Alimentos que nos ajudam a limpar as mucosidades

· 23 de dezembro de 2014
Você sabia que o abacaxi é um dos melhores alimentos para os asmáticos? Suas propriedades nos ajudam a desinflamar as vias respiratórias e a dissolver o muco.

As mucosidades são um tipo de problema muito comum. Um simples resfriado, a sinusite e, inclusive, a asma fazem com que nossas vias respiratórias sejam bloqueadas, tornando a respiração difícil e causando grande mal-estar.

Como evitar isso? Existem diferentes alimentos que servirão de grande ajuda. Leia mais e conheça-os.

Diminuir as mucosidades consumindo os seguintes alimentos

Mas, o que é realmente a mucosidade? E por que nos acomete? Bem, em primeiro lugar é preciso saber que o muco fluido e espesso é secretado por várias células de nosso corpo, como resposta a uma infecção ou a um vírus.

O problema surge quando o muco é muito espesso, quando é excessivo e não pode ser eliminado com facilidade. Além disso, se a mucosidade é escura ou amarelada, é sintoma de uma infecção.

Alergias e resfriados são situações nas quais é habitual a formação de mucosidade.

Se não conseguimos eliminar esse muco, ele pode obstruir as vias respiratórias ou, inclusive, ser armazenado nos pulmões ou nos seios nasais, dando origem à dolorosa sinusite. É preciso ter cuidado.

Leia também: Xarope para limpar o muco dos pulmões

É importante saber que existem muitos alimentos que podem nos ajudar a aliviar a infecção e o excesso de mucosidade. Lembre-se de que a alimentação desempenha um papel importante na hora de melhorar nosso estado. Anote:

1. Gengibre e limão

as mucosidades

Ricos em antioxidantes, fonte natural de vitamina C e, o que é mais importante, atuam como antibióticos naturais capazes de limpar nosso organismo de tóxicos, vírus e bactérias. São excelentes!

Além disso, atuam também como protetores celulares, evitando a acumulação de mucosidades.

Não deixe de preparar uma infusão com os dois ingredientes e tomar duas vezes por dia, uma pela manhã e outra a tarde.

Primeiramente, faça a decocção do gengibre para depois adicionar o suco de meio limão. Você verá como o organismo reage bem.

2. As propriedades curativas do abacaxi

Diz-se que o abacaxi é um dos melhores aliados dos asmáticos. Todas as suas propriedades estão ligadas à bromelaína, uma enzima proteolítica que consegue aliviar a bronquite e a pneumonia.

Ao tomarmos um copo de suco natural de abacaxi fresco, conseguiremos um bom anti-inflamatório, ideal para os pulmões e para aliviar a asma.

Assim, conseguiremos respirar muito melhor e diminuiremos toda a inflamação das vias respiratórias. Dessa forma, não duvide! O abacaxi é uma maravilha terapêutica.

3. Toranjas e melancia

as mucosidades

O caso das toranjas é muito especial e precisamos considerá-la.

Consumir pelo menos uma toranja por dia já fará muito por nossa saúde, pois ela tem a capacidade de reduzir o sal do organismo, assim como de eliminar a mucosidade e o inchaço através de nossas vias respiratórias.

Além disso, atua como um grande anti-inflamatório natural.

Uma curiosidade a se destacar é que uma forma muito agradável de preparar um remédio simples para acabar com a mucosidade é misturando o suco fresco de melancia com suco de toranja.

Essa mistura vai eliminar toxinas e agir como solvente da mucosidade.

4. Sucos de laranja e kiwi

as mucosidades

Um suco medicinal ideal para as manhãs. Uma injeção natural de vitamina C e antioxidantes que não devemos recusar.

As laranjas combinadas com os kiwis atuam como guerreiras contra a mucosidade, eliminando toxinas e diminuindo inflamações. Vale a pena provar!

5. Os melhores vegetais que não podem faltar

Tome nota dos vegetais que não devem faltar na sua alimentação sempre que sofrer com a produção de muco: alho, salsão, cebola, aspargo e couve-flor.

Consuma-os sempre frescos, visto que com eles conseguirá uma defesa maravilhosa contra qualquer doença infecciosa.

Se você, por exemplo, preparar uma sopa com esses vegetais, conseguirá dissolver a mucosidade. Isso porque eles impulsionam a imunidade.

Portanto, não devem faltar em sua alimentação. Além disso, também são excelentes antibióticos naturais.

6. As melhores ervas medicinais

as mucosidades

Elas desobstruem, abrem nossas vias respiratórias, atuam como antibióticos naturais e são um grande recurso da medicina natural, que nos serve de grande ajuda.

Se você preparar infusões com elas, obterá uma grande ajuda. Além disso, também é possível adicioná-las às suas refeições ou em saladas, já que ajudam a conservar suas propriedades.

Quer saber quais ervas te ajudarão a eliminar a mucosidade? Anote: menta, eucalipto, tomilho e alecrim.

Leia também: Chá de menta, um dos melhores aliados da dieta

Elas conseguem diminuir inflamações e também são adequadas para crianças. É possível encontrá-las em lojas de produtos naturais e feiras. Utilize-as e você não vai se arrepender.

Alimentos que deve evitar quando estiver com muito muco

as mucosidades

É preciso ter cuidado. Existem determinados alimentos que podem agravar mais a situação do muco.

Em certas ocasiões, não sabemos quais alimentos são esses e, sem querer, pioramos ainda mais o quadro. Assim, vale a pena anotar.

Evite os seguintes alimentos:

  • Os laticínios, como o leite, os iogurtes, os cremes, os sorvetes, etc.
  • Os alimentos de origem animal, como as carnes. É comum que esse tipo de alimento aumente ainda mais a mucosidade em nosso organismo, inclusive a conhecida mucosidade gástrica.
  • Gorduras e óleos: a manteiga e a margarina são dois grandes facilitadores da produção de muco, evite-as. Sempre será melhor, por exemplo, usar o azeite de oliva.