Cândida: soluções naturais para aliviar os sintomas

· 14 de julho de 2018
Sempre estamos expostos a todo tipo de doenças, por isso é importante tomar as medidas necessárias para evitá-las e, se surgirem, fazer o possível para aliviá-las.

A candidíase é uma infecção aguda ou crônica da pele e mucosas. 75% das mulheres pode ter uma candidíase vaginal ao longo de sua vida.

A cândida pode afetar a diversas áreas de diferentes zonas da pele e suas pregas. Assim, pode aparecer nas unhas, na boca, algumas partes do aparelho digestivo, na bexiga ou nos genitais, até as válvulas cardíacas.

Neste artigo vamos te contar o que precisa saber sobre este problema. Também te ofereceremos algumas alternativas naturais que te ajudarão a aliviar seus sintomas.

Causas

A candidíase é causada por um tipo de fungo chamado Cândida. Este se encontra normalmente na flora comum da boca, intestino, vagina e em pessoas com um sistema imunológico alterado. Assim, em pacientes com as defesas baixas, diabéticos e inclusive grávidas, sua presença costuma ser mais habitual.

A infecção também pode ser causada pelos fungos que convivem conosco ou pode ser adquirida através de um cateter infectado ou outros materiais sanitários. A cândida é a quarta infecção que se adquire com mais frequência durante o ingresso hospitalar comum.

Outra forma de se presentear é por meio da limpeza incorreta do ânus depois de defecar. Se a mulher se limpa de trás para frente, acaba trazendo os germes da região perianal em direção à vagina, o que não é nada benéfico.

Sintomas da cândida

Eles variam dependendo da localização. Se apresenta como placas cremosas e esbranquiçadas, situadas no dorso da língua, na mucosa gengival e genital, no céu da boca, etc.

Ao se soltar, estas deixam uma membrana vermelha e congestiva. A infecção também pode se manifestar como uma língua vermelha, lisa, brilhante e dolorosa, também com ardor ou dor se é na área vaginal. Estas costumam ser comuns, e podem estar acompanhadas de dor ao urinar ou durante o ato sexual.

Quando a cândida se apresenta na vagina, ocorre com uma vermelhidão e edema dos lábios menores. Isso por sua vez pode se estender até os lábios maiores, acompanhado de coceira e queimação.

Também ocorre com fluxo vaginal, geralmente leitoso, tipo um queijo, e sem cheiro. Os sintomas da cândida podem piorar dias antes da menstruação. Este problema também interfere nos genitais externos masculinos.

Remédios naturais para tratar a cândida

A infecção por fungo Cândida é um problema que é muito frequente na maioria das mulheres. Por sorte, graças à medicina natural podemos conseguir grandes resultados em seu tratamento.

Siga também esses Conselhos para evitar o surgimento de fungos

1. Alho

Azeite e alho podem combater a cândida

Por suas excelentes propriedades antissépticas, fungicidas, bactericidas, antioxidantes e depurativas. Seu teor de alicina age contra milhares de vírus e bactérias. Este remédio natural é de grande ajuda para aliviar os sintomas da cândida.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Bata o alho junto com a xícara de água e coe.
  • Se recomenda tomar este remédio duas vezes ao dia e também pode-se aplicar diretamente na região afetada.

Camomila

Por suas excelentes propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e antibacterianas, este remédio natural é muito benéfico para curar os fungos causados pela infecção da cândida.

Ingredientes

  • 10 flores de camomila
  • 2 colheres de sopa de cavalinha (30 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparo

  • Coloque os ingredientes em um recipiente e ferva por 10 minutos.
  • Deixe descansar por 15 minutos e depois coe.
  • Efetue banhos na região afetada duas vezes por dia com este preparo, até que os sintomas tenham desaparecido.

Você sabe Como prevenir os fungos da pele?

Sálvia

Infusões com sãlvia podem combater a cândida

Esta planta é de grande ajuda para muitas das doenças que atacam a humanidade. Por suas propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, oferece eficazes benefícios para tratar e curar os sintomas da cândida.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de sálvia (45 g)
  • 2 colheres de sopa de camomila (30 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparo

  • Em uma panela, coloque o litro de água para ferver.
  • Depois de 5 minutos adicione a sálvia e a camomila.
  • Quando atingir o ponto de ebulição, deixe por mais 10 minutos e retire do fogo.
  • Quando estiver morno, faça banhos. O recomendado é que seja 3 vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio

Este remédio natural sempre foi usado pelas pessoas para tratar diferentes incômodos. Por suas propriedades antissépticas, antifúngicas e alcalinas é de grande ajuda para eliminar as infecções cutâneas e a presença de fungos.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (36 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Dissolva o bicarbonato de sódio no litro de água e aplique esta mistura na parte afetada pelo fungo.
  • Repita três vezes ao dia durante uma semana, ou até que os sintomas desapareçam.

As infecções da pele nos predispõem devido à sua má aparência. Para evitar seu contágio é fundamental usar antibacterianos quando vamos a um hospital ou estamos perto de pessoa que têm este tipo de problema para assim evitar seu contágio.