Os melhores alimentos para combater o nervosismo

· 13 de dezembro de 2017
Você sabia que existem alguns alimentos que, graças a seus nutrientes, podem nos ajudar a controlar o nervosismo e equilibrar também os estados de ansiedade e depressão?

As pessoas nervosas podem incorporar alguns alimentos para combater o nervosismo em sua dieta e, com eles, fortalecer o sistema nervoso e prevenir transtornos como a ansiedade, a irritabilidade, o estresse e a depressão.

Descubra os benefícios de comer vegetais verdes, nozes, sementes de girassol, levedura de cerveja e manjericão, entre outros.

Alimentos para combater o nervosismo

Ainda que acreditemos que pessoas nervosas vão ser sempre assim, muito além da personalidade existem outros fatores que podem alterar nosso sistema nervoso.

Alguns nutrientes, como as vitaminas do complexo B, o magnésio e o fósforo, podem nos ajudar a equilibrar os nervos de maneira gradual e natural.

1. Vegetais verdes

Vegetais verdes  são alimentos que ajudam a combater o nervosismo

Quanto mais verdes e mais escuras forem as folhas dos vegetais, mais benéficos eles serão para o nosso sistema nervoso, graças a grande variedade de nutrientes que se encontram neste pigmento.

Há duas maneiras de consumir estes alimentos na quantidade necessária:

  • Acompanhando sempre as refeições (almoço e jantar) com uma boa salada rica em alface, rúcula, agrião, chicória, etc.
  • Tomando café da manhã ou lanchando sucos verdes, preparados com folhas verdes e frutas (banana, morango, abacaxi, mamão).

2. Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Age sobre o sistema nervoso e duas maneiras diferentes:

  • Revitaliza e aumenta nossos níveis de energia.
  • Relaxa transtornos nervosos como a ansiedade e a irritabilidade.

Podemos consumi-la na granola, vitaminas, cremes, bebidas, mingau, etc.

3. Levedura de cerveja

Levedura de cerveja  é um alimento que ajuda a combater o nervosismo

A levedura de cerveja é um excelente suplemento para combater o nervosismo.

Contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, o fósforo, o enxofre, o magnésio e o zinco.

  • Além de combater transtornos como o estresse e a ansiedade, também é um bom remédio para problemas da pele, cabelo e unhas.
  • Podemos tomar uma colher (10g) ao dia, misturada com suco, iogurte ou qualquer alimento.

4. Manjericão

O manjericão é um tonificante nervoso natural que também acalma todas as manifestações nervosas que se somatizam no estômago em forma de dor ou indigestão.

Podemos consumi-lo cru, em infusão, em molhos e vinagretes, ou usar seu óleo essencial sobre a pele ou para aromatizar banhos relaxantes.

5. Nozes

Nozes para combater o nervosismo

As nozes são uma oleaginosa com propriedades antidepressivas.

  • Seu teor de ácidos graxos essenciais favorece a produção de serotonina, um poderoso neurotransmissor que causa uma sensação de bem-estar e acalma os estados de ansiedade e depressão.
  • Também contêm vitaminas do grupo B, as quais fortalecem o sistema nervoso.

Um punhado de nozes cruas ou torradas ao dia são a porção recomendada.

6. Banana

A banana é uma deliciosa fruta muito rica em carboidratos que nos oferece muita energia. Além disso, é rica em potássio e vitaminas do grupo B, dois nutrientes muito benéficos para o sistema nervoso.

  • A banana é uma fruta que podemos levar para qualquer lugar por sua praticidade.
  • No entanto, também podemos incorporá-la em nossas vitaminas ou até assá-las no forno para uma sobremesa deliciosa.

7. Limão

Limão é um alimento que ajuda a combater o nervosismo

Há diferentes frutas cítricas que nos ajudam a melhorar o humor de maneira natural, além de nos oferecer uma grande quantidade de nutrientes. Destacamos o limão por ser um dos mais medicinais.

8. Lentilhas

As lentilhas melhoram os estados nervosos graças ao seu teor de magnésio e vitaminas do complexo B, além de ser uma fonte excelente de proteína vegetal e fibras.

Podemos comê-las no lugar do feijão, em ensopados, ou até fazer hambúrgueres com receitas deliciosas, diferentes e muito saudáveis.

9. Pimenta caiena

Pimenta caiena contra o nervosismo

A pimenta caiena é uma especiaria muito picante com surpreendentes propriedades para a saúde, entre as quais se destaca sua capacidade de acalmar os nervos e combater a insônia.

No entanto, devemos começar a consumi-la em pequenas quantidades, de maneira que nosso estômago possa ir se acostumando.

10. Abacate

O abacate é uma excelente e deliciosa fruta.

Este superalimento nos ajuda a equilibrar qualquer deficiência graças a sua grande variedade de vitaminas, minerais e ácidos essenciais, assim como boas quantidades de proteínas, gorduras e fibras.

O abacate não pode faltar em nossas vitaminas, saladas, sanduíches, aperitivos, cremes, guarnições, etc.

Gostou destes alimentos para combater o nervosismo naturalmente? Escolha o seu preferido e comece a notar as diferenças no seu humor.