágue com muita água.
  • Faça uma pasta homogênea com 1 colher de sopa de levedura de cerveja, 2 colheres de chá de sal e um pouco de água. Escove os dentes com essa pasta como se fosse um creme dental.
  • Esfregue os dentes com a parte interna de uma casca de banana por aproximadamente dois minutos. Este procedimento pode ser realizado quantas vezes você desejar ao longo de um dia. A casca contém ácido salicílico, que é excelente para branquear o esmalte dos dentes.

Como clarear os dentes com bicarbonato de sódio

Todos os remédios caseiros acima são muito eficazes para quem quer clarear os dentes e deixá-los com um aspecto perolado.

No entanto, todos coincidem no fato de que não há tratamento melhor para essa finalidade do que o bicarbonato de sódio. Trata-se de uma alternativa mais ecológica e saudável para os dentes.

Para utilizá-lo, basta verter ¼ de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara e umedecer a escova de dentes com água da torneira. Em seguida, mergulhe a escova no bicarbonato para que absorva a mistura e escove os dentes normalmente.

Se colocarmos grandes quantidades da mistura, é possível que tenha um efeito salgado ou ácido na boca, mas isso não é motivo para preocupação, basta enxaguar a boca com água.

Lembre-se que isso deve ser feito pouquíssimas vezes no mês, já que seu uso excessivo pode danificar o esmalte dental.

Além disso, lembre-se também de que tudo deve ser utilizado na quantidade correta e com cuidado em sua aplicação. Recomendamos o uso dessa receita 1 vez por semana e depois vá diminuindo a frequência até uma vez ao mês.

Dicas finais de como clarear os dentes

  • Mantenha a boca sempre limpa;
  • Não escove os dentes com força;
  • Utilize sempre o fio dental;
  • Se você fuma, pare de fumar;
  • Reduza o consumo de café, chás ou bebidas gasosas;

Imagens oferecidas por Marco Alexandre, torbakhopper, D. Sharon Pruitt, Rupert Taylor Price, JavCon 117, Rory McLeod e Katy Warner.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.