Cinco remédios naturais para a sinusite
A dor e inflamação causadas pela sinusite são um verdadeiro sofrimento. Os ossos em torno do nariz, olhos e bochecha estão repletos de membranas que produzem muco para aquecer e umedecer o ar inalado, além de filtrar os germes. Pensando nisso, neste artigo falaremos sobre cinco remédios naturais para a sinusite.
Quando estamos congestionados e não conseguimos liberar as vias nasais, o muco continua a se acumular; ele estagna e infecciona, causando a sinusite.
A sinusite crônica
Existe uma série de causas da sinusite crônica:
- O consumo excessivo de produtos lácteos (queijo, leite, sorvete, iogurte, etc);
- Alergias do ambiente;
- Tabaco e a irritação da poluição;
- As alergias alimentares;
- Infecção dentária;
- Infecção por fungos na cavidade nasal;
- Cândida albicans sistêmicas (crescimento de levedura);
- Resfriados e sintomas da gripe.
Os tratamentos alopáticos típicos para a inflamação dos seios nasais podem incluir antibióticos receitados, esteroides, anti-inflamatórios e, em alguns casos, cirurgia.
Porém, também é comum em pessoas que tomam concomitantemente diferentes medicamentos para tratar a infecção da cavidade nasal.
Mesmo com os medicamentos, o alívio é mínimo, pelo menos até que o leite, o queijo, o sorvete e o iogurte sejam eliminados de sua dieta.
Isto ajuda a reduzir a produção de muco e permite que as cavidades nasais sejam limpas. Também existem remédios naturais e homeopáticos, sprays nasais e óleos de aromaterapia que podem ajudar a reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.
Remédios naturais para a sinusite
Dieta
Durante a infecção da sinusite, o ideal é comer com moderação, dando ênfase aos grãos integrais, feijões, lentilhas, verduras levemente cozidas, sopas e azeites prensados a frio.
Evite alimentos que formam o muco, como produtos de farinha, ovos, chocolate, alimentos fritos e processados, açúcar e produtos lácteos. Beba muita água de boa qualidade.
Ervas
Inclua páprica, alho, cebola e rabanete picante em suas sopas e comidas para ajudar a dissolver e eliminar o excesso de muco.
Outra potente solução de drenagem é comer uma pequena colher de rabanete picado, misturado com suco de limão, mas assegure-se de estar perto de uma pia quando seu nariz começar a escorrer.
O rabanete picante japonês, em forma de massa de wasabi pode ser consumido com as refeições e também pode proporcionar um alívio nas vias respiratórias.
Limpador nasal
O limpador nasal é um remédio muito eficiente para limpar e abrir as fossas nasais. Dissolva uma colher de sal marinho em duas xícaras de água morna.
Fique de pé, de frente à uma pia, encha o limpador nasal com uma xícara de água e coloque a ponta do bico em uma das narinas.
Incline a cabeça para o lado e deixe que a água corra através do orifício nasal. Com cuidado para não inclinar a cabeça para trás e para cima, ou a água descerá para a garganta.
Volte a encher o limpador nasal e repita a ação com outra narina.
Vinagre de maçã
Ao primeiro sinal de infecção, combine 1 ou 2 colheres de vinagre de maçã concentrado em 6 medidas de água, uma colher de mel cru ou estévia para adoçar e beba 3 vezes ao dia, durante 5 dias.
O vinagre de maçã ajuda para que o muco congestionado se afine e seja eliminado facilmente.
Extrato de semente de uva para a sinusite
Este extrato cítrico é um potente antibiótico natural e é usado para inibir micróbios, parasitas, bactérias, vírus e 30 tipos de fungos, incluindo a levedura de cândida.
Para infecções dos seios nasais, podemos comprar o extrato de semente de uva, em spray nasal e utilizá-lo como um complemento para o seu tratamento.
Leia também: Os benefícios desconhecidos de consumir sementes de uva
São muitas pessoas que sofrem de sinusite crônica e que, em muitas ocasiões, pode ser aliviado com uma mudança na dieta e alguns remédios naturais utilizados diariamente.
Assim, citamos cinco tratamentos que têm se demonstrado muito eficientes na limpeza da inflamação dos seios nasais, mas também há muitos outros remédios caseiros para a sinusite.
Lembre-se de que cada pessoa é diferente e cada remédio pode funcionar de maneira distinta em cada individuo, por isso ressaltamos que você consulte um médico para ter melhores resultados.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.