Alimentos congelados: tudo que você precisa saber

Congelar os alimentos aumenta a sua vida útil, embora também tenha um efeito sobre as suas qualidades organolépticas.
Alimentos congelados: tudo que você precisa saber

Última atualização: 26 Janeiro, 2021

O que você precisa saber sobre os alimentos congelados? Congelar alimentos é uma forma de preservação que retarda sua decomposição, prolongando sua vida útil. É importante dizer que ela impede sua deterioração, mas não a corrige.

O congelamento mais rápido gera cristais de gelo menores e mantém a estrutura celular. Portanto, alimentos congelados da forma correta são uma opção que podemos incorporar na hora de fazer compras e de cozinhar. Vamos fazer uma análise mais detalhada a seguir.

Quais são as desvantagens do congelamento lento?

Se produto foi congelado lentamente ou se sofreu flutuações de temperatura durante o armazenamento, os cristais que se formam são grandes. Isso ocorre porque eles extraem a água ligada às proteínas desses alimentos, conforme afirma um artigo publicado em 2016.

Estamos falando de uma água que não é recuperada no processo de descongelamento, mas que altera a textura dos alimentos e também o seu valor nutritivo. Por sua vez, esse líquido que se perde pode acabar levando consigo alguns nutrientes solúveis em água, como certas vitaminas.

Alimentos congelados
Os alimentos podem apresentar certas alterações quando congelados lentamente. Em muitos casos, além da textura, seu valor nutricional também é alterado.

As propriedades nutricionais dos alimentos congelados mudam?

Não. Os vegetais ultracongelados industrializados mantêm as propriedades nutricionais dos vegetais frescos, uma vez que são processados ​​rapidamente após a colheita, em seu momento ideal.

Desta forma, as vitaminas são perdidas devido ao calor, não devido às baixas temperaturas. Por sua vez, os minerais são deteriorados, em parte, pelo corte e subsequente lavagem dos alimentos, e também na água quando é fervida.

Os micronutrientes dos alimentos permanecerão intactos se os congelarmos antes de cozinhar. As perdas de nutrientes no manuseio, cozimento e processamento antes do congelamento são irrecuperáveis.

Posso congelar qualquer alimento?

Você pode congelar quase tudo. Porém, texturas, aromas e alguns sabores são tão alterados que não é aconselhável usar este método. Por exemplo:

  • Carnes: podem durar entre 3 e 12 meses, não mais.
  • Frios e embutidos: entre 1 e 2 meses.
  • Peixes oleosos: menos de 3 meses.
  • Pães: entre 3 e 6 meses.
  • Sopas: aproximadamente 60 dias.
  • Manteiga: entre 3 e 6 meses no máximo.

Não devemos nos esquecer de que este processo é uma grande vantagem para organizarmos as nossas refeições semanais e, desta forma, podermos ter uma alimentação saudável e equilibrada dentro das agendas lotadas que mantemos no dia a dia.

Mulher pensando no que comer
Quase todos os alimentos podem ser congelados. No entanto, tenha em mente que alguns deles mudam muito em termos de textura e sabor.

4 regras básicas sobre os alimentos congelados

  • Nunca recongele alimentos já descongelados. A repetição do processo prejudica as qualidades dos alimentos.
  • Use recipientes adequados que mantenham o produto isolado. Um recipiente hermético é essencial para proteger os alimentos da desidratação, oxidação e transmissão de odores. Recipientes de vidro herméticos são a melhor opção.
  • A presença de desenhos do lado de fora das gavetas pode ser muito útil. As divisões ajudam a separar os alimentos para que não haja contaminação cruzada durante o congelamento. Use-as, pois será muito mais fácil identificar os alimentos em um freezer organizado. Outra boa opção para identificar seus produtos congelados é usar rótulos.
  • Siga as instruções do seu freezer e certifique-se de que, durante o processo, a temperatura seja de pelo menos -20°C constantes.
  • Se você congelar um prato cozido, lembre-se de descongelá-lo aos poucos, levando-o do freezer para a geladeira na noite anterior ao dia do consumo. Descongelar alimentos em temperatura ambiente pode aumentar o risco de contaminação, de acordo com um estudo publicado na revista Food Research International.

Consumir alimentos congelados

O congelamento é um bom método de conservação dos alimentos pois evita que eles estraguem prematuramente. No entanto, deve-se levar em consideração que isso pode causar alterações em termos de textura e sabor. Quando congelamos antes de cozinhar, o alimento mantém suas propriedades. No entanto, existem algumas regras a serem aplicadas para tornar o congelamento seguro.

Pode interessar a você...
Descubra os benefícios de congelar aloe vera
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Descubra os benefícios de congelar aloe vera

Para tirar o máximo proveito da aloe vera, às vezes, é necessário recorrer a diferentes métodos de conservação, como congelar seu gel.



  • Kaale LD, Eikevik TM. Changes of proteins during superchilled storage of Atlantic salmon muscle (Salmo salar). J Food Sci Technol. 2016;53(1):441–450. doi:10.1007/s13197-015-1979-9
  • Titze Hessel C., Oliveira Elias S., Pedro Pessoa J., Mariano Zanin L., et al., Food safety behavior and handling practices during purchase, preparation, storage and consumption of chicken meat and eggs. Food Res Int, 2019.