Alimentos que pioram as enxaquecas
Revisado e aprovado por a fisioterapeuta Sofía Quintana Alonso
Podemos atribuir as enxaquecas a diferentes causas, por exemplo, trabalhar excessivamente e não descansar o suficiente.
No entanto, sabia que existem alimentos que pioram a enxaqueca? Neste artigo, diremos quais são para tentar evitá-los ou reduzir seu consumo.
O que desencadeia a enxaqueca
Certos alimentos contêm uma substância chamada histamina que desencadeia a dor de cabeça.
Portanto, em vez de você tomar um analgésico, recomendamos que evite comer alimentos que piorem esse quadro.
A enxaqueca pode ocorrer a qualquer momento do dia e durar várias horas. A luz ou barulhos aumentam os sintomas. Em casos mais graves vem acompanhada por vômitos, náuseas, ou vertigens.
O estresse, a falta de sono, o excesso de trabalho e problemas cotidianos podem causar severas dores de cabeça. Odores, ruídos, mudanças climáticas ou mesmo hormonais, também podem desencadeá-las.
No entanto, muitos não sabem que os alimentos que ingerimos também podem ser gatilhos da enxaqueca.
Além disso, em alguns casos, a origem pode estar na intolerância a certos alimentos. O sistema imunológico deve “combater” esses componentes e liberar substâncias que se tornam dores de cabeça.
Recomendamos que leia: Quais os alimentos aumentam a dor de cabeça
Quais os alimentos que provocam as enxaquecas
Seria bom observar o que se está ingerindo, ou o que anda comendo antes de sofrer um ataque de enxaqueca.
Embora possa ser provocada por outros fatores é provável que a causa esteja na sua alimentação.
Estes são os alimentos que pioram a dor de cabeça:
-
Feijão
Qualquer tipo de feijão ou grãos contêm taninos, uma substância que desencadeia a enxaqueca.
Para melhorar a situação seria apropriado reduzir o seu consumo ao máximo ou deixar de consumi-lo. Notará a diferença.
-
Picles
Não é na verdade apenas os picles, mas também alimentos enlatados como:
- Pimentas
- Berinjelas
- Azeitonas
- Cenouras
Evite comer qualquer coisa preparada através de processos que incluem salmoura ou vinagre.
-
Pimenta picante
Se for daqueles que ama comida mexicana, infelizmente deve reduzir a sua ingestão de pratos com pimentão, ou pimenta picante.
- A capsaicina contida na pimenta pode causar dor de cabeça ou piorar a enxaqueca se comer este alimento durante um episódio da mesma.
-
Frutos secos
São muito ricos, estão cheios de proteína e saciam o apetite. No entanto, não são bons para quem sofre enxaqueca toda semana.
As amêndoas, nozes, castanha de caju (entre outros frutos secos) contêm uma substância chamada sulfito, que aumenta as dores.
-
Abacates e ameixas
Colocamos ambas no mesmo grupo, pois são gatilhos para a enxaqueca e possuem o mesmo componente: tiramina.
Se gostar de consumir abacate como substituto de temperos ou ameixas ou como uma sobremesa saudável, pelo menos intervale sua ingestão, que deve ser no máximo uma vez por semana.
-
Bananas e frutas cítricas
A combinação de tiramina e histamina desses frutos é a principal causa de dor de cabeça.
Isso não significa que deva parar de comer bananas ou frutas cítricas que são tão boas para a saúde. A ideia é reduzir sua ingestão, ou evita-las quando estiver sofrendo de enxaqueca.
-
Farinhas
- Ainda que a farinha de trigo integral seja mais saudável do que a refinada, a verdade é que ambos os tipos podem causar enxaquecas.
- Isto é porque contém um elemento químico de origem natural, denominado cumarina, que é potencializado quando em contato com a levedura.
Portanto, recomendamos que reduza a ingestão de pão, biscoitos, pizzas e massas.
-
As carnes processadas
Os embutidos, salsichas, presunto e bacon contêm muitas substâncias que podem piorar as enxaquecas.
Estes alimentos além de conter tiramina, são produzidos com conservantes e outros produtos químicos que não são bons quando se tem enxaqueca com muita frequência.
-
Queijo
Especialmente no caso dos queijos que são envelhecidos ou fermentados durante anos usando diferentes técnicas de conservação (tais como defumação e salga), seus sabores são mais intensos e podem aumentar a enxaqueca.
