Os benefícios de beber mais água para a saúde

Além de hidratar e nos ajudar a ficar mais alertas, beber água também facilita a eliminação de toxinas e pode favorecer e melhorar a digestão dos alimentos.
Os benefícios de beber mais água para a saúde

Última atualização: 11 Setembro, 2021

Qualquer nutricionista, médico ou especialista em saúde sempre recomendará um consumo suficiente de água ao longo do dia para nos sentirmos melhor. No entanto, quais são os benefícios específicos de beber mais água?

Neste artigo vamos revisar as grandes vantagens desse hábito simples e natural. Embora seja algo difícil de implementar para alguns, há várias razões para fazermos este pequeno esforço.

Qual é o melhor momento para beber mais água?

O primeiro passo para se beneficiar da água potável é saber como e quando ingeri-la para que seja uma terapia curativa. Para isso, devemos seguir estas dicas:

  • O momento mais importante para beber água é com o estômago vazio. Você pode beber até quatro copos meia hora antes do café da manhã, se seu corpo aceitar. Aumente gradualmente a quantidade, dia após dia.
  • No meio da manhã, no meio da tarde ou meia hora antes das refeições.
  • Pouco antes de ir para a cama, se isso não nos obrigar a levantar para urinar durante a noite.
  • Durante a prática de exercícios.

Fora das refeições, devemos beber entre um e meio e dois litros de água diariamente. Fatores como idade, estilo de vida e dieta determinarão essas quantidades.

Os benefícios de beber mais água no dia a dia

Saúde renal

Melhora a função renal

Beber mais água levará quase imediatamente a uma melhoria na capacidade do nosso corpo de eliminar as toxinas naturalmente.

Isso nos ajudará a otimizar a função de nossos rins, que serão capazes de transportar os resíduos com mais facilidade. Esta é a melhor forma de prevenir pedras nos rins.

Facilita a digestão

Embora a água seja uma bebida simples, se a bebermos com o estômago vazio, ela terá propriedades surpreendentes que facilitam e melhoram todas as funções digestivas, desde o trabalho do estômago até a atividade intestinal.

O simples fato de beber um copo d’água meia hora antes do almoço permite comer com mais calma. Produz um efeito saciante, facilita a digestão, previne a acidez e melhora a assimilação das fibras dos alimentos, o que resulta em um bom funcionamento do intestino.

Previne a constipação

Como dissemos no ponto anterior, a água é essencial para o intestino. Pessoas que sofrem de distúrbios intestinais, como intestino irritável, diarréia ou prisão de ventre com fezes duras, precisam fornecer mais água ao corpo.

Uma boa dica é beber água quente com o estômago vazio, meia hora antes do café da manhã. Isso será ainda mais eficaz se bebermos entre 5 e 7 da manhã, que é o horário em que o intestino deve ser ativado.

Hidrata o nosso corpo

A água é um dos combustíveis do nosso corpo. É fundamental para realizar todas as suas funções, já que a maior parte do nosso corpo é composta por este elemento.

Se não bebermos o suficiente, ficaremos sem energia e nossa pele ficará seca e sem brilho, dois dos sinais mais óbvios de falta de hidratação.

Beber mais água é o melhor remédio antirrugas, pois os sinais de envelhecimento estão relacionados, em primeiro lugar, à desidratação progressiva do corpo. Portanto, além de cuidar da pele com cremes, devemos hidratá-la por dentro.

Cuida do coração

Saúde do coração

Sim, beber mais água também traz benefícios para o sistema cardiovascular. Se bebermos água ao longo do dia, estaremos reduzindo o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Existem alguns estudos que recomendam, neste caso, beber um copo d’água meia hora antes de ir para a cama para minimizar o risco.

Excelente para atletas

A água é ainda mais essencial para quem faz exercícios regularmente, principalmente quando se trata de exercícios intensos que aumentam a transpiração.

Devemos beber água continuamente para facilitar a recuperação e repor a hidratação do corpo, bem como evitar cãibras, aumentar o metabolismo e manter os níveis de energia.

Ajuda a perder peso

Muitas pessoas bebem água para perder peso, e essa também é uma razão válida, já que beber água fora das refeições reduz o apetite.

Alguns estudos têm mostrado que, em muitas ocasiões, comemos porque sentimos sede e confundimos os sinais. Além disso, o consumo de água também diminui a chance de escolhermos bebidas ricas em açúcar ou com álcool e de passarmos o tempo todo beliscando.

Pode interessar a você...
5 efeitos de beber água para cérebro
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 efeitos de beber água para cérebro

Você sabe os efeitos que a água traz para o cérebro? Leia mais e descubra como beber água regularmente ao longo do dia pode ajudar a este important...



  • Popkin BM, D’Anci KE, Rosenberg IH. Water, hydration, and health. Nutr Rev. 2010;68(8):439–458. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00304.x
  • Daniels MC, Popkin BM. Impact of water intake on energy intake and weight status: a systematic review. Nutr Rev. 2010;68(9):505–521. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00311.x
  • Havelaar AH, De Hollander AE, Teunis PF, et al. Balancing the risks and benefits of drinking water disinfection: disability adjusted life-years on the scale. Environ Health Perspect. 2000;108(4):315–321. doi:10.1289/ehp.00108315