Batidas de proteína: por que elas são benéficas?

· 10 de abril de 2019
As batidas de proteína podem ajudá-lo em um bom processo de nutrição, embora você deva sempre ter o conselho de um especialista para evitar complicações e consumir as doses apropriadas para as suas condições.

As informações que forneceremos a seguir ajudarão você a entender como as batidas de proteína podem influenciar seu peso corporal ou melhorar seu desempenho atlético.

Na maioria dos casos, a reputação das batidas de proteína geralmente não é muito boa. Muitas pessoas acreditam que essas bebidas são feitas exclusivamente para pessoas extremamente musculosas.

No entanto, a utilidade deste produto vai muito além do objetivo que estabelecemos em nossa dieta ou de obter os melhores resultados nas horas que passamos trabalhando o corpo em uma academia.

Vamos falar sobre as proteínas

Vamos falar sobre as proteínas

As proteínas são macronutrientes formados por aminoácidos essenciais para o nosso corpo. Eles são fundidos por cadeias conhecidas como ligações peptídicas.

Essas moléculas são adquiridas principalmente através dos alimentos. Além disso, eles desempenham um papel transcendental no bom funcionamento do organismo.

As proteínas são responsáveis ​​pela formação e regeneração dos tecidos dos ossos, músculos, órgãos e pele, entre outros.

Estes são compostos por:

  • Hidrogênio
  • Carbono
  • Nitrogênio
  • Oxigênio
  • A maioria também contém enxofre

As proteínas compõem praticamente metade do peso dos nossos tecidos corporais. Da mesma forma, elas podem ser encontradas em todas as células que compõem o organismo. Além disso, elas praticamente participam de todos os processos biológicos que ocorrem nele.

Confira também: Batidas verdes: as melhores aliadas na dieta

Batidas de proteína

Batidas de proteína em pó

Essas batidas são elementos com alta concentração de proteínas. Sua principal função é fornecer ao nosso corpo a quantidade de moléculas necessárias para simplificar a produção de novos tecidos musculares.

Atualmente, muitas pessoas se exercitam de forma contínua e permanente. Elas estão muito conscientes de que, para permanecer e manter a massa muscular, é essencial executar uma boa rotina de treinamento físico. Além disso, a atividade física sempre deve ser combinada com uma dieta rica em carboidratos, minerais e proteínas.

No entanto, esses requisitos nem sempre são suficientes para atingir o objetivo que estabelecemos para nós mesmos. Embora os alimentos que ingerimos sejam cheios de nutrientes, às vezes é necessário tomar suplementos proteicos.

É nessa situação que as batidas de proteína desempenham um papel importante. Estas podem nos ajudar a dar uma contribuição extra dessas moléculas para a nossa constituição humana. Estes suplementos vêm em várias composições, sabores e designs.

Por que elas são benéficas?

Batidas de proteína, feitas à base de frutas

Os principais consumidores as batidas de proteína são os atletas. Isso se deve ao fato de que o alto treinamento e a condição física que eles devem cumprir continuamente exigem que eles consumam essas moléculas no momento em que finalizam a sua atividade. Desta forma, eles vão recuperar a energia que acabaram de usar.

Nesse sentido, essas batidas têm a capacidade de garantir a ingestão de proteínas diárias. Claro, contanto que tenhamos uma dieta equilibrada. Isso nos ajuda a controlar e conservar o peso que definimos como nossa meta.

No entanto, devemos sempre tomar nota da quantidade exata de proteína em cada batida que bebemos. Os excessos são sempre ruins.

Além disso, lembre-se de que essas bebidas não são substitutos da nossa alimentação. Estes são suplementos que nos ajudam a obter os nutrientes extras necessários para o bom funcionamento do corpo, e não devemos exceder a dose recomendada.

As batidas de proteínas podem promover a saúde

Segundo pesquisas desenvolvidas por especialistas, as batidas podem ajudar as pessoas que sofrem de osteoporose. Este é o caso das batidas criadas com base em proteínas do soro do leite, principalmente.

No entanto, em excesso, elas também podem causar fraqueza óssea. Portanto, é sempre muito importante tomar as quantidades certas.

Da mesma forma, elas ajudam a curar corretamente as feridas que podemos apresentar. Em geral, as proteínas e, consequentemente, os complementos feitos a partir dessas macromoléculas, favorecem o sistema imunológico.

Além disso, as batidas de proteína podem ajudar a melhorar o desempenho cardiovascular. Elas também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Com isso, não queremos dar a entender que, ao ingerir essas batidas, você resolverá esses problemas de saúde. Muito menos que você deve utilizá-las como um substituto de algum medicamento que foi prescrito por um especialista. Pelo contrário, uma boa combinação desses elementos proporciona ótimos benefícios para a saúde.

Além disso, esses benefícios só serão obtidos se consumirmos essa bebida nas quantidades certas. Caso contrário, o excesso de proteína pode até resultar em problemas cardiovasculares ou de colesterol.

Você tem alguma contraindicação?

Nós já estamos cientes de algumas das vantagens que obtemos para o nosso corpo quando ingerimos as batidas de proteína. Portanto, também é necessário conhecer as contraindicações que podem existir.

A longo prazo, se não tomarmos a medida recomendada para nossos respectivos organismos ou abusarmos em relação à ingestão desse suplemento, os níveis de cálcio no corpo podem gerar depósitos desse mineral.

Não deixe de ler: 5 bebidas com proteínas ideais para treinamentos

Essa situação produziria pedras nos nossos rins. Além disso, poderíamos sobrecarregá-los com o excesso de elementos. Entre eles, o nitrogênio se destaca. Isso obrigará esses órgãos a trabalharem mais do que o necessário. Por quê? Para descartá-los completamente, produzimos mais urina.

Da mesma forma, elevando os níveis de nitrogênio no sangue, a ingestão de água recomendada tende a diminuir. Isso leva à desidratação.

Portanto, você deve ter o conselho de um especialista, que pode orientá-lo da melhor maneira. Lembre-se de que uma boa nutrição deve ser um processo planejado.

 

  • He T, Giuseppin MLF. Slow and fast dietary proteins differentially modulate postprandial metabolism. International Journal of Food Sciences and Nutrition 2014; 65 (3): 386-390. Available at: https://doi.org/10.3109/09637486.2013.866639. Accessed 01/20, 2019.
  • Morton RW, Murphy KT, McKellar SR, Schoenfeld BJ, Henselmans M, Helms E, Phillips SM. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. British Journal of Sports Medicine 2018; 52 (6): 376-384. Available at:  https://doi.org/10.1136/bjsports-2017-097608. Accessed 01/20, 2019.
  • Phillips SM. Dietary protein requirements and adaptive advantages in athletes. British Journal of Nutrition 2012; 108 (S2): 158-167. Available at: https://doi.org/10.1017/S0007114512002516. Accessed 01/20, 2019.
  • Phillips SM, van Loon LJC. Dietary protein for athletes: From requirements to optimum adaptation. Journal of Sports Sciences 2011; 29 (s1): 29-38. Available at: https://doi.org/10.1080/02640414.2011.619204. Accessed 01/20. 2019.
  • Schoenfeld BJ, Aragon A, Wilborn C, Urbina SL, Hayward SE, Krieger J. Pre-versus post-exercise protein intake has similar effects on muscular adaptations. PeerJ 2017; 5. Available at: https://doi.org/10.7717/peerj.2825. Accessed 01/20, 2019.