Benefícios e propriedades da geleia real

17 Janeiro, 2019
Entre as propriedades da geleia real, além de combater o excesso de colesterol ou fortalecer o sistema imunológico, destaca-se também por melhorar a saúde mental, por isso é ideal em casos de depressão ou problemas similares.
 

As propriedades da geleia real fazem dela um milagre da natureza. É um suplemento natural que possui os componentes essenciais para manter o equilíbrio do corpo.

É uma substância rica em nutrientes, tem múltiplas aplicações terapêuticas, e é um revitalizante para crianças e adultos. Hoje vamos mostrar-lhe os benefícios e propriedades da geleia real.

O que é a geleia real?

Em primeiro lugar, a geleia real é uma substância 100% natural que é elaborada pelas abelhas. Serve como alimento para as larvas durante os primeiros dias de vida, e para a rainha adulta durante praticamente por toda a sua vida.

Além disso, este alimento garante não só a sobrevivência das abelhas, mas a possibilidade de alcançar um tamanho maior, e melhor vitalidade para a reprodução.

Abelhas fabricando geleia real

A geleia tem uma capacidade extraordinária para estimular o crescimento. Uma larva operária que se alimenta só por três dias com geleia real pode viver entre um mês ou um mês e meio, enquanto as rainhas vivem até cinco anos. Neste fato podemos confirmar sua grande concentração de nutrientes.

Ademais, é uma substância viscosa amarelada com um sabor levemente ácido, que contém muita água. É rica em proteínas e aminoácidos essenciais. Além disso, possui minerais e vitaminas A, C, D, E e, sobretudo, do grupo B (BA, B2, B5, B6, B8 e ácido fólico ).

 

Leia: 7 formas naturais de criar defesas para evitar doenças respiratórias e gripe

Propriedades medicinais da geleia real

Muito se fala sobre o efeito estimulante da geleia real no sistema nervoso. Melhora a concentração, os níveis de energia, e seu conjunto de nutrientes exercem uma ação de reforço contra as agressões externas.

A vida sedentária, o excesso de tarefas no trabalho e em casa, o estresse e a insônia, podem causar problemas de saúde. Nesses casos, as propriedades da geleia real a tornam um grande aliado quando você precisa de um suprimento maior de energia.

O consumo de geleia real é recomendado para crianças, idosos, atletas, e todas as pessoas que precisam de mais nutrição.

Também é recomendado para aqueles que sofrem de estresse, e seus trabalhos exigem um maior esforço tanto físico como mental. Por exemplo, executivos, estudantes, e donas de casa.

Além de auxiliar na prevenção de diferentes deficiências nutricionais, tem entre seus principais benefícios e propriedades mais importantes as vantagens dietéticas, terapêuticas e nutricionais.

6 benefícios e propriedades da geleia real

Geleia real em recipiente
 

1. Estimula o sistema nervoso

Serve para nutrir os neurônios e neurotransmissores, para que o cérebro funcione corretamente. Aumenta a oxigenação cerebral, por isso melhora a concentração.

Também é usada para melhorar o ânimo. É muito útil em casos de depressão, fadiga ou fraqueza. Definitivamente, é um excelente remédio para melhorar a saúde mental.

2. Reforça o sistema imunológico

Entre as propriedades da geleia real destacam as antivirais, antibacterianas e antifúngicas, o que melhora as defesas. Essa qualidade é benéfica em casos de gripes, resfriados ou constipações.

Assim, consumir um pouco de geleia real irá mantê-lo protegido contra as infecções e os fungos. Do mesmo modo, possui propriedades curativas que ajudarão a curar feridas.

Descubra: Receita à base de álcool e ingredientes naturais para eliminar os fungos nas unhas

3. Estimula o crescimento

Tal como acontece com as abelhas, a geleia real também contribui para o crescimento dos seres humanos. Seu consumo é recomendado na fase de crescimento, tanto na infância, quanto na adolescência.

Este composto natural aumenta o apetite. Por isso é útil para crianças e adolescentes, que devem consumi-la de acordo com as exigências de seus organismos.

4. A geleia real ajuda a reduzir os níveis de colesterol

A geleia real ajuda a reduzir os níveis de colesterol
 

Um dos benefícios e propriedades mais importantes da geleia real consiste no fato de ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue. Isso ocorre porque age como um estimulante da circulação sanguínea.

Entre essas gorduras se encontra o colesterol ruim (LDL). Quando os níveis deste são reduzidos, o risco de doença cardiovascular também se reduz. Da mesma forma, serve para melhorar os casos de hipotensão e hipertensão arterial.

5. Aumenta a energia

A geleia real contribui para o aumento de energia. É muito útil em casos de fadiga e anemia, porque ajuda a aumentar o apetite. Uma boa nutrição é vital para tratar o quadro anêmico e o cansaço extremo.

Além disso, por aumentar a oxigenação cerebral, o corpo também ganha energia e se sente preparado para fazer qualquer esforço físico e mental. Um pouco dessa dádiva da natureza será suficiente para você ter sua energia ao nível de 100%.

6. A geleia real ajuda tanto os homens como as mulheres

A geleia real ajuda tanto os homens como as mulheres

É um excelente tratamento coadjuvante para distúrbios hormonais em mulheres, como a menstruação e a menopausa. Com a ajuda da geleia, do mel, do pólen e de outros compostos produzidos pela abelha, os ovários femininos podem funcionar adequadamente durante a menopausa.

 

Nos homens, favorece naturalmente os casos de infertilidade e impotência. Isso ocorre porque a ingestão do composto aumenta os níveis de testosterona.

Em conclusão, os efeitos favoráveis ​​da geleia real são inúmeros para a saúde. Seja qual for o caso para o qual for consumida, trará uma agradável sensação de bem-estar.

Alguns especialistas sugerem seu uso com moderação, e tomá-la por períodos de até 6 meses. Sem dúvida, é um excelente tratamento natural que recomendamos que você incorpore em sua vida diária para alcançar uma saúde de ferro.

 

 

  • Barnutiu, L. I., Marghitas, L. Al, Dezmirean, D. S., Mihai, C. M., Bobis, O., Bărnuţiu, L. I., … Bobiş, O. (2011). Chemical Composition and Antimicrobial Activity of Royal Jelly – Review. Animal Science and Biotechnologies.
  • Mishima, S., Suzuki, K. M., Isohama, Y., Kuratsu, N., Araki, Y., Inoue, M., & Miyata, T. (2005). Royal jelly has estrogenic effects in vitro and in vivo. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2005.04.012
  • Morita, H., Ikeda, T., Kajita, K., Fujioka, K., Mori, I., Okada, H., … Ishizuka, T. (2012). Effect of royal jelly ingestion for six months on healthy volunteers. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-11-77