Aprenda como preparar mussacá grega
Dentro do universo maravilhoso que representa a gastronomia grega, encontra-se um prato realmente delicioso que vale a pena incorporar em nosso menu: a mussacá ou μουσακάς (mousakas). 26
Em geral, a mussacá é servida na hora do almoço, como prato único ou como segundo prato. De qualquer forma, é uma refeição muito nutritiva e saborosa, que sem dúvida nos deixará satisfeitos, ao mesmo tempo que nos fornece o necessário para continuar a jornada com o pé direito.
A mussacá grega
A receita que apresentamos abaixo é projetada para um total de quatro a seis pessoas, aproximadamente. Caso o número varie, teremos que fazer os ajustes necessários nas quantidades. O que deve prevalecer é o uso do azeite de oliva, e os condimentos que mencionamos, pois são eles que dão um sabor distinto à mussacá.
Você está interessado em ler: Como queimar gordura e controlar o colesterol com água de berinjela
Ingredientes para a base
- Azeite de oliva
- Vinagre de vinho tinto
- 1 cebola pequena
- ½ quilo de berinjela
- 1 colher de sopa de orégano (15 g)
- Carne de cordeiro picada (400 g)
- 1 colher de sopa de pasta de tomate (20 g)
- 3 colheres de sopa de vinho branco (45 ml)
- 1 ½ colheres de sopa de queijo parmesão ralado (30 g)
- Condimentos: sal marinho grosso
Ingredientes para o molho bechamel
- 2 xícaras de leite (500 ml)
- 2 colheres de sopa de margarina (40 g)
- ½ xícara de farinha (60 g)
- Condimentos: sal fino, pimenta do reino, noz-moscada
Preparação do molho bechamel
- Em uma panela aquecida em fogo médio, derreta a margarina. Uma vez que esteja suficientemente líquida, adicione a farinha e misture bem, com movimentos lentos e envolventes. A farinha deve ser torrada durante este processo.
- Aqueça o leite em uma panela em fogo médio. Quando chegar ao seu ponto de ebulição, apague o fogo.
- Adicione o leite à mistura de farinha e margarina. Continue mexendo a mistura para evitar grumos.
- Deixe cozinhar por 5 minutos para que o bechamel atinja uma boa consistência. Em seguida, desligue o fogo e continue a temperar com um toque de sal, pimenta do reino, e noz-moscada.
Não perca: 7 mudanças que você pode fazer HOJE para melhorar sua saúde cardiovascular
Preparo da mussacá
- Em primeiro lugar, lave e corte as berinjelas em fatias finas (meio centímetro). Em seguida, coloque-as em um recipiente, e polvilhe com sal marinho grosso. Deixe descansar por uma hora.
- Cerca de cinco minutos antes do final do tempo de repouso, coloque uma panela para aquecer em fogo médio.
- Logo depois, seque as berinjelas com uma folha de papel absorvente e frite-as com bastante óleo. Elas devem ficar douradas dos dois lados.
- Assim que estiverem prontas, escorra bem as berinjelas e reserve em um prato.
- Enquanto isso, marine a carne de cordeiro com vinagre, nozes torradas, e azeite de oliva em abundância.
- À parte, descasque e pique a cebola, e leve para fritar em uma panela junto com duas colheres de sopa de tomate. Uma vez cozidas, adicione um toque de vinho branco e orégano.
- Posteriormente, deixe o molho ferver por cerca de meia hora.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Em outra panela, cozinhe a carne de cordeiro até atingir seu ponto médio. Depois de pronta, reserve.
- Assim que você tiver o molho, acrescente o sal e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Misture com movimentos envolventes.
- Por outro lado, despeje o molho de tomate e a cebola sobre a carne, e mexa.
- Unte uma forma com apenas um pouco de azeite. Polvilhe algumas migalhas de pão por todo a forma, e em seguida coloque as berinjelas fritas.
Como montar a mussacá
- Nas berinjelas, adicione uma camada de carne, e outra camada de molho bechamel. Realize este procedimento até obtermos 3 camadas. A última camada deve ser de molho bechamel.
- Finalmente, leve ao forno por durante 30 ou 40 minutos, aproximadamente. Desta forma, a mussacá vai cozinhar bem, e ter uma cobertura ligeiramente dourada, que será muito apetitosa.
Deve-se notar que existem muitas maneiras de preparar a mussacá, uma vez que cada pessoa incorpora suas preferências na receita. No entanto, o importante é que o tempero seja sempre mantido: aquela mistura de ingredientes mediterrâneos com influências orientais, tão ricas quanto únicas no mundo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.