Alimentos que aumentam a pressão arterial

25 de novembro de 2019
Alguns alimentos têm propriedades que aumentam a pressão arterial; outros, por outro lado, ajudam a regulá-la. Quais você deve evitar ou limitar? Aqui nós detalharemos isso.

Controlar nossa pressão arterial é importante, e a dieta desempenha um papel essencial nisso, pois existem certos alimentos que aumentam a pressão sanguínea. Reduzir o consumo, se estiver alto, será muito benéfico para a sua saúde.

A pressão arterial é a força com a qual nosso sangue está sendo bombeado para dentro de nosso corpo. Embora esteja sempre em constantes mudanças, pode haver aumentos, conhecidos como hipertensão; ou queda de pressão, chamada hipotensão:

  • Quando os valores excedem 140 mm Hg e 90 mm Hg, pode ser considerado hipertensão.
  • Quando os valores estão abaixo de 100 mm Hg e 60 mm Hg, estamos na presença de hipotensão.

Pessoas que sofrem de hipertensão tendem a precisar de medicação, enquanto pacientes que sofrem de hipotensão não. Ambos os extremos são prejudiciais à saúde do coração e uma nutrição adequada é essencial para manter os níveis.

Alimentos que aumentam a pressão sanguínea

Conforme a pesquisa publicada em Advances in Nutrition detalhapadrões alimentares saudáveis, com baixo teor de alimentos como carne, doces e álcool, são decisivos ao regular a pressão arterial. Estes, combinados com exercícios e perda de peso, podem minimizar os riscos de pressão alta.

Nesse sentido, é conveniente conhecer os alimentos que podem levar ao aumento da pressão arterial. Embora não seja necessário eliminá-los completamente da dieta, é aconselhável moderar o consumo para evitar problemas. Além disso, em casos de hipotensão, pode ser benéfico pequenas quantidades apenas. Conheça-os!

1.  Sal

Saleiro em uma mesa

O sal é um dos alimentos que aumenta a pressão arterial de maneira mais eficaz. No caso de sofrer de hipertensão, é melhor reduzir seu uso nas refeições.

Já o contrário, se você sofre de hipotensão, é indicado que você aumente moderadamente o consumo de sal ou de alimentos ricos em sódio. Pickles são uma excelente fonte de sal em caso de queda repentina de tensão.

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2. Castanhas

As castanhas, tais como nozes, amêndoas e avelãs são uma excelente fonte de vitamina B, essencial para a manutenção de níveis de pressão arterial.

Um baixo consumo de alimentos que contêm essa vitamina pode levar a uma pressão arterial mais baixa com mais frequência. Além das castanhas, você pode encontrar vitamina B em ovos, cereais e laticínios .

3. Embutidos

Salsichas que aumentam a pressão sanguínea

Sabe-se que salsichas, linguiças e presunto contêm altos níveis de sal e gordura. Portanto, conforme detalhado por uma pesquisa publicada na revista PLoS One, pode haver um risco de aumento de pressão.

Dada a sua baixa qualidade nutricional, recomenda-se limitar seu consumo tanto nos casos de pressão alta como nos casos de hipotensão. Em geral, seu consumo excessivo está associado ao excesso de peso e ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

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4. Chocolate

Chocolate para pressão arterial

Graças ao seu teor de teobromina, o chocolate é excelente para melhorar a freqüência cardíaca . O mais aconselhável é consumir um ou dois pedaços de chocolate amargo ou com pelo menos 70% de cacau, pela manhã.

Contém menos gordura e oferece muitos benefícios à saúde. Para pessoas hipertensas, a melhor opção é reduzir o consumo.

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5. Carne

O consumo moderado de carne pode ser benéfico quando incluído em um plano alimentar saudável e equilibrado. De acordo com uma pesquisa publicada no Science Daily, comer carne magra pode ajudar a regular a pressão em pessoas saudáveis, quando incluída em uma dieta tipo DASH, junto com frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura.

No entanto, outros estudos sugerem que comer carne vermelha pode aumentar o risco de hipertensão. Portanto, nesse tipo de paciente, seu consumo geralmente é desencorajado.

6. Vinho tinto

Com álcool, nos referimos especificamente ao vinho. Está provado que tomar um copo de vinho por dia pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. 

Portanto, é recomendado para pacientes com hipotensão. Se você sofre dessa condição, pode optar por uma taça diária de vinho. Se, pelo contrário, você sofre de hipertensão, é melhor evitar o máximo possível qualquer tipo de bebida alcoólica.

Em suma

A alimentação é essencial para ajudá-lo a regular seu nível de pressão arterial, seja ele alto ou baixo. Lembre-se dessas dicas para manter os níveis ideais. Além disso, lembre-se de fazer exames regulares com o seu médico, especialmente se você tiver um histórico familiar ou histórico de problemas de pressão arterial.

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