Barbie quebra seus estereótipos
Barbie, a boneca mais famosa e questionada, deixa para trás seu estereótipo de beleza feminina. Muda seu aspecto físico para mostrar às meninas versões mais realistas do corpo da mulher.
A Mattel, companhia fabricante, ampliou sua coleção com três novos modelos anatômicos e sete cores diferentes de pele.
Depois de décadas de críticas e polêmicas a respeito das medidas perfeitas, a fabricante atende a petição de milhões de pessoas.
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Apresenta suas novas versões “petite”, “tall” e “curvy”. A boneca se mostrará: baixinha, alta e com mais curvas, respectivamente.
A que mais chamou a atenção é a voluptuosa, com quadris mais largos e uma silhueta que se aproxima muito do modelo de beleza feminina real.
Uma nova aposta da Mattel
Há mais de 50 anos que Barbie conservava a figura alta e magra, que destoava muito da realidade do corpo feminino, mas que influenciava meninas de todo o mundo a buscar uma silhueta mais magra e “perfeita”.
Desde suas primeiras versões recebeu fortes críticas. Causou indignação pelo conceito de beleza que mostrava para as meninas, muito além de ser uma simples boneca.
Além disso, a Barbie tem sido um dos brinquedos mais populares e vendidos de toda a história, arrasando em vendas durante décadas em quase todos os cantos do mundo.
No entanto, para a Mattel tudo mudou nos últimos anos. A boneca que fora durante décadas seu brinquedo mais vendido, agora está em uma crise, deixando perdas milionárias.
Durante o ano de 2012 foi registrada uma redução das vendas de 20% com relação a anos anteriores.
A companhia quis inovar lançando coleções com novas profissões e interessantes acessórios, mas não recuperou seu lugar de preferência.
A chegada ao mercado de bonecas como Elsa, a protagonista do filme Frozen, gerou aos produtores da Barbie perdas milionárias.
E mesmo que Elsa seja uma loira com medidas que não se diferenciam muito das da Barbie, traz consigo um exemplo de força, valentia e irmandade que chamou a atenção das meninas e a dos pais.
Evelyn Mazzoco, vice-presidente e gerente geral da marca, teve a tarefa de ver quais podiam ser as razões pelas quais perdeu tantas preferências.
Barbie deixa de ter preferência
A empresa determinou que os pais estavam se inclinando por brinquedos mais inspiradores, portanto, iniciou o Projeto Amanhecer. Assim, a companhia quis ampliar essa visão de beleza que as meninas têm desde seus primeiros anos.
“Acreditamos que temos uma responsabilidade para com as meninas e os pais de retratar um olhar mais amplo da beleza”, disse Mazzoco.
Foram adicionados vários tons de pele e estilos de cabelo, assim como a possibilidade de utilizar sapatos diferentes aos dos saltos altos.
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Mídias como a prestigiosa revista Time dedicaram sua capa. Asseguram que é um dos acontecimentos mais importantes para a representação comercial do ideal corporal feminino.
Por outro lado, adicionam que existe o risco de falhar com esta iniciativa logística pela reação ante os nomes dos três novos modelos.
A Mattel também está preparando uma linha de atenção especial com a qual tentarão resolver as consequências do Projeto Amanhecer.
As bonecas estão disponíveis em pré-venda no site shop.mattel.com e sua entrega ao público se iniciará no mês de fevereiro.
A exibição em lojas físicas dos Estados Unidos será a princípios de março.
O projeto terá sucesso? Por agora é uma pergunta muito difícil de resolver. Talvez em alguns meses a mesma companhia anuncie o impacto no mercado e, principalmente, a nível social.
Então, o que você acha? As meninas devem seguir um modelo ou devem ser elas mesmas? Dê sua opinião e compartilhe com a gente.
Nos próximos artigos mais informações e curiosidades. Então, continue conosco.
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- Dittmar, H., Halliwell, E., & Ive, S. (2006). Does Barbie make girls want to be thin? the effect of experimental exposure to images of dolls on the body image of 5- to 8-year-old girls. Developmental Psychology. https://doi.org/10.1037/0012-1649.42.2.283
- Rice, K., Prichard, I., Tiggemann, M., & Slater, A. (2016). Exposure to Barbie: Effects on thin-ideal internalisation, body esteem, and body dissatisfaction among young girls. Body Image. https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2016.09.005
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