Americano utiliza método excêntrico para permanecer jovem por mais tempo
As pessoas procuram diferentes maneiras para não envelhecer. No entanto, o milionário Bryan Johnson apostou em uma maneira inusitada de permanecer jovem por mais tempo.
Ele tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais por sua rotina porque gasta por volta de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões), empregando e contratando uma equipe com 30 médicos e especialistas em saúde que monitoram todas as suas funções corporais para ajudar no que ele chama de Operação Blueprint — transfusões para troca de sangue.
Como funciona a operação Blueprint
As transfusões de sangue são feitas entre os membros da família Johnson. É preciso destacar que apenas o plasma de Talmage (filho de Bryan), é doado. Igual a todo plasma, este não carrega as células sanguíneas, como os glóbulos brancos ou vermelhos, mas é rico em proteínas, incluindo anticorpos. Com o avanço da idade e o envelhecimento natural, as concentrações dessas proteínas tendem a variar.
Antes de receber o plasma da doação, Bryan e seu pai Richard passam por uma coleta de sangue, onde é removida uma quantia equivalente de sangue daquela que será, em seguida, recebida. Na equação familiar, apenas o mais novo não recebe novas proteínas através do plasma.
O feito foi chamado por Bryan de “a primeira troca de plasma multigeracional do mundo”.
Além desses procedimentos, Bryan mantém uma rotina diferenciada e com cuidados específicos para tentar não envelhecer. Ele acorda todos os dias às 5h da manhã e realiza um treino de 1h com o total de 25 exercícios. De forma inusitada, ele segue uma dieta rigorosa, comendo o total de 1.977 calorias por dia, incluindo leite de amêndoas, nozes, linhaça e muitos vegetais misturados.
“O que faço pode parecer extremo, mas estou tentando provar que o autodano e a decadência não são inevitáveis”, disse Bryan.
Sua rotina para permanecer jovem
Bryan acorda todas as manhãs às 5 horas, toma duas dezenas de suplementos e faz exercícios por uma hora. Além disso, bebe suco verde com creatina e peptídeos de colágeno. Quando escova os dentes e usa fio dental, faz um enxágue com óleo de árvore-do-chá e gel antioxidante.
Antes de dormir, Bryan usa óculos que bloqueiam a luz azul por duas horas. Ele também monitora constantemente seus sinais vitais e passa por procedimentos médicos mensais para manter seus resultados, incluindo ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, colonoscopias e exames de sangue.
Enquanto dorme, Johnson é conectado a uma máquina que conta o número de ereções noturnas. Ele também faz medições diárias de seu peso, índice de massa corporal, percentual de gordura corporal, níveis de glicose no sangue e variações da frequência cardíaca.
De acordo com Bryan, sua rotina diária lhe deu o coração de um homem de 37 anos, a pele de um homem de 28 e a capacidade pulmonar e a forma física de um jovem de 18.
Jeff Toll, um internista que faz parte da equipe de Bryan, disse à Bloomberg News: “Trato atletas e celebridades de Hollywood, e ninguém está levando os limites tão longe quanto Bryan”.
Essa relação entre rejuvenescimento e transfusão sanguínea não tem comprovação científica em humanos. A prática chegou a se demonstrar efetiva em um estudo de 2005 da Universidade da Califórnia, em Berkeley, quando aplicada em camundongos.
No entanto, outro estudo mostrou que essa transferência de sangue entre camundongos pode, ao contrário, acelerar o processo de envelhecimento.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.