Anemia em crianças: 7 sinais de alerta

23 de julho de 2019
A anemia em crianças é uma situação grave, que requer um diagnóstico precoce. Identificar rapidamente os sintomas é importante para evitar futuras complicações.

A anemia em crianças é considerada uma das doenças de maior interesse dentro da saúde pública, pelas graves consequências que pode gerar no desenvolvimento infantil.

Ela afeta a quase 50% das crianças em idade pré-escolar, entre os 6 e os 24 meses de vida.

São muitos os estudos que foram realizados em busca da principal causa desta alteração e das ferramentas mais aconselháveis para combatê-la. Saiba mais em seguida.

O que é a anemia?

A anemia é uma queda nos níveis de hemoglobina do sangueEsta é a encarregada por transportar o oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos. Por isso, uma queda nas taxas de hemoglobina leva a uma queda no fornecimento de oxigênio aos órgãos.

Existem algumas situações excepcionais, como na gravidez, por exemplo, nas quais se considera normal que os níveis de hemoglobina fiquem abaixo da faixa limite determinada nos laboratórios.

Mas, sempre que existirem dados que indiquem o desenvolvimento de uma possível anemia, é necessário realizar uma consulta com o médico especialista para a interpretação de todos esses valores.

Tipos de anemia em crianças

De acordo com a causa da anemia, é possível classificá-la em diferentes tipos:

  • Menor produção de glóbulos vermelhos. A medula óssea é a encarregada por produzi-los e, para isso, precisa de ferro, folatos e vitamina E.
  • Destruição dos glóbulos vermelhos. O termo médico é hemólise e consiste em uma eliminação das hemácias mais rápido do que o normal.
  • Perda de ferro. Costuma ser frequente em quadros de hemorragia ou pelo consumo insuficiente de ferro na dieta.

Também pode te interessar ler: Anemia ferropriva em crianças: tudo que você precisa saber

Sintomas que indicam anemia em crianças

1. Cansaço ou fatiga

Criança com fadiga

O termo usado na medicina para este sintoma é astenia. Diante da presença do mesmo convém procurar por um especialista em pediatria que avaliará, por meio dos exames físicos necessários, a possível causa.

A fatiga ou cansaço é difícil de definir, ainda mais em uma criança. Por isso, sempre deve-se considerar que deve ser um sintoma extremo. Na criança se aprecia como um menor rendimento físico e um desejo contínuo de descanso.

2. Irritabilidade

Este sintoma costuma acompanhar o cansaço e, assim como este último, é muito difícil de identificar corretamente. Muitas crianças apresentam quadros de birra ou irritabilidade próprios desse estado ou por diferentes causas.

3. Anorexia na anemia em crianças

A perda de apetite é outro dos grandes sintomas que se associa à anemia em crianças. Porém, é um quadro que pode aparecer de forma pontual devido a quadros infecciosos ou por situações concretas, como problemas na escola.

Assim, é recomendável vigiar a evolução e comprovar o tempo de duração deste quadro para solicitar a consulta com o especialista se persistir.

4. Pagofagia ou Pica

É um sintoma bastante estranho, mas que pode aparecer na presença de anemia em crianças. Consiste na ingestão de produtos não alimentares.

Essa alteração do comportamento deve ser bem monitorada pelos pais ou responsáveis, que precisam solicitar uma consulta com o médico com urgência; especialmente para as possíveis intoxicações que podem ocorrer a partir disso.

5. Palidez ou icterícia da pele ou mucosas

A anemia em crianças provoca cansaço

Uma mudança na cor da pele indica uma queda no número de glóbulos vermelhos do sangue. Se essas mudanças ocorrem esporadicamente e sua recuperação é rápida, geralmente está associada a sintomas agudos que se resolvem. Mas se persistem por vários dias, é aconselhável visitar o pediatra para uma avaliação.

Não deixe de ler ademais: Icterícia em bebês: sintomas e tratamento

6. Taquicardia na anemia em crianças

Uma frequência cardíaca alta ou a sensação de palpitações são quadros frequentes de uma possível anemia em crianças. Esta sintomatologia costuma se apresentar em crianças com tonturas, possível dor no peito ou dificuldade de respirar.

Quando este quadro ocorre com frequência em uma criança, deve-se consultar um pediatra para uma avaliação correta, uma vez que também pode ser devido a outros tipos de problemas.

7. Queda de cabelo ou unhas fracas

Um dos sintomas que aparecem na anemia em crianças são unhas enfraquecidas e perda de cabelo. Dependendo da idade da criança, este último pode ser mais difícil de identificar devido à presença de cabelos muito finos.

Conclusão

Por fim, para concluir, existem muitos sintomas que podem aparecer em um caso de anemia em crianças. Devemos estar atentos para detectar qualquer problema a tempo e evitar possíveis complicações. Se houver alguma dúvida, o pediatra sempre estará à disposição para consultá-lo.

  • Zavaleta, N., & Astete-Robilliard, L. (2017). Efecto de la anemia en el desarrollo infantil: consecuencias a largo plazo. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, 34(4), 716. https://doi.org/10.17843/rpmesp.2017.344.3346
  • L.M., L., K.S., P., & S.-R., P. (2017). Iron and Cognitive Development: What Is the Evidence? Annals of Nutrition and Metabolism, 71(3), 25–38. https://doi.org/10.1159/000480742
  • Reboso Perez, J., Jiménez Acosta, S., Cabrera Nuñez, E., & Pita-Rodríguez, G. (2005). Anemia por deficiencia de hierro en niños de 6 a 24 meses y de 6 a 12 años de edad. Revista Cubana Salud Pública.