Batatas-doces recheadas com ervilhas e abacate
Muitas vezes, preparar um único prato é a melhor opção para nos alimentarmos adequadamente na hora das refeições, sem passar muito tempo na cozinha. Por isso, propomos uma receita saudável, nutritiva, vegetariana e simples: batatas-doces recheadas com ervilhas e abacate.
Com este prato não te faltará nada, pois fornecerá todos os nutrientes necessários para se manter saudável, além de saciar bem o apetite. Siga nosso passo a passo e descubra os benefícios que seus ingredientes principais trarão: batata-doce, abacate e ervilha.
Benefícios da receita com batatas-doces
Os três ingredientes que compõem esta receita contêm uma série de nutrientes essenciais para o organismo e que também se complementam muito bem entre si. Vejamos com mais detalhes abaixo.
- Batata-doce. A Batata-doce é um tubérculo rico em carboidratos, e por isso é uma boa fonte de energia. É rica em vitaminas A, B e C, e em minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio.
- Ervilha. A ervilha é uma leguminosa, fonte de proteína vegetal e que pode ser mais digestiva do que outras, como o grão-de-bico ou o feijão. Seus componentes incluem vitaminas A, B, C, E e K, além de potássio, fósforo, magnésio e cálcio. É também uma excelente fonte de fibra.
- Abacate. O abacate é um fruto muito completo, que não deve faltar em uma dieta saudável. Contém vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco. Também é uma boa fonte de proteína vegetal e contém gorduras saudáveis.
Batatas-doces recheadas com ervilhas e abacate
A receita de batata-doce recheada com ervilhas e abacate é rápida e fácil de fazer. É possível, inclusive, assar e armazenar as batatas-doces um dia antes para que na hora de comê-las seja preciso apenas aquecer e rechear. Algo muito útil quando estamos com pressa.
Também devemos enfatizar que existem dois tipos de batata-doce, dependendo da cor de sua polpa. As alaranjadas, que são as mais doces e as mais adequadas para assar.
Ingredientes
- Sal (a gosto)
- 4 batatas-doces (460 g)
- Azeite (a gosto)
- 1 xícara de ervilhas cozidas (200 g).
- 2 abacates médios maduros (500 g).
- Condimentos opcionais: pimenta-do-reino, páprica defumada, orégano.
Leia também: As melhores ervas e especiarias para o cérebro
Preparo
Processo de cozimento
- Primeiramente, asse as batatas-doces. Pode-se descascá-las ou não, de acordo com a preferência pessoal. Mas, de qualquer forma, lave-as bem.
- Em segundo lugar, corte as batatas-doces longitudinalmente, ao meio.
- Em seguida, coloque-as na assadeira, com a polpa voltada para cima, e tempere-as com azeite. Reserve os outros condimentos para após o cozimento.
- Caso as batatas sejam muito grandes, também pode-se optar por cortá-las em fatias um pouco mais finas. Dessa forma, elas vão assar em menos tempo.
- Durante o cozimento, a batata doce pode soltar seus açúcares, que caramelizam com o calor. Por isso, é recomendável usar papel manteiga ou folhas de silicone especiais para esse fim.
- Ajuste a temperatura do forno em 200 ° C e deixe que as batatas assem por pelo menos 45 minutos. No entanto, o tempo de cozimento dependerá da espessura das batatas-doces; portanto, a partir de meia hora, atenção para verificá-las. Fure as batatas com um garfo para saber se estão macias.
Recheio
- Enquanto a batata-doce assa, prepare o recheio.
- Primeiramente, corte o abacate ao meio e retire a polpa com uma colher.
- Misture o abacate com as ervilhas em uma tigela e esmague tudo com a ajuda de um garfo. Para uma textura mais lisa você pode usar o liquidificador ou o processador de alimentos.
- Tempere este creme a gosto com azeite, sal e especiarias.
- Quando as batatas estiverem prontas, adicione um pouco de sal e azeite, e coloque o creme por cima.
- Por fim, pode-se decorar com algumas folhas frescas de salsa, orégano seco ou páprica defumada. Além disso, um último fio de azeite dará uma aparência ainda mais saborosa.
Você tentaria preparar e provar esta receita simples de batata-doce recheada com ervilhas e abacate? Você não apenas obterá um prato muito saudável, como poderá surpreender seus convidados em tempo recorde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wang, S., Nie, S., & Zhu, F. (2016). Chemical constituents and health effects of sweet potato. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2016.08.032
- Cowan, A. K., & Wolstenholme, B. N. (2015). Avocado. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00049-0
- Dahl, W. J., Foster, L. M., & Tyler, R. T. (2012). Review of the health benefits of peas (Pisum sativum L.). British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114512000852
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.