Aprenda como preparar mussacá grega

· 26 de janeiro de 2019
Embora a receita original de mussacá inclua leite e carne, podemos transformá-la em uma opção vegetariana se as substituirrmos por leite de amêndoas e seitam, ou soja texturizada.

Dentro do universo maravilhoso que representa a gastronomia grega, encontra-se um prato realmente delicioso que vale a pena incorporar em nosso menu: a mussacá ou μουσακάς (mousakas). 26

Em geral, a mussacá é servida na hora do almoço, como prato único ou como segundo prato. De qualquer forma, é uma refeição muito nutritiva e saborosa, que sem dúvida nos deixará satisfeitos, ao mesmo tempo que nos fornece o necessário para continuar a jornada com o pé direito.

A mussacá grega

A mussacá grega com beringela

A receita que apresentamos abaixo é projetada para um total de quatro a seis pessoas, aproximadamente. Caso o número varie, teremos que fazer os ajustes necessários nas quantidades. O que deve prevalecer é o uso do azeite de oliva, e os condimentos que mencionamos, pois são eles que dão um sabor distinto à mussacá.

Você está interessado em ler: Como queimar gordura e controlar o colesterol com água de berinjela

Ingredientes para a base

  • Azeite de oliva
  • Vinagre de vinho tinto
  • 1 cebola pequena
  • ½ quilo de berinjela
  • 1 colher de sopa de orégano (15 g)
  • Carne de cordeiro picada (400 g)
  • 1 colher de sopa de pasta de tomate (20 g)
  • 3 colheres de sopa de vinho branco (45 ml)
  • 1 ½ colheres de sopa de queijo parmesão ralado (30 g)
  • Condimentos: sal marinho grosso

Ingredientes para o molho bechamel

  • 2 xícaras de leite (500 ml)
  • 2 colheres de sopa de margarina (40 g)
  • ½ xícara de farinha (60 g)
  • Condimentos: sal fino, pimenta do reino, noz-moscada

Preparação do molho bechamel

Mussacá grega de carne

  1. Em uma panela aquecida em fogo médio, derreta a margarina. Uma vez que esteja suficientemente líquida, adicione a farinha e misture bem, com movimentos lentos e envolventes. A farinha deve ser torrada durante este processo.
  2. Aqueça o leite em uma panela em fogo médio. Quando chegar ao seu ponto de ebulição, apague o fogo.
  3. Adicione o leite à mistura de farinha e margarina. Continue mexendo a mistura para evitar grumos.
  4. Deixe cozinhar por 5 minutos para que o bechamel atinja uma boa consistência. Em seguida, desligue o fogo e continue a temperar com um toque de sal, pimenta do reino, e noz-moscada.

Não perca: 7 mudanças que você pode fazer HOJE para melhorar sua saúde cardiovascular

Preparo da mussacá  

  1. Em primeiro lugar, lave e corte as berinjelas em fatias finas (meio centímetro). Em seguida, coloque-as em um recipiente, e polvilhe com sal marinho grosso. Deixe descansar por uma hora.
  2. Cerca de cinco minutos antes do final do tempo de repouso, coloque uma panela para aquecer em fogo médio.
  3. Logo depois, seque as berinjelas com uma folha de papel absorvente e frite-as com bastante óleo. Elas devem ficar douradas dos dois lados.
  4. Assim que estiverem prontas, escorra bem as berinjelas e reserve em um prato.
  5. Enquanto isso, marine a carne de cordeiro com vinagre, nozes torradas, e azeite de oliva em abundância.
  6. À parte, descasque e pique a cebola, e leve para fritar em uma panela junto com duas colheres de sopa de tomate. Uma vez cozidas, adicione um toque de vinho branco e orégano.
  7. Posteriormente, deixe o molho ferver por cerca de meia hora.
  8. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  9. Em outra panela, cozinhe a carne de cordeiro até atingir seu ponto médio. Depois de pronta, reserve.
  10. Assim que você tiver o molho, acrescente o sal e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Misture com movimentos envolventes.
  11. Por outro lado, despeje o molho de tomate e a cebola sobre a carne, e mexa.
  12. Unte uma forma com apenas um pouco de azeite. Polvilhe algumas migalhas de pão por todo a forma, e em seguida coloque as berinjelas fritas.

Como montar a mussacá

  1. Nas berinjelas, adicione uma camada de carne, e outra camada de molho bechamel. Realize este procedimento até obtermos 3 camadas. A última camada deve ser de molho bechamel.
  2. Finalmente, leve ao forno por durante 30 ou 40 minutos, aproximadamente. Desta forma, a mussacá vai cozinhar bem, e ter uma cobertura ligeiramente dourada, que será muito apetitosa.

Deve-se notar que existem muitas maneiras de preparar a mussacá, uma vez que cada pessoa incorpora suas preferências na receita. No entanto, o importante é que o tempero seja sempre mantido: aquela mistura de ingredientes mediterrâneos com influências orientais, tão ricas quanto únicas no mundo.