
O envelhecimento da pele é algo que assusta especialmente as mulheres. Quem não gostaria de manter a pele macia e jovem para sempre? No entanto, embora possamos desacelerar um pouco, sabemos que é um processo inevitável. Mas sabemos por que…
O consumo de beterraba fornece importantes nutrientes e benefícios ao organismo. O que acha de incluí-la em sua dieta regular? Descubra seus principais benefícios.
A beterraba vermelha (Beta vulgaris) é um tubérculo que tem muitos usos culinários em todo o mundo. Também é conhecida como beterraba de mesa e se destaca principalmente por sua qualidade nutricional e contribuições para a saúde. Você conhece os seus principais benefícios?
Assim como mostra os dados coletados no SELF Nutrition Data, este é um alimento com poucas caloria e que concentra grandes quantidades de vitaminas do complexo B e minerais, como o cálcio, o ferro, o magnésio, o fósforo, o potássio, o sódio, o zinco e o cobre. Também nos fornece carotenos, açúcares na forma de sacarose e proteína.
Para detalhar a sua contribuição nutricional, e considerando os dados mencionados, este alimento é composto por 87% de água, 8% de carboidratos e 3% de fibra. Por cada 100 gramas, este vegetal nos dá os seguintes nutrientes:
Coincidindo com as informações de uma pesquisa publicada na revista Nutrients, podemos destacar outros nutrientes contidos nas beterrabas, além dos seus benefícios. Veja em detalhes abaixo:
A beterraba nos proporciona uma quantidade considerável de ferro. Este é um mineral muito importante, pois ajuda a formar a hemoglobina. De acordo com um estudo publicado no Journal of Nursing and Health Science, o suco de beterraba pode auxiliar no tratamento da anemia, pois ajuda a melhorar o nível de hemoglobina no sangue.
A pressão alta é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Felizmente, alimentos como a beterraba podem ajudar a manter seus níveis estáveis para evitar complicações.
Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition, a concentração de nitratos nas beterrabas produz um efeito vasodilatador, ao qual esse benefício é atribuído.
A beterraba contém pigmentos conhecidos como betalaínas, aos quais são atribuídos efeitos anti-inflamatórios. Uma investigação publicada no Nutrition and Dietary Supplements determinou que as cápsulas de betalaína feitas com extrato de beterraba produzem uma redução na dor e desconforto causado pela osteoartrite.
Por outro lado, outra série de estudos em ratos determinou que a beterraba poderia atuar de maneira benéfica na redução da inflamação dos rins. No entanto, geralmente são sugeridos mais estudos para determinar se esses efeitos também ocorrem em seres humanos.
Estima-se que uma xícara de beterraba vermelha possa fornecer até 3,4 gramas de fibra. Por esse motivo, sua ingestão também está associada a uma boa saúde digestiva. É até sugerido como aliado para evitar problemas como a constipação.
Uma pesquisa publicada em Nutrients sugere que uma ingestão adequada de fibra dietética regula a atividade digestiva, impede a prisão de ventre e reduz o risco de uma doença inflamatória do intestino.
O que você acha de incorporá-las em sua dieta regular? Como você pode ver, elas são muito saudáveis. No entanto, se você tiver alguma condição especial, consulte o seu nutricionista antes de consumi-la constantemente.