Por isso, tente não consumir queijo parmesão, prato, cuia, padanno ou pecorino.
-
Produtos lácteos
O creme de leite e o leite são os laticínios que mais contêm gordura, e por isso devemos evitá-los se a cabeça doer muito.
Aportam caseína e colina, dois compostos relacionados ao mal-estar e à intolerância.
- Do mesmo modo, a manteiga, o iogurte ou outros produtos desnatados, também podem piorar os sintomas.
-
Bebidas Alcoólicas
Não são apenas ruins para a saúde, se ingeridas em excesso, mas também contêm tiramina que causam enxaquecas, tonturas e desorientação.
Além disso, não se deve beber vinho tinto, porque além de tiramina, traz sulfitos e taninos que agravam o quadro.
No entanto, as consequências não são perceptíveis se consumir uma taça pequena durante o jantar.
Aconselhamos não escolher o álcool quando tiver dor de cabeça. Em vez disso, prefira água ou suco.
Veja também: 3 coisas que acontecem no seu corpo quando você dorme tarde
12. Chocolate e café
Ambos, quando consumidos como um chá ou bebida, fornecem cafeína, taninos, e outros compostos ruins capazes de “disparar” a dor de cabeça. Mesmo o café descafeinado causa enxaqueca, principalmente quando combinado com leite.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Maintz, L., and Novak, N. (2007). Histamina e intolerancia histamínica. Am J Clin Nutr 85, 1185–961185.
- del Rocío Meza-Velázquez, M., Carlos López-Márquez, F., Gerardo Rosales-González, M., Gutiérrez-Díaz, N., Rivera-Guillen, M., Espinosa-Padilla, S., Palacio, G., de Medicina, F., Torreón, U., and Nacional de Pediatría, I. (2014). Presentación de enfermedad alérgica y migraña: ¿puede deberse a un défi cit en la degradación de histamina? Alergia, Asma E Inmunología Pediátricas 23, 43–47.
- Zaninovic’, V. (2001). Migrañas: Fisiopatología y tratamiento. Colombia Medica 32, 86–88.
- MedlinePlus. Migraña. https://medlineplus.gov/spanish/migraine.html
- J Headache Pain. 2019 Mar 25;20(1):30. Histamine and Migraine Revisited: Mechanisms and Possible Drug Targets. doi: 10.1186/s10194-019-0984-1.
- Instituto Nacional de Pediatría de México. Presentación de enfermedad alérgica y migraña: ¿puede deberse a un déficit en la degradación de histamina? http://repositorio.pediatria.gob.mx:8180/handle/20.500.12103/2717
- Food Chem Toxicol. 1989 May;27(5):283-7. The Histamine Content of Oriental Foods. doi: 10.1016/0278-6915(89)90129-4.
- Int J Clin Pract. 2010 Mar;64(4):457-9. Capsaicin Jelly Against Migraine Pain. doi: 10.1111/j.1742-1241.2009.02294.x.
- KRANION 2003;3:16-27. Tratamientos alternativos en migrañay otras cefaleas. http://www.kranion.es/images/2003_03_02_016-027.pdf
- Ann Allergy Asthma Immunol. 2003 Sep;91(3):233-40; quiz 241-2, 296. Intolerance to Dietary Biogenic Amines: A Review. doi: 10.1016/S1081-1206(10)63523-5.
- Preventing Headaches & Migraines. Foods that cause migraine. https://books.google.com.ar/books?id=IKdsCQAAQBAJ&pg=PA41&lpg=PA41&dq=I+study+flour+and+migraine&source=bl&ots=OQ_wmGAzT2&sig=ACfU3U27igeWrxGZAoBZ52JhOolkp8nWhw&hl=es-419&sa=X&ved=2ahUKEwiZzce5j8_pAhWD-qQKHcbUD1kQ6AEwC3oECAoQAQ#v=onepage&q=I%20study%20flour%20and%20migraine&f=false
- 9ª Reunión de la red temática BAL. (2015). ¿Qué bacterias son responsables de la acumulación de histamina en queso? http://digital.csic.es/handle/10261/141666
Endocrinología y Nutrición. Volume 56, Issue 5, May 2009, Pages 241-250. Intolerancia alimentaria. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S157509220971407X - Alcohol Alcohol. Mar-Apr 1999;34(2):141-7. Alcohol-histamine Interactions. doi: 10.1093/alcalc/34.2.141.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.