O cabelo saudável, brilhoso e bonito é o resultado, entre outros cuidados, de uma alimentação saudável e equilibrada. As deficiências de nutrientes podem ocasionar problemas como ressecamento, fragilidade, falta de brilho, queda excessiva e caspa.
Se notar a presença de alguns desses problemas, você deve começar a controlar a sua alimentação porque, com o tempo, poderão aparecer outros sintomas.
Neste artigo, listaremos uma série de alimentos cujo consumo ajuda a ter cabelos saudáveis. Eles são fáceis e baratos de se conseguir. Além disso, não custa nada incluí-los na alimentação.
No entanto, devemos ressaltar que, embora recomendados, esses alimentos não constituem por si só um tratamento. Para o diagnóstico adequado e tratamento de problemas de cabelo, você deve consultar seu dermatologista.
Alimentos para um cabelo saudável
1. Alimentos ricos em proteínas

A composição primordial do cabelo é a proteína. Portanto, devemos nos certificar de que esse nutriente esteja presente em nossa alimentação diária.
Você vai perceber que você deve incluir mais proteína quando seu cabelo se apresentar ressecado e frágil.
Uma alimentação pobre em proteína geralmente faz com que o cabelo caia e demore para voltar a crescer. Os alimentos proteicos são:
- Frango
- Peru
- Peixes
- Ovo
- Leite
- Queijo
Se você quiser uma dieta vegetariana, os legumes e as nozes também são ótimas fontes de proteína.
Leia também: Receitas ricas em proteínas que você vai adorar
2. Vegetais verdes
A anemia é a principal causa da queda de cabelo e surge quando há carência de ferro.
O folículo e a raiz do cabelo alimentam-se dos nutrientes presentes no sangue; se o folículo não obtém a quantidade necessária de ferro, o cabelo fica muito frágil e não cresce como deveria, facilitando sua queda.
Os alimentos mais adequados para obtenção desse nutriente são:
- Alface
- Brócolis
- Acelga
- Espinafre
3. Cítricos
Já que o ferro é tão necessário para um cabelo saudável, a vitamina C sempre deve estar presente em nossa alimentação. Essa vitamina ajuda a melhorar a absorção de ferro pelo corpo, o que é vital para que seja aproveitado adequadamente.
Também auxilia na produção de colágeno, um dos principais componentes do cabelo.
Os alimentos ricos em vitaminas C são:
- Mamão papaia
- Amora
- Goiaba
- Kiwi
- Laranja
- Limão
- Toranja
4. Peixe e sementes

Nosso corpo é incapaz de produzir de forma natural alguns tipos de gordura necessárias para um cabelo saudável. Essas gorduras ajudam a nutrir as células que compõem o cabelo e o couro cabeludo, deixando-os hidratados.
Procure consumir alimentos que possuem ômega. Por exemplo:
- Abacate
- Sementes de abóbora
- Nozes
- Salmão
- Sardinha
Cinco gramas de ômega 3 por dia é mais que suficiente e equivale a um punhado de sementes ou a uma porção pequena de peixe.
Pode te interessar: 3 receitas fáceis e deliciosas com peixe
5. Vegetais amarelos e laranjas
Os vegetais amarelos e laranjas, como a cenoura e a abóbora, são ricos em vitamina A, importante por favorecer a produção de sebo do couro cabeludo.
O sebo é uma substância gordurosa que atua como condicionador natural e evita o aparecimento de caspa e o ressecamento do cabelo.
6. Nozes

Além de serem um aperitivo delicioso, as nozes são ricas em vitamina E, selênio e zinco. Esses nutrientes previnem a queda de cabelo, o aparecimento de caspa e o ressecamento do couro cabeludo.
Por outro lado, a l-arginina presente nesses alimentos é muito usada em produtos tópicos para estimular o crescimento do cabelo, mas a ingestão da fruta traz resultados mais eficientes.
7. Água
Um quarto da estrutura do cabelo é composta de água. As toxinas, os produtos químicos, as colorações e qualquer outro elemento externo que pode afetar a saúde do cabelo são eliminados através dela.
Ao consumir a quantidade necessária de água, o resultado será um cabelo saudável, sedoso e brilhante. O ideal é consumir entre 8 a 10 copos de água por dia.
Alimentos que devem ser evitados
A queda do cabelo é um problema muito comum atualmente. Isso se deve a vários fatores da vida moderna, como ansiedade, insônia, uso excessivo de produtos químicos, tratamentos descolorantes, permanentes, etc. Os alimentos pouco saudáveis também são uma causa importante e devem ser evitados sempre que possível.
O açúcar é altamente ácido, “destrói” a vitamina B e minimiza os benefícios dos minerais, dando ao cabelo um aspecto debilitado e desgastado. Já as frituras, os refrigerantes, os salgadinhos e outros alimentos com conservantes em excesso, limitam o crescimento do cabelo.
O cabelo saudável como resultado da alimentação
Comer bem, praticar exercícios, reduzir o estresse e dormir adequadamente são fundamentais para ter um cabelo saudável com um crescimento natural dos fios.