Descubra por que beijar é bom para a saúde

· 30 de maio de 2018
Durante o beijo há uma troca de bactérias que fortalecem nossa saúde imunológica, então beijar é bom para elevar as defesas, ao mesmo tempo em que beneficia nossa autoestima.

Beijar não é apenas um gesto de carinho. Beijar é bom para a saúde, tanto quanto ou mais do que muitos medicamentos. É a expressão física por excelência do sentimento do amor. E o amor cura tudo. Sendo assim, o beijo se torna a melhor maneira de prevenir muitas doenças.

Descubra neste artigo alguns benefícios surpreendentes do hábito de beijar para a saúde. As pessoas que se beijam para compartilhar paixão, ternura e amor estão desfrutando de um simples gesto que trará algumas virtudes curativas.

Beijar é bom para a saúde

Descubra abaixo por que beijar é bom para se sentir mais feliz, melhorar a circulação sanguínea ou ter um rosto rejuvenescido.

1. Libera hormônios da felicidade

Casal se beijando

O prazer do beijo, quando está ligado ao sentimento da paixão, provoca uma sensação de plenitude, de positividade e de alegria. Esse é um dos grandes benefícios do beijo, pois está relacionado à liberação de hormônios que faz com que a gente se sinta bem. Alguns dos hormônios que também estão relacionados ao beijo são:

  • Endorfinas: as endorfinas são, por assim dizer, os hormônios da felicidade. Quando nos beijamos, nosso corpo recebe uma contribuição extra de bem-estar devido à ação desses hormônios.
  • Serotonina: a serotonina está presente em nossos neurônios e tem a função de equilibrar nosso humor. Contribui, portanto, para o nosso bem-estar mental.
  • Dopamina: este neurotransmissor presente no cérebro está relacionado ao prazer, desejo e motivação.

2. Reduz as dores

Beijar com intensidade tem a virtude de dilatar os vasos sanguíneos, o que produz um efeito anti-inflamatório quase imediato em nosso corpo. Isto tem um efeito muito positivo ao acalmar certas dores, principalmente as dores na cabeça do tipo enxaqueca.

A dilatação dos vasos sanguíneos também nos ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e prevenir cãibras musculares. Com o simples ato de beijar, nós garantimos que o sangue atinja facilmente todos os órgãos.

3. Aumenta as defesas

Beijo entre homem e mulher

A troca de milhões de bactérias que ocorre entre as duas pessoas confirma que o beijo é bom para fortalecer o sistema imunológicoA combinação de saliva atua como uma vacina natural e promove uma resposta ativa de ambos os organismos.

Para aumentar as defesas, portanto, além de seguir uma dieta saudável, também devemos aproveitar os benefícios do beijo diário. No entanto, são os beijos intensos e apaixonados que podem nos ajudar a prevenir doenças.

4. Rejuvenesce o rosto

Quando nos beijamos por um longo tempo, sem pressa, com ternura e com paixão, forçamos nossos rostos a fazer várias caretas diferentes. Este movimento das diferentes partes do rosto é, na verdade, uma excelente maneira de realizar uma ginástica facial.

Com estes movimentos, favorecemos a elasticidade da pele, relaxamos os músculos e equilibramos a produção de oleosidade. É muito mais eficaz do que qualquer creme facial. Desta forma, conseguimos uma pele luminosa e firme, e ajudamos a evitar linhas de expressão e rugas.

5. Melhora a saúde bucal

Casal se beijando

Uma boa sessão de beijos é o tratamento complementar ao creme dental, pois favorece a boa saúde bucal. Nesse sentido, beijar é bom para aumentar a salivação, o que é essencial para manter a boca limpa e livre de cáries.

No entanto, para tornar o beijo algo agradável, devemos também manter uma boa higiene bucal. Em caso de mau hálito, também podemos remediar o problema com enxágues naturais ou alguns remédios como hortelã ou erva-doce.

6. Aumenta a autoestima

Quem não se sente melhor do que nunca depois de ser beijado? Quando recebemos um beijo sincero, também sentimos o amor, o desejo e o carinho da outra pessoa.

Esse sentimento é o que mais pode alegrar as pessoas, pois nos faz sentir uma grande plenitude em todos os sentidos. Nos sentimos amados.

Por outro lado, como o beijo é recíproco, também damos o melhor de nós mesmos. Na outra pessoa podemos ver tudo o que podemos oferecer. Nossas virtudes resumidas em um beijo, para que nosso parceiro possa sentir a mesma felicidade.

O beijo é amor em perfeito equilíbrio.