Aprenda a fazer pão italiano de maneira fácil e deliciosa

A Itália é a mãe de muitas receitas famosas, dos seus molhos fantásticos à sua variedade incomparável de massas e ensopados. Mas e o pão? Chegou a hora de aprender a fazer pão italiano.

Quem teria imaginado que na Itália eles também teriam uma reputação de excelentes padeiros? Eles são ótimos na gastronomia, então era de se esperar. Hoje você aprenderá a fazer pão italiano de uma maneira muito fácil e dinâmica.

Ele na verdade é conhecido pelo nome de pão ciabatta, mas para nós acabou sendo chamado de pão italiano.

Agora, certamente você leu em muitos lugares que comer pão é “perigoso para a saúde”, aumenta o risco de ganho de peso ou que ele é carregado de carboidratos, gorduras e farinhas refinadas.

Farinha para pão

Em honra da verdade e informações com valor, devemos explicar várias coisas sobre esse assunto. Nesse sentido, é necessário esclarecer o que são os carboidratos e quais são as consequências reais das farinhas refinadas. Lembre-se também de algo que sempre falamos aqui no MCS como recomendação e como ajuda em face de tanta confusão: a chave para tudo está nas porções e no seu ritmo de vida.

Consumir este tipo de pão ou qualquer outro, mesmo que seja doce ou acompanhado de outros ingredientes, como chocolate ou geleia, não o torna prejudicial ou “negativo”. O que você tem que ter em mente é quantas calorias você ingere diariamente e como você costuma escolher seus alimentos.

Após esclarecer este importante tópico, vamos continuar a ensinar em detalhes a técnica perfeita para fazer pão italiano em sua própria cozinha.

Você deve seguir as instruções para obter um resultado satisfatório. Tenha em mente que este processo é um pouco rigoroso, mas valerá a pena dependendo do resultado que você alcançar.

Como fazer pão italiano em casa?

Truques para fazer pão italiano

Pães caseiros

Antes de começarmos a falar sobre as indicações para fazer este tipo de pão, é necessário mencionar uma série de dicas e pequenos truques que você deve considerar ao fazer a massa.

Ao contrário do que acontece com o pão tradicional, o italiano tem uma particularidade que o torna excepcional. Para ser bem-sucedido nesta receita, você vai precisar de uma massa muito úmida. Então, a maneira de prepará-lo não é tão convencional quanto você poderia imaginar a princípio.

Nesse sentido, o verdadeiro truque está na fermentação, tanto pelo sabor quanto pela textura. Você deve contar com pelo menos 12 horas para adquirir a fermentação necessária.

Não se preocupe, você está prestes a descobrir o que deve fazer para conseguir prepará-lo. É mais simples do que você imagina, embora seja necessários ter paciência. Como pode ver, não é uma receita para se fazer em 20 minutos.

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo (360 g)
  • 1 xícaras de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de fermento seco (15 g)
  • 3 colheres de sopa de sal (45 g)
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)

Preparação

  • Você precisa saber que precisará fazer 2 tipos de massas. A primeira, pelo menos 12 horas antes, para alcançar a fermentação necessária, e a segunda no dia seguinte.
  • Portanto, esses dados não podem ser omitidos. Caso contrário, você não alcançará a autenticidade ou o sabor do pão italiano.
  • Você fará a primeira massa misturando a farinha de trigo, a água, o fermento e o sal. Quase sem sová-la, você deve deixá-la coberta com um pano a noite toda para que a massa fermente.
  • No dia seguinte, será a vez de complementar com a outra massa.
  • Faça o mesmo: adicione a farinha de trigo em uma tigela, com água, fermento seco e sal. Desta vez você vai deixar descansar por 3 horas.
  • Após o tempo indicado, mexa um pouco a massa com as mãos e acrescente o mel.
  • Em seguida, deixe a massa fermentar (e aumentar de tamanho) ao ar livre por mais 20 minutos antes de levá-la ao forno.
  • Se você notar algo seco ou rachado ao toque, não cometa o erro de adicionar mais água ou farinha. Deixe assim.
  • Preaqueça o forno a 220 ºC.
  • Em seguida, molde a massa em um retângulo e coloque-o em uma assadeira.
  • Asse por 30 minutos e, quando você vir que a massa está inchada e dourada, dê pequenas batidinhas.
  • Se o pão soar oco ao toque, é um sinal de que está finalizado e pronto para comer.
Recomendados para você