Benefícios da aveia para a sua saúde

· 5 de dezembro de 2014
A aveia é rica em silício, que renova os tecidos cognitivos do nosso cérebro. Também nos fornece energia e, graças ao seu conteúdo de vitamina B1, nos ajuda a melhorar a memória.

Poucos cereais são tão completos como a aveia. Suas propriedades nutricionais são tão elevadas que hoje em dia se tornou um dos alimentos mais consumidos por sua grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.

E não somente por isso, esse cereal nos ajuda a perder peso e se apresenta como um aliado perfeito para nosso fígado.

Os grandes benefícios da aveia para a sua saúde

A aveia vem sendo consumida desde a antiguidade. Suas qualidades, tanto nutritivas quanto energéticas, fazem dela a base da alimentação de muitas populações e civilizações.

Você gostará de saber que, além disso, a aveia tende a ser conhecida também como a “rainha dos cereais”, posto que seu alto conteúdo em proteínas, vitaminas, carboidratos e nutrientes é muito mais elevado que o resto dos cereais comuns.

Tome nota, explicaremos mais a seguir:

Valores nutricionais da aveia

da aveia

  • Rica em vitaminas: a aveia é um tesouro natural de vitamina E e todas aquelas benéficas vitaminas do grupo B (principalmente as vitaminas B1, B5 e B6).
  • Alto conteúdo em minerais: em especial o magnésio – sempre necessário para nosso organismo -, o potássio, o cálcio e o zinco.

Leia também: Descubra as propriedades e os benefícios do zinco

  • Rica em carboidratos complexos: imprescindíveis para nossa saúde e qualidade de vida. Temos que levar em consideração que seus carboidratos são de absorção lenta. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a aveia é de fácil digestão e nos traz grande saciedade.
    • Ou seja, é perfeita para ser usada em dietas.

Propriedades da aveia

Traz saciedade

A aveia se apresenta como uma ajuda ideal para perder peso de modo saudável e natural. Em especial pelo conteúdo em carboidratos complexos de absorção lenta.

Isso significa que seu efeito saciante é muito mais prolongado, nos ajudando a evitar beliscar entre as refeições. Além disso, a aveia é perfeita para controlar os níveis de açúcar no sangue.

É boa para o cérebro!

A aveia é um dos alimentos mais ricos em silício, um elemento maravilhoso que nos permite não somente cuidar, como também renovar os tecidos conectivos de nosso cérebro.

Além disso, seus carboidratos provêm energia, enquanto a sempre essencial vitamina B1 nos ajuda a melhorar a memória.

E ainda tem mais, a rainha dos cereais é rica em fósforo, básico para a formação do cérebro e do sistema nervoso durante a juventude. Portanto, é excelente para as crianças. Assim, por que não se acostumar a comer aveia no nosso café da manhã?

Leia também: O pêssego, a fruta da eterna juventude

Apta para diabéticos

Graças às suas propriedades para controlar o açúcar, tal como comentamos anteriormente, a aveia se apresenta como um dos cereais mais recomendados para pessoas diabéticas.

Previne e alivia a prisão de ventre

É um remédio excelente devido, principalmente, ao seu alto conteúdo em fibras solúveis. Assim, a aveia consegue facilitar o trânsito intestinal e melhora a prisão de ventre.

Não tenha dúvidas, comece suas manhãs com uma xícara de aveia e verá como se sentirá melhor.

da aveia

Controla o nível de colesterol

A aveia consegue fazer isso? Sim, graças ao seu conteúdo em aminoácidos essenciais, em especial a metionina, que se transforma em um modo muito adequado de reduzir o chamado colesterol ruim.

Além disso, graças ao seu aporte em fibras e as chamadas gorduras insaturadas ômega-6, esse alimento nos permite reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom (HDL).

Cuida de nosso fígado

Graças à sua dose adequada de aminoácidos, que estimulam o fígado a produzir mais lecitina, esse cereal ajuda a limpar os compostos pesados do organismo.

Ajuda a prevenir o câncer

É uma ajuda, dessa forma, obviamente não vai evitar 100% o aparecimento do câncer.

Mas é um complemento que, graças às suas lignanas e fitoestrogênios, consegue regular adequadamente os hormônios, nos protegendo, por exemplo, da incidência do câncer de mama.

Cuida do sistema cardiovascular

Ela faz isso em especial graças às suas propriedades para reduzir o colesterol, o que nos permite manter nosso coração e nossa circulação em bom estado, assim como nossas artérias.

Previne o hipotireoidismo

Você sabia disso? De fato, é verdade, e isso se deve ao seu conteúdo em iodo, o mineral que faz funcionar de forma correta nossas tireoides.

Cuida dos ossos

A rainha dos cereais dispõe de um aporte maravilhoso de cálcio, que nos permite manter os níveis necessários desse mineral para prevenir a desmineralização óssea.

  • Tosh, S. M., & Miller, S. S. (2015). Oats. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00497-9