Bloody Mary: delicioso coquetel com suco de tomate
Escrito e verificado por a nutricionista Saúl Sánchez Arias
Quem poderia imaginar que um simples coquetel de tomate poderia se tornar um ícone nos bares? O Bloody Mary é um dos coquetéis mais famosos que existem. Diz-se que nasceu na década de 1920, quando um bartender chamado Fernand Petiot, no famoso The New York Bar, em Paris, combinou vodka com suco de tomate.
Alguns relatos atribuem o nome à Rainha Maria I da Inglaterra, conhecida como “Bloody Mary” devido à sua feroz perseguição aos protestantes. Outros sugerem que isso se deve a uma amiga de Petiot, chamada Mary.
Além de sua origem intrigante, o que consolidou seu lugar é sua versatilidade e sabor picante. Essa bebida evoluiu, tornando-se um acompanhamento ideal para uma refeição ou para curar a ressaca (como alguns dizem). Neste espaço, ensinaremos como prepará-lo com e sem álcool, para se adaptar ao gosto de cada pessoa.
Ingredientes para o Bloody Mary
Conheça, a seguir, a versão tradicional com álcool. É importante que os ingredientes sejam frescos para que o sabor desse coquetel de frutas seja igual ao feito por um profissional. Os elementos que você precisará para preparar um requintado Bloody Mary são os seguintes:
- 90 mililitros de suco de tomate
- 15 mililitros de suco de limão
- 2 ou 3 pitadas de molho inglês ou Perrins
- 5 gotas de Tabasco
- 1 pitada de sal de aipo
- 1 pitada de pimenta preta moída na hora
- 45 mililitros de vodka
- Gelo picado (opcional)
- Caule de aipo e uma rodela de limão para decorar
Passo a passo
Existem diferentes formas de preparar um coquetel, seja na coqueteleira, no copo grande ou no copo de apresentação. Embora cada um tenha sua maneira de misturar, os passos são os mesmos e você pode fazê-los em casa.
- Adicione o suco de tomate em um copo ou coqueteleira.
- Em seguida, adicione o suco de limão para dar frescor.
- Adicione o molho inglês ou Perrins e as gotas de Tabasco.
- Tempere com um pouco de pimenta preta moída na hora e sal de aipo.
- Por fim, adicione a vodka.
- A seguir, mexa bem para que os ingredientes fiquem integrados. Você também pode realizar o processo com um palito de coquetel ou despejando a mistura em outro copo repetidamente.
- Assim que a mistura estiver pronta, você deve despejá-la em um copo longo.
- Se preferir, pode adicionar gelo, embora nem todo mundo goste, já que a bebida é mais líquida.
- Quando o copo estiver bem frio, sirva o coquetel e finalize com um talo de aipo e uma rodela de limão como decoração.
Bloody Mary sem álcool
Claro, também é possível preparar coquetéis sem álcool a partir dessa bebida clássica. Os ingredientes necessários para fazer um copo nesse caso são os seguintes:
- 150 mililitros de suco de tomate
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 2 gotas de Tabasco
- 10 gotas de molho inglês ou Perrins
- Uma pitada de pimenta preta
- Uma pitada de sal de aipo
- Gelo
- 1 raminho de aipo para decorar
Passo a passo
- Adicione o suco de tomate, o suco de limão, o Tabasco, o molho inglês ou Perrins, a pimenta-do-reino e o sal de aipo no copo de mistura.
- Agite tudo bem e sirva em um copo com cubos de gelo ou gelo picado, dependendo da preferência individual.
- Para finalizar, decore com talos de aipo.
Dicas para um resultado perfeito
Se não encontrar sal de aipo comercial, você pode prepará-lo em casa. Basta processar 40 gramas de folhas de aipo limpas junto com 250 gramas de sal grosso. Em seguida, espalhe a mistura em uma bandeja e leve ao forno a 50°C por uma hora e meia para secar. Por fim, pode-se triturar com um pilão para obter uma textura ideal.
Para dar um toque mais sofisticado à sua bebida, antes de servir, molhe a borda superior do copo com suco de limão e mergulhe no sal de aipo. Dessa forma, ele ficará grudado e não só realçará o sabor, mas também ficará parecido com um coquetel profissional.
Por fim, alguns bares costumam adicionar um toque de caldo de carne à bebida. Embora a receita original não inclua, você pode adicionar um pouco antes de misturar para levá-lo a outro nível.
Experimente essa bebida clássica
Como você viu, existem maneiras muito simples de preparar em casa o Bloody Mary, um dos coquetéis mais famosos que existem. Essa não é uma simples bebida, e sim uma experiência que combina história e criatividade em cada gole.
Seja para saborear no jantar, para se refrescar ou como remédio para ressaca, essa combinação sempre tem algo a oferecer. Você também pode experimentar sua própria versão, brincando com temperos, com guarnições diversas ou acrescentando caldo de carne.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación Internacional de Bartenders. (s.f.). Bloody Mary. IBA. Consultado el 22 de octubre de 2024. https://iba-world.com/bloody-mary/
- Cartwright, M. (6 de mayo de 2020). María I de Inglaterra. World History Enciclopedia. https://www.worldhistory.org/trans/es/1-18901/maria-i-de-inglaterra/
- Cosenza, M. (s.f.). Bloody Mary I.B.A. Bartenders Online. Consultado el 22 de octubre de 2024. https://bartendersonline.it/blogs/news/bloody-mary-i-b-a?srsltid=AfmBOorlmT7hkAkP3aP_Lx5HjEWCpfykHWj-25if1JIqKJ56k9EX7Gt3
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.