Barras e doces sem açúcar são saudáveis?

15 de fevereiro de 2019
Uma dieta saudável deve contar com várias opções para satisfazer nossos desejos. No entanto, produtos e doces sem açúcar podem não ser a melhor alternativa.

As dietas são geralmente restritivas e, no esforço para transformá-las num processo suportável podemos acreditar que os doces e as barras sem açúcar são os nossos melhores aliados.

No entanto, asseguramos que essa crença não está correta. Reduzir o nosso tamanho corporal e buscar um melhor estado de saúde é o foco central, mas isso só pode ser alcançado com a manutenção de uma dieta balanceada que não contenha elementos químicos excessivos.

Não acredite em produtos que levam o rótulo de “light”, “zero” ou “sem açúcar”. É falsa afirmação de que eles não fazem engordar, ou fazem engordar menos que os tradicionais. Também não é verdade que eles são mais saudáveis, ou que você pode comê-los em quantidades maiores

Light e zero não são sinônimos de saudável

Muitos doces ou barras sem açúcar vêm com esses denominadores. Em suas embalagens, a palavra light ou zero chama a atenção das pessoas. A explicação é básica, as grandes indústrias deram a entender que como o açúcar é ruim para a saúde, o melhor é consumir esses produtos.

No entanto, a verdade é que a indústria criou esses conceitos para aqueles que não podem consumir muitas calorias, pois devem cuidar de sua saúde e condição física.

Refrigerantes light não são sinônimos de saudável

Lembre-se que consumir menos calorias não significa uma melhor contribuição nutricional. Produtos que não possuem açúcar em sua composição possuem outros elementos que os tornam apetecíveis. Por exemplo: farinhas refinadas, amidos, ou gorduras de baixa qualidade. Ou seja, eles contêm menos calorias, mas à custa de outras substâncias nocivas.

Eles também adicionam adoçante para manter a doçura. No entanto, embora pareça uma boa opção, isso acarreta muitas consequências negativas. Os adoçantes afetam a flora intestinal, produzem distúrbios metabólicos, e doenças gastrointestinais.

Doces e barra sem açúcar fazem você inconscientemente querer consumir maior quantidade, e causa ansiedade para comer alimentos mais calóricos. Nesta situação, nosso cérebro recebe o sinal de que deve receber as calorias que nunca chegam a ele.

Você deveria ler: 7 batidas nutritivas para o café da manhã todos os dias da semana

Alguns fatos sobre as barras sem açúcar

A Organização de Consumidores e Usuários (OCU) da Espanha, que tem 3.000 membros, publicou um estudo depois de comparar a composição nutricional de um barra sem açúcar com uma tradicional. Os resultados mostraram o seguinte:

  • Uma barra tradicional contém 4,5% menos gordura do que a sua versão sem açúcar.
  • A diferença na quantidade de açúcar entre a versão comum e a “light” é de 91%.
  • A barra sem açúcar reduz apenas o seu valor calórico em 11%.
Barras sem açúcar

De acordo com esses dados, não faria mal algum ter cautela sobre o consumo dessas barras. Nesse sentido, você pode comer com moderação a versão tradicional desses lanche, já que aqueles sem açúcar podem conter quantidades exorbitantes de gorduras saturadas.

Outras considerações

Como vimos, não é absurdo dizer que os barras e os doces sem açúcar engordam quase o mesmo que as suas versões tradicionais. Sim, há uma diferença entre um e outro, mas não o suficiente para pensar que um deles não engordará.

Por outro lado, não se pode afirmar que um é mais saudável do que outro, uma vez que eles basicamente contêm a mesma quantidade de gordura. Assim, a barra sem açúcar pode ser consumida em maior quantidade? A resposta é negativa. O simples fato de que ela contém menos açúcar não a torna mais saudável.

Dito isto, os diabéticos devem comer a mesma quantidade destes lanches sem açúcar como uma pessoa saudável, até um pouco menos. As gorduras saturadas e trans desses produtos aumentam os níveis de colesterol e triglicérides.

As barras e doces sem açúcar são uma solução?

O nutricionista e escritor Aitor Sánchez explicou em um artigo chamado “Barras e doces sem açúcar: são uma opção saudável?” Que esses alimentos são prejudiciais à saúde. Sugere que a substituição do açúcar por adoçantes ou frutose produz distúrbios de longo prazo no bem-estar de seu corpo.

Ele afirma que os adoçantes mantêm o consumidor acostumado com o sabor adocicado. Da mesma forma, esclarece que a frutose não oferece muitas vantagens, mas se trata de um açúcar que deve ser limitado tanto quanto possível.

Você estaria interessado em ler: A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável

As barras e doces sem açúcar não são uma opção totalmente saudável

Nesse sentido, devemos considerar que esses produtos não são uma opção totalmente saudável. Investigar e aprender sobre cada um deles é ideal para saber o que estamos consumindo. Lembre-se que uma dieta equilibrada oferece muitas outras opções para lanches. Que podem ser frutos secos, nozes ou frutas, só para citar algumas.

Isso não significa que você deve eliminar a barra sem açúcar e outros doces de sua vida. Podem fazer parte de uma dieta equilibrada, sem excesso.

Em qualquer caso, se você tiver dúvidas sobre se eles devem ou não ser incluídos no seu plano alimentar, consulte um nutricionista. Que lhe dará as respostas apropriadas, dependendo das características do seu organismo.