Boas defesas em nossos filhos. Hábitos que ajudam

· 5 de novembro de 2018
Para garantir que nossos filhos desenvolvam boas defesas, devemos levar em conta fatores como a higiene, a alimentação ou o descanso, que serão determinantes para alcançar um sistema imunológico saudável. 

O fato de nossos filhos terem boas defesas é a garantia de uma boa vida e boa saúde. Por isso devemos garantir que sejam fortalecidos ao longo dos anos, para evitar que vírus, bactérias, e outros agentes infecciosos externos afetem a estabilidade de sua saúde.

As defesas constituem uma parte do corpo, e funcionam como uma constelação de anticorpos e células, que se tornam um armamento para atacar os microrganismos e bactérias que são encontrados em todo o ambiente, que também conhecemos como o sistema imunológico.

Quando um bebê tem uma pele intacta e sem marcas, um sistema respiratório que funcione bem, e até mesmo se notam pequenos pelos no nariz, significa que ele tem excelentes defesas naquele momento. Mas como estimular essas defesas tão benéficas?

Aqui estão algumas dicas para ajudar seus filhos a terem boas defesas.

7 hábitos que ajudarão seus a filhos ter boas defesas

1. As primeiras vacinas

A principal fonte de alimento e energia para o bebê é o leite materno. O que devemos tentar manter o maior tempo possível, porque seu sistema imunológico leva tempo para amadurecer, enquanto você o alimenta saudavelmente, o deixa 100% longe de vírus e bactérias.

Além disso, devemos também levar em conta a aplicação de vacinasVamos nos concentrar primeiramente no Haemophilus, que age contra a meningite e a vacina pneumocócica.

Depois disso, começaremos a reforçá-lo com outros fatores.

Leia também: 7 formas naturais de criar defesas para evitar doenças respiratórias e gripe

2. A alimentação

Uma dieta equilibrada é essencial para que nossos filhos tenham defesas fortes e completas.

A alimentação ajuda a seus filhos ter boas defesas

Essas dietas devem ser constituídas de vitaminas, minerais, proteínas, fibras, e gorduras controladas:

  • Assim, começando com o café da manhã, que deve ser composto de refeições equilibradas para fornecer energia para o resto do dia.
  • Por sua vez, o almoço deve ser mais completo, tentando estar em conformidade com todos os valores nutricionais.
  • Finalmente, os jantares devem ser leves para garantir um sono seguro.

3. Um bom descanso

As horas de descanso para a criança também são de grande importância, para fortalecer seu sistema imunológico e recuperar a energia.

É muito importante criar o hábito de tirar cochilos à tarde, e deitar cedo à noite. Desta forma, estimularemos as células que produzem as defesas.

4. Um ambiente livre de contaminação

Temos que tirar nossos filhos de ambientes contaminados. Seja em espaços abertos, ou dentro de nossa própria casa.

Portanto, temos que tentar garantir que nossa casa seja bem ventilada para que não haja altas temperaturas. Também devemos manter os recipientes que contêm produtos químicos, em locais protegidos e longe de seu alcance. Desta maneira evitaremos que respirem estes gases perigosos, ou que o contato com tais produtos gere reações alérgicas.

No caso de locais abertos, como parques, a escola ou os jardins, é necessário monitorar onde e com o que as crianças brincam, para que não manipulem agentes prejudiciais à sua saúde. No entanto, não devemos evitar completamente o contato com a natureza: se permitirmos isso de maneira controlada, geraremos anticorpos, que também servirão para sua defesa.

5. A higiene pessoal

Desde pequeno devemos incutir o hábito de uma boa higiene pessoal, tendo em conta que os produtos concebidos para esse fim não causem alergias ou distúrbios na sua pele.

A higiene pessoal ajuda a seus filhos ter boas defesas

Assim, o costume de lavar as mãos depois de brincar, de comer, e após as suas necessidades é importante em seu crescimento. Desta forma, estaremos ensinando como cuidar da sua saúde e evitar futuras doenças.

6. Exercício

Outra prática que devemos inculcar desde cedo é a de se exercitar. Aqui podemos escolher para eles a atividade esportiva que mais chame a atenção. Entre os esportes que ajudarão seu pequeno a se exercitar e a desenvolver seu corpo, encontramos:

  • Futebol
  • Basquete
  • Natação
  • Remo

Com essas atividades, é possível estimular a oxigenação e o melhor funcionamento do sistema imunológico. Quando você se exercita, as células brancas do sangue fluem mais rápido.

Veja também: Mel de alho e limão para começar o dia e fortalecer a imunidade

7. Controle constante

Devemos ter o controle permanente do estado de saúde de nossos filhos por meio de visitas periódicas ao médico. Este pode nos aconselhar sobre a melhor dieta alimentar, e as vitaminas que podemos lhes dar.

O importante é mantê-los longe de fatores contaminantes, e dar-lhes uma boa nutrição.