Alimentos e nutrientes com alto poder cicatrizante natural

13 de janeiro de 2020
Para favorecer a cicatrização dos tecidos ou melhorar a recuperação após uma intervenção cirúrgica é importante incluir alimentos ricos em vitaminas A, C e K em nossa alimentação.

Existem vários alimentos que, devido à sua composição nutricional, têm um poder de cicatrização natural que pode ser útil na recuperação após uma cirurgia, uma lesão e, é claro, para manter a boa saúde da pele em geral.

Geralmente, costuma-se dizer que o poder cicatrizante de certos alimentos provém, sobretudo, da chamada vitamina K. Esse nutriente favorece o crescimento e a cicatrização dos tecidos lesionados.

Além dessa vitamina, também precisamos de uma série de nutrientes essenciais para que o nosso corpo funcione corretamente, e para que os processos de cicatrização ocorram adequadamente, principalmente após uma lesão.

Especialistas indicam que “existem alguns alimentos que estão mais ligados do que outros no processo de cicatrização devido aos nutrientes que contêm, principalmente quando se fala em vitaminas do complexo B, vitaminas C e K, zinco, entre outros”.

A seguir, discutiremos quais são esses alimentos e como eles podem nos beneficiar se os incluirmos em um estilo de vida saudável e com moderação.

A importância da vitamina K

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A vitamina K desempenha um papel básico na manutenção da saúde do aparato ósseo e do sangue, entre outros processos. Portanto, é importante para a saúde de todo o organismo.

Em um estudo realizado em roedores, verificou-se que a aplicação de vitamina K1 ajudou a curar feridas. Portanto, buscou-se desenvolver produtos tópicos que ajudam a acelerar a cicatrização da pele.

Alimentos com vitamina K

Vegetais de folhas verdes, como repolho, agrião, espinafre, nabos, folhas de beterraba, acelga, groselha, chicória, alface, couve-de-Bruxelas e brócolis.

Também cebolinha, pimenta em pó, curry e ameixas. Finalmente, muitas ervas medicinais, como salsa fresca, coentro, orégano e manjericão.

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Alimentos com vitamina A

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Alimentos com vitamina A também nos ajudam a cicatrizar feridas. Portanto, é aconselhável incluí-los com moderação, em uma dieta adequada.

Embora todos precisemos ser saudáveis, é dito que essa vitamina é especialmente necessária para pessoas que sofrem de inflamações intestinais e até da doença de Crohn.

  • Alimentos ricos em vitamina A: pimenta-vermelha, cenoura, batata-doce, abóbora, todos os vegetais de folhas verdes, melão, damascos secos…

Os óleos mais saudáveis

Oleo-de-coco

Ambas as gorduras monoinsaturados e poli-insaturados são muito adequadas para promover a cicatrização. Podemos consumi-las em nossas receitas ou através do uso tópico na pele. Isso nos fará obter bons resultados quando se trata de curar nossas feridas ou ferimentos.

  • Óleos saudáveis: o azeite de oliva, o óleo de coco ou o óleo de sementes são excelentes mediadores do processo de cura com o seu alto poder cicatrizante.

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A vitamina C e seu poder cicatrizante

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A vitamina C exerce um poder básico quando se trata de cicatrização. Portanto, é essencial que, nos momentos em que você tenha sido submetido a uma intervenção cirúrgica, aumente o consumo de frutas e vegetais com essa vitamina.

Todos nós precisamos de um suprimento adequado de vitamina C para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do corpo, tanto internas quanto externas. É essencial sintetizar uma proteína que ajuda as células, tecidos, tendões e músculos.

  • Alimentos com vitamina C: kiwis, mangas, morangos, limão, laranja, melão, tomate, groselha, toranja, abacaxi, brócolis, agrião, couve, coentro e nabos.

Nota final

Devemos sempre lembrar que, embora seja importante confiar em uma boa dieta para ser saudável, também devemos tentar manter outros bons hábitos de vida e seguir as instruções do médico.

Nosso bem-estar depende de vários fatores e devemos tentar estar atentos a todos eles.