6 alimentos proibidos para pessoas hipertensas

01 Setembro, 2020
Lembre-se de que os especialistas recomendam a prática de um estilo de vida saudável como a melhor maneira de prevenir problemas futuros, tanto para as pessoas hipertensas quanto para todos que desejam evitar qualquer problema relacionado ao estresse.

Um em cada cinco adultos sofre de problemas de pressão alta, um distúrbio que causa 9,4 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro passo para evitá-la é manter uma dieta adequada. Por isso, neste artigo mostramos quais são os alimentos proibidos para pessoas hipertensas.

Lembre-se de que, além da dieta, parar de fumar, fazer exercícios regularmente, evitar o álcool e consumir menos sal são mudanças essenciais.

O que é a pressão alta e o que a causa?

A pressão arterial alta ou hipertensão não é brincadeira, embora se trate de uma doença que não se manifesta de forma evidente. Na verdade, isso faz com que muitos dos que a sofrem não lhe deem toda a atenção que deveriam.

Além disso, é uma das doenças mais comuns que existem, afetando cerca de 33% da população adulta. Quando você sofre de pressão alta, é essencial manter uma dieta especial para manter a doença controlada e para que o seu organismo funcione corretamente.

O envelhecimento e fatores genéticos são algumas das causas não modificáveis que aumentam o risco de aumento da pressão arterial. Há, no entanto, uma outra série de aspectos que podem levar ao aumento da pressão, como uma nutrição deficiente, excesso de peso e a falta de atividade física.

Leia também: Receita medicinal de alpiste e canela para baixar a pressão arterial

Alimentos proibidos para pessoas hipertensas

1. Reduza a ingestão de sal

Sal de mesa comum
Tente substituir o sal por temperos naturais e ervas para dar mais sabor às suas refeições. Dessa forma, você reduzirá o aumento dos níveis de sódio no sangue.

A primeira coisa a fazer se você é uma pessoa hipertensa é não colocar sal nas refeições ou reduzir o seu consumo, porque o sódio se tornou o seu pior inimigo. No máximo, você pode ingerir 1000 mg de sódio por dia, o que equivaleria a 2 g de sal comum. Lembre-se de que o sódio também está presente na composição de muitos alimentos.

2. Os alimentos processados são proibidos para pessoas hipertensas

Você precisa evitar todos os alimentos processados, sejam embalados ou enlatados. Até mesmo aqueles que são indicados como pobres em sal podem continuar sendo uma fonte de sódio e podem conter outros sais como conservantes, tais como o benzoato de sódio e o glutamato monossódico.

3. Limite a ingestão de cafeína

Homem tomando café
A cafeína presente no café, nos refrigerantes e em alguns chás pode ajudar a aumentar a pressão arterial.

Uma simples xícara de café pode aumentar a pressão sanguínea. Por isso, seu consumo diário pode contribuir para a hipertensão arterial. De fato, todas as bebidas que incluem cafeína podem causar um aumento na pressão sanguínea, sendo os refrigerantes e os chás com cafeína as mais comuns.

4. Laticínios

Os laticínios são uma boa fonte de minerais como o cálcio e o magnésio, mas também são ricos em gordura saturada, que tem uma tendência a causar pressão alta. Se você é um amante dos laticínios, certifique-se de ingerir leite, iogurte e queijos com baixo teor ou 0% de gordura.

5. Os condimentos industrializados estão entre os alimentos proibidos para as pessoas hipertensas

Os molhos industrializados estão entre os alimentos proibidos para pessoas hipertensas
Muitos molhos e temperos industrializados incluem componentes ricos em sal; portanto, evite-os e use temperos e especiarias naturais.

Alimentos como o caldo de galinha, a mostarda, o ketchup ou o molho inglês, entre outros, contêm grandes quantidades de sódio, colocando-os no topo dos alimentos proibidos para pessoas hipertensas. Não há nada melhor do que usar especiarias e ervas naturais, como o manjericão, a salsa, o tomilho, o limão, etc…

Você pode se interessar: Como controlar a pressão arterial com um remédio de maracujá

6. Limite a ingestão de gordura

O frango crocante e as batatas fritas são uma tentação que pode custar caro. As frituras são ricas em gordura, o que pode contribuir para o excesso de peso e a pressão alta. É melhor comer frango assado ou grelhado e batatas grelhadas ou cozidas.

Lembre-se de que as gorduras saturadas, especialmente as gorduras trans, são ruins para o coração e os vasos sanguíneos. Isso ocorre porque o sistema circulatório já está sob um nível alto de estresse devido à hipertensão arterial, e uma tensão extra pode ser devastadora.

Por fim, lembre-se de que os especialistas recomendam às pessoas hipertensas e a quem deseja evitar qualquer problema relacionado ao estresse a prática de um estilo de vida saudável como a melhor maneira de prevenir futuros problemas de pressão arterial.

  • Farias, María Magdalena, Cuevas, Ada, & Ducci, Héctor. (2013). Más allá del sodio: cambios en la dieta y su efecto en hipertensión. Revista chilena de cardiología32(2), 141-151. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-85602013000200009
  • MIDGLEY JP, MATTHEW AG, GREENWOOD CM, LOGAN AG. Effect of reduced dietarysodium on blood pressure: a meta-analysis of randomized controlled trials. JAMA. 1996; 275: 1590-1597.
  • VOLLMER WM, SACKS FM, ARD J, APPEL LJ, BRAY GA, SIMONS-MORTON DG, et al. Effects of diet and sodium intake on blood pressure: subgroup analysis of the DASH-sodium trial. Ann Intern Med. 2001; 135: 10191028.