Benefícios do óleo de peixe para a saúde
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
O óleo de peixe é um dos mais populares do mundo. Além de ser rico em ácidos graxos ômega 3, oferece uma variedade de benefícios à saúde. Em poucas palavras, o óleo de peixe e o ômega 3 são sinônimos de vitalidade e saúde.
Há cientistas que estudam os ômega 3 para entender como eles afetam a saúde. Aparentemente, as pessoas que comem peixes e outros crustáceos têm menor risco de contrair certas doenças crônicas.
Principais componentes do óleo de peixe
Entre os outros nutrientes mais reconhecidos, destacam-se as vitaminas A, B, C e D. Para obtê-las, basta ingerir o peixe. No entanto, entre os peixes mais nutritivos com relação ao óleo se destacam:
- Sardinhas enlatadas.
- Atum.
- Arenque.
- Cavalinha.
- Salmão.
- Truta.
Quanto aos ômega 3, eles são encontrados naturalmente em alguns alimentos e são adicionados a outros alimentos fortificados. Isso significa que, além de encontrá-los em peixes e crustáceos, você pode obter quantidades adequadas de ômega 3 consumindo uma variedade dos seguintes alimentos:
- Nozes e sementes, como sementes de linhaça, sementes de chia e nozes pretas.
- Óleos vegetais, como óleo de linhaça, óleo de soja e óleo de canola.
- Alimentos fortificados, como certas marcas de ovos, iogurte, sucos, leite, bebidas à base de soja e fórmulas infantis.
Saiba mais sobre: 6 tipos de peixe que não devemos comer
Benefícios dos ácidos graxos ômega 3 para a saúde
O ômega 3 é considerado um dos componentes mais saudáveis encontrados em uma variedade de alimentos. Esse é o caso do óleo de peixe, no qual se destaca como o principal componente.
Entre os principais benefícios dos ácidos ômega 3, é possível citar sua contribuição nas seguintes funções:
- Visão normal
- Funcionamento normal do cérebro.
- Funcionamento normal do coração.
- Manter a pressão arterial normal.
- Manter os níveis normais de triglicerídeos no sangue.
- A ingestão materna contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e dos olhos de fetos e bebês lactentes.
Leia: Receitas com peixe para cuidar da saúde e conquistar seu paladar
Benefícios do óleo de peixe
A seguir, destacamos alguns dos benefícios mais reconhecidos do óleo de peixe, que, como mencionado anteriormente, se devem em grande medida à presença dos ácidos graxos ômega 3.
1. Saúde e desenvolvimento infantil
Durante a gravidez e a amamentação, consumir peixes e outros mariscos semanalmente pode melhorar a saúde do bebê, pois ajudaria a fortalecer o sistema nervoso central.
No entanto, é importante escolher peixes com alto teor de ômega 3 e baixo teor de mercúrio. Entre eles, salmão, arenque, sardinha e truta.
2. Protege o cérebro
O óleo de peixe protege o cérebro, e previne derrames cerebrais ou obstruções arteriais na área.
Também pode diminuir o risco de desenvolver mal de Alzheimer, demência e outras condições relacionadas à função cognitiva. Isso é afirmado por um estudo publicado em Revue Neurologique.
3. Favorece a saúde da pele
Incluir alimentos ricos em óleo de peixe contribui para a saúde da pele, especialmente se for seca. No entanto, o benefício vai muito além, já que seus nutrientes também ajudam a tratar problemas como a coceira, a psoríase e a acne.
Por outro lado, o óleo de peixe também oferece benefícios de maneira tópica. Foi comprovado que aplicar duas gotas fazendo leves massagens circulares reduz a inflamação.
4. Tratamento para as dores da artrite
Um dos principais benefícios do óleo de peixe é o tratamento da artrite reumatoide. Isso se deve ao seu notável componente, o ácido graxo ômega 3.
Este favorece os processos de desinflamação no organismo. Desse modo, e progressivamente, o óleo de peixe ajuda a reduzir a rigidez nas articulações, principalmente durante as primeiras horas da manhã, e a aliviar a dor. Isso é evidenciado por um estudo publicado em Autoimmunity Reviews.
Veja também: 3 remédios com cúrcuma para a artrite reumatoide
5. Fortalece o sistema cardiovascular
Muitos estudos mostram que consumir peixes gordurosos e mariscos como parte de uma dieta saudável ajuda a manter o coração em bom estado e protege contra muitos problemas cardíacos.
Um desses benefícios é resultado da redução da pressão arterial e da eliminação de placas nas artérias que obstruem a irrigação sanguínea.
Suplementos dietéticos que fornecem ômega 3
Se você não gosta de comer peixe, existem suplementos dietéticos que fornecem ômega 3. Por exemplo, você pode comprar óleo de peixe, óleo de krill, óleo de fígado de bacalhau e óleo de algas marinhas. Dessa forma, obterá a dose e a forma de ômega 3 que o corpo necessita.
No entanto, é sempre aconselhável ingerir peixe através da dieta. Esses alimentos contêm outros nutrientes além dos ácidos graxos. Um exemplo são os minerais, entre os quais se destaca o iodo. Incluir variedade na dieta reduz significativamente o risco de deficiências e, portanto, de desenvolver doenças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Roman GC., Jackson RE., Gadhia R., Román AN., et al., Mediterranean diet: the role of long chain w-3 fatty acids in fish; polyphenols in fruits, vegetables, cereals, coffee, tea, cacao and wine; probiotics and vitamins in prevention of stroke, age-related cognitive decline, and alzheimer disease. Rev Neurol, 2019. 175 (10): 724-741.
- Huang TH., Wang PW., Yang SC., Chou WL., et al., Cosmetic and therapeutic applications of fish oil’s fatty acids on the skin. Mar Drugs, 2018.
- Petersson S., Philippou E., Rodomar C., Nikiphorou E., The mediterranean diet, fish oil supplements and rheumatoid arthritis outcomes: evidence from clinical trials. Autoimmun Rev, 2018. 17 (11): 1105-1114.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.