Quais alimentos comprar para o período de quarentena?

23 de março de 2020
Manter uma dieta adequada durante o período de quarentena é sinônimo de bem-estar. Descubra os alimentos mais recomendados considerando suas propriedades e prazos de validade.

Para enfrentar uma quarentena, é essencial esclarecer uma série de diretrizes nutricionais. Fazer uma compra inteligente lhe permitirá economizar dinheiro e maximizar a eficiência das suas receitas. Afinal, quais alimentos devemos comprar para o período de quarentena?

É essencial garantir o suprimento de nutrientes de que o corpo precisa para desempenhar suas funções vitais. Por esse motivo, devemos ser cautelosos e precisos ao escolher os alimentos que compraremos.

Não devemos esquecer que, durante esse período, é muito provável que nosso gasto calórico diminua. Portanto, devemos planejar uma dieta ligeiramente hipocalórica para evitar ganho de peso indesejado. A seguir, indicaremos os alimentos que você deve comprar para superar esse momento delicado.

Quais alimentos comprar para o período de quarentena

Diante da crise causada pelo coronavírus (COVID-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatizou a importância de manter um distanciamento social. Por esse motivo, uma das medidas preventivas adotadas por vários países foi a quarentena da população.

No entanto, com a preocupação que isso implica, muitos começaram a se perguntar o que a lista de compras deveria incluir e como deveria ser a comida. Para resolver essas dúvidas, queremos detalhar quais são os alimentos mais recomendados para este período.

Conservas

As conservas têm uma vantagem fundamental sobre outros alimentos disponíveis no mercado: sua vida útil. Com elas, podemos obter uma boa fonte de proteína de alta qualidade (principalmente peixes e frutos do mar) para distribuir em nossas preparações diárias.

A ingestão de proteínas é fundamental para prevenir a destruição muscular, de acordo com especialistas da revista Nutrición Hospitalaria. Por esse motivo, não devemos negligenciar seu consumo. Além disso, também podemos encontrar frutas e alguns vegetais em conserva.

Ao consumir esses produtos, é necessário ter em mente que não devemos desperdiçar o líquido no qual estão imersos, na medida do possível. Dessa forma, garantimos o uso de todas as vitaminas e minerais do produto, evitando a perda da sua qualidade nutricional.

Alimentos em conserva
Os alimentos enlatados têm uma vantagem importante em tempos como a quarentena: sua vida útil.

Vegetais congelados para superar o período de quarentena

As frutas e os vegetais são alimentos perecíveis, com um pequeno período de conservação em temperatura ambiente. No entanto, se os comprarmos congelados, podemos prolongar sua vida útil.

Além disso, cabe destacar que o congelamento de vegetais e legumes mantém intactas as suas propriedades nutricionais. Somente as suas propriedades organolépticas serão ligeiramente afetadas.

A ingestão de vitaminas e antioxidantes é essencial durante esse período de quarentena. Por esse motivo, e de acordo com a ciência, você deve garantir um suprimento de vegetais crucíferos e frutas vermelhas em seu congelador.

Grãos integrais

Para garantir o bom funcionamento do mecanismo de saciedade e permitir um trânsito intestinal suave, é importante consumir fibras regularmente. 

Isso é sustentado pela literatura científica; por esse motivo, é necessário garantir a presença de grãos integrais na despensa. Além de arroz, quinoa e macarrão de trigo integral, as leguminosas podem cumprir adequadamente essa função. Além disso, elas têm um bom suprimento de proteínas.

Iogurtes

A ingestão de probióticos é essencial para o correto trânsito intestinal. Além disso, uma boa microbiota é uma das primeiras barreiras de defesa contra organismos patogênicos, de acordo com estudos.

O consumo de produtos lácteos fornece ao corpo uma boa quantidade de cálcio. Este mineral está relacionado, entre outras coisas, à transmissão do impulso nervoso e à saúde óssea.

Outra vantagem desses produtos é que a sua conservação sob refrigeração é muito boa. Portanto, podemos manter os iogurtes na geladeira e consumir cerca de 1 ou 2 por dia.

Iogurte natural
Devido ao seu conteúdo probiótico, o iogurte é um alimento recomendado para manter as defesas do organismo em ótimas condições. Além disso, também favorece a saúde digestiva.

A hidratação na quarentena

Finalmente, não devemos esquecer a importância de manter uma boa ingestão de água durante esse período. É essencial garantir que você beba bastante líquido ao longo do dia.

A desidratação pode trazer sérias complicações à saúde, além de complicar a termorregulação do organismo. A água constitui o meio fundamental onde ocorrem as principais reações fisiológicas do organismo.

Alimentos durante o período de quarentena

No período de quarentena, temos que garantir a presença de certos produtos em nossos lares. Com isso, seremos capazes de fornecer ao corpo os nutrientes necessários para desempenhar funções vitais.

Além disso, podemos usar algumas estratégias para manter o equilíbrio calórico. Uma delas seria fazer jejuns intermitentes. Assim, garantimos que nossa composição corporal não seja alterada durante um período em que nosso gasto de energia será reduzido.

Devemos lembrar que, neste momento, é essencial sair de casa o mínimo possível para tentar não correr riscos. A higiene é muito importante. A lavagem frequente das mãos e o tratamento adequado dos alimentos do ponto de vista da segurança alimentar podem nos salvar de alguns sustos.