
O estresse térmico é definido como a carga de calor à qual os trabalhadores estão expostos. É o resultado da combinação entre as condições ambientais do local de trabalho, a atividade física que eles devem realizar e as roupas que…
A maçã pode ajudar a limpar os dentes quando estamos fora de casa e não podemos escová-los depois de comer.
Hoje em dia, clarear os dentes está muito em alta. Entretanto, tais tratamentos geralmente são realizados com produtos invasivos que acabam danificando o recobrimento dos conjuntos dentários, um dano muitas vezes irreversível. Por isso, aprenda como clarear os dentes de forma natural.
Sendo assim, não vale a pena chegarmos a um ponto tão extremo. Se o que desejamos é exibir dentes brancos, não devemos deixar de testar alguns excelentes produtos naturais dos quais falaremos neste artigo. Então, confira a seguir algumas preciosas dicas de como clarear os dentes naturalmente.
O esmalte que cobre os dentes é levemente poroso, isso faz com que ele seja lentamente preenchido por tudo o que comemos diariamente. Por isso, se tomamos vinho ou comemos mirtilo, por exemplo, nossos dentes imediatamente ficam com uma leve cor roxa.
Claro que isso não é um problema, afinal, se escovarmos bem os dentes a cor desaparecerá. No entanto, existem alimentos e bebidas que mancham os dentes de forma mais profunda e, com o tempo, eles perdem a cor branca e ganham uma cor desbotada, que não é muito agradável visualmente.
Bebidas escuras, como é o caso do café, chá e refrigerantes estão no topo da lista de produtos que mancham os dentes. O cigarro e uma má higiene bucal também ajudam a prejudicar o quadro, ou seja, aumentam a porosidade do esmalte do dente.
O ácido contido em certos alimentos também danifica consideravelmente os dentes.
Comer carne, produtos lácteos, ovos, cítricos, açúcar refinado, cerveja, adoçantes artificiais, refrigerantes, bebidas gasosas ou óleos vegetais, por exemplo, piora muito a situação. Nessa lista também podemos incluir os doces. Porém, o problema não é o consumo, e sim sua frequência.
Um erro muito típico é escovarmos os dentes logo depois que terminamos de comer. Claro que isso impede a formação de cáries, mas não imediatamente, já que a ação das bactérias não é imediata. Mas, por outro lado, não permite que o esmalte do dente recuperar sua dureza.
Em contraste com os alimentos citados anteriormente, é possível encontrar alimentos que ajudam a manter os dentes brancos. Dentre as principais frutas e vegetais que desempenham este papel, encontram-se as peras, maçãs, cenouras, pepinos, couve-flor, alface, brócolis e espinafre.
Alguns deles são excelentes pelo seu conteúdo em fibras, outros porque seus nutrientes criam uma película protetora no esmalte dos dentes, evitando que se manchem.
Por sua vez, os queijos também desempenham um papel interessante, pois contêm proteínas e gorduras que neutralizam os ácidos de outros alimentos. Além disso, também estimulam a produção de saliva, que contém fósforo e cálcio, o que ajuda a remineralizar o esmalte.
Leia também: Dicas para cuidar dos dentes contra infecções.
Mas, atenção! Não abuse do uso dessa receita! (se possível, use-a uma vez por semana ou de quinze em quinze dias);
Leia também: Como eliminar o tártaro dos dentes naturalmente.
Todos os remédios caseiros acima são muito eficazes para quem quer clarear os dentes e deixá-los com um aspecto perolado.
No entanto, todos coincidem no fato de que não há tratamento melhor para essa finalidade do que o bicarbonato de sódio. Trata-se de uma alternativa mais ecológica e saudável para os dentes.
Para utilizá-lo, basta verter ¼ de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara e umedecer a escova de dentes com água da torneira. Em seguida, mergulhe a escova no bicarbonato para que absorva a mistura e escove os dentes normalmente.
Se colocarmos grandes quantidades da mistura, é possível que tenha um efeito salgado ou ácido na boca, mas isso não é motivo para preocupação, basta enxaguar a boca com água.
Lembre-se que isso deve ser feito pouquíssimas vezes no mês, já que seu uso excessivo pode danificar o esmalte dental.
Além disso, lembre-se também de que tudo deve ser utilizado na quantidade correta e com cuidado em sua aplicação. Recomendamos o uso dessa receita 1 vez por semana e depois vá diminuindo a frequência até uma vez ao mês.