Você sabia que esses alimentos aumentam a pressão arterial?

12 Outubro, 2020
Existem alguns alimentos que podem aumentar a pressão arterial. Portanto, é conveniente limitar seu consumo e buscar alternativas para uma alimentação saudável. Neste espaço, vamos trazer mais detalhes sobre esse assunto.

A dieta desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial. Embora muitas pessoas ignorem esse fato, existem certos alimentos que aumentam a pressão arterial. Por isso, diante de doenças como a hipertensão, torna-se imprescindível reduzir seu consumo.

A pressão arterial é a força com a qual nosso sangue é bombeado do coração para o resto do corpo. Embora esteja sempre em constantes mudanças, pode haver aumentos, conhecidos como hipertensão, ou quedas, chamadas de hipotensão:

  • Quando os valores excedem 140 mm Hg e 90 mm Hg, pode ser considerado hipertensão.
  • Quando os valores estão abaixo de 100 mm Hg e 60 mm Hg, estamos na presença de hipotensão.

Pessoas que sofrem de hipertensão tendem a precisar de medicação, enquanto pacientes que sofrem de hipotensão não. Ambos os extremos são prejudiciais à saúde do coração e uma nutrição adequada é essencial para manter os níveis.

Alimentos que aumentam a pressão arterial

Conforme a pesquisa publicada em Advances in Nutrition, padrões alimentares saudáveis, com baixo teor de alimentos como carne, doces e álcool, são determinantes para regular a pressão arterial. Estes, combinados com exercícios e perda de peso, podem minimizar os riscos de pressão alta.

Nesse sentido, é conveniente conhecer os alimentos que podem levar ao aumento da pressão arterial. Embora não seja necessário eliminá-los completamente da dieta, é aconselhável moderar seu consumo para evitar problemas. Além disso, em casos de hipotensão, pode ser benéfico consumi-los apenas em pequenas quantidades. Conheça-os!

1.  Sal

O sal é um dos alimentos que aumenta a pressão arterial. Conforme um estudo publicado em Dietary Electrolytes and Blood Pressure, é necessário reduzir seu uso nas refeições, principalmente após o diagnóstico de hipertensão.

Já o contrário, se você sofre de hipotensão, é indicado ingerir alimentos com sódio de acordo com as recomendações médicas. As conservas, por exemplo, são uma boa opção de fonte de sal em caso de queda repentina de pressão.

Saleiro em uma mesa
Diante de problemas de pressão alta, é recomendável limitar a ingestão de sal.

Veja também: Como reduzir a pressão alta com o tomate?

2. Sopas enlatadas

Algumas pessoas veem as sopas em lata como uma opção alimentar, por serem fáceis de preparar e saborosas. Contudo, devido à sua concentração de sódio, seu consumo pode levar ao aumento da pressão arterial.

De acordo com o banco de dados de nutrição do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, meia xícara dessas sopas contém até 900 mg de sódio. Comer a lata inteira pode significar até 2.000 mg desse mineral. Portanto, a melhor opção é fazer uma sopa caseira, com teor reduzido de sal.

3. Embutidos

Os embutidos, como salsichas, linguiças e presunto, são conhecidos por conter muito sal e gordura. Portanto, conforme detalhado em uma pesquisa publicada na revista PLoS One, pode haver um risco de hipertensão.

Por causa de sua baixa qualidade nutricional, recomenda-se limitar seu consumo tanto nos casos de pressão alta como nos casos de hipotensão. Em geral, seu consumo excessivo está associado ao sobrepeso e ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Recomendamos que você leia: Gorduras saudáveis para aumentar a massa muscular

4. Carne

O consumo moderado de carne pode ser benéfico quando incluído em um plano alimentar saudável e equilibrado. De acordo com uma pesquisa publicada em Science Daily, comer carne magra pode ajudar a regular a pressão em pessoas saudáveis quando incluída em uma dieta tipo DASH, junto com frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura.

No entanto, outros estudos, como um publicado no British Medical Journal, sugerem que comer carne vermelha pode aumentar o risco de hipertensão. Portanto, nesse tipo de paciente seu consumo costuma ser desaconselhado.

Um dos alimentos que podem aumentar a pressão arterial é a carne. Embora seu consumo moderado não seja um problema, em excesso é prejudicial.

Leia também: Sorvete de banana, cacau e maca peruana: deliciosa receita de verão

5. Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas é desencorajado mesmo em proporções mínimas. De acordo com informações da Clínica Mayo, beber três bebidas alcoólicas em uma mesma sessão leva a um aumento da pressão arterial. Além disso, beber com muita frequência pode causar hipertensão.

Uma dieta balanceada com baixo teor de sódio

Para evitar problemas de pressão arterial, é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada, com baixo teor de sódio. Nesse sentido, é conveniente verificar os rótulos dos produtos e evitar aqueles que contenham muito sal. Além disso, é importante solicitar exames médicos regulares, principalmente se houver histórico de hipertensão.

  • Ndanuko RN, Tapsell LC, Charlton KE, Neale EP, Batterham MJ. Dietary Patterns and Blood Pressure in Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Adv Nutr. 2016;7(1):76–89. Published 2016 Jan 15. doi:10.3945/an.115.009753
  • Simonds, S. E., Pryor, J. T., Ravussin, E., Greenway, F. L., Dileone, R., Allen, A. M., … Cowley, M. A. (2014). Leptin mediates the increase in blood pressure associated with obesity. Cell. https://doi.org/10.1016/j.cell.2014.10.058
  • Ha SK. Dietary salt intake and hypertension. Electrolyte Blood Press. 2014;12(1):7–18. doi:10.5049/EBP.2014.12.1.7 https://doi.org/10.3109/19390210903535035
  • Wu PY, Yang SH, Wong TC, et al. Association of Processed Meat Intake with Hypertension Risk in Hemodialysis Patients: A Cross-Sectional Study. PLoS One. 2015;10(10):e0141917. Published 2015 Oct 30. doi:10.1371/journal.pone.0141917
  • Penn State. “Eating lean beef daily can help lower blood pressure, study suggests.” ScienceDaily. ScienceDaily, 17 July 2014. <www.sciencedaily.com/releases/2014/07/140717142049.htm>
  • Tzoulaki I, Brown IJ, Chan Q, et al. Relation of iron and red meat intake to blood pressure: cross sectional epidemiological study. BMJ. 2008;337:a258. Published 2008 Jul 15. doi:10.1136/bmj.a258
  • Saleem TS, Basha SD. Red wine: A drink to your heart. J Cardiovasc Dis Res. 2010;1(4):171–176. doi:10.4103/0975-3583.74259