Alimentos e nutrientes com alto poder cicatrizante natural

27 Agosto, 2020
Para favorecer a cicatrização dos tecidos ou melhorar a recuperação após uma intervenção cirúrgica, é importante incluir alimentos ricos em vitaminas A, C e K em nossa alimentação.

Existem vários alimentos que, devido à sua composição nutricional, têm um poder de cicatrização natural que pode ser útil na recuperação após uma cirurgia, uma lesão e, é claro, para manter a boa saúde da pele em geral.

Geralmente, costuma-se dizer que o poder cicatrizante de certos alimentos provém, sobretudo, da chamada vitamina K. Esse nutriente favorece o crescimento e a cicatrização dos tecidos lesionados.

O que é e para que serve a vitamina K?

De um modo geral, a vitamina K é um nutriente que ajuda a manter os tecidos do corpo saudáveis . Por isso, é essencial não apenas para a saúde da pele, mas também para o aparelho ósseo, o sangue, entre outros.

É interessante saber que em estudo realizado em roedores, observou-se que a aplicação tópica de vitamina K1 auxiliou na cicatrização de feridas. Portanto, tem-se buscado desenvolver produtos tópicos que ajudem a acelerar a cicatrização da pele.

 

Quais são os nutrientes essenciais para a cicatrização e a saúde da pele?

Além dessa vitamina, também precisamos de uma série de nutrientes essenciais para que o nosso corpo funcione corretamente e para que os processos de cicatrização ocorram adequadamente, principalmente após uma lesão.

Especialistas indicam que “existem alguns alimentos que estão mais ligados do que outros no processo de cicatrização devido aos nutrientes que contêm, principalmente quando se fala em vitaminas do complexo B, vitaminas C e K, zinco, entre outros”.

A seguir, vamos apresentar quais são esses alimentos e como eles podem nos beneficiar se os incluirmos em um estilo de vida saudável e com moderação.

Alimentos com vitamina K

Vegetais de folhas verdes, como repolho, agrião, espinafre, nabos, folhas de beterraba, acelga, groselha, chicória, alface, couve-de-Bruxelas e brócolis.

Também cebolinha, pimenta em pó, curry e ameixas. Por fim, muitas ervas medicinais, como salsa fresca, coentro, orégano e manjericão.

Também recomendamos a leitura: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

Alimentos com vitamina A

Os alimentos com vitamina A (como pimenta vermelha, cenoura, batata, abóbora, todos os vegetais de folhas verdes, melão, damascos secos, etc.) também ajudam a cicatrizar feridas. Portanto, é aconselhável incluí-los com moderação, em uma dieta adequada.

Embora todos precisemos estar saudáveis, dizem que essa vitamina é especialmente necessária para pessoas que sofrem de inflamações intestinais e até da doença de Crohn.

Óleos saudáveis

Tanto as gorduras monoinsaturadas quanto as poli-insaturadas são muito adequadas para promover a cicatrização. Podemos consumi-las em nossas receitas ou através do uso tópico na pele. Isso vai trazer bons resultados quando se trata de cicatrizar feridas ou ferimentos.

Óleos saudáveis que tem um alto poder cicatrizante são azeite de oliva, o óleo de coco e o óleo de sementes.

Também recomendamos a leitura: Propriedades incríveis da água de coco para a saúde

A vitamina C também tem um poder cicatrizante?

A vitamina C desempenha funções muito importantes no corpo. É raro que cause efeitos adversos.

A vitamina C exerce um poder básico quando se trata de cicatrização. Portanto, é essencial que você aumente o consumo de frutas e vegetais com essa vitamina se tiver, por exemplo, passado por uma intervenção cirúrgica.

Todos nós precisamos de um suprimento adequado de vitamina C para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do corpo, tanto internas quanto externas. É essencial sintetizar uma proteína que ajuda células, tecidos, tendões e músculos.

Alguns alimentos que contêm vitamina C são: kiwis, mangas, morangos, limão, laranja, melão, tomate, groselha, toranja, abacaxi, brócolis, agrião, couve, coentro e nabos.

Sempre conte com uma boa alimentação

Devemos sempre lembrar que, embora seja importante confiar em uma boa dieta para ser saudável, também devemos tentar manter outros bons hábitos de vida e seguir as instruções do médico.

Nosso bem-estar depende de vários fatores e devemos tentar estar atentos a todos eles.