Alimentos que ajudam a melhorar gripes e resfriados
Quem nunca ficou refém de gripes e resfriados? Afinal, estes problemas se devem à baixa imunidade do nosso organismo. Dessa forma, para fortalecer seu sistema imunológico e não ficar de cama, uma alimentação saudável é fundamental.
Você pode manter seu sistema imunológico fortalecido desde a primeira até a última refeição. Para isso, basta consumir algumas substâncias, como ômega 3 e vitaminas A e C, por exemplo. Cabe dizer que tais substâncias podem ser encontradas em muitos alimentos.
Entenda melhor sobre gripes e resfriados
Gripes e resfriados são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes, mas com sintomas bem comuns. Certamente por isso muitas pessoas acreditam que se trata da mesma doença.
Algumas semelhanças entre as gripes e resfriados
– Ambas são infecções bastante comuns;
– Podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros, por exemplo;
– Ao mesmo tempo, presentam forma de contágio semelhante;
– Sendo assim, são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.
Algumas diferenças
Antes de tudo, existem duas principais características que distinguem a gripe do resfriado: a febre e o estado geral do paciente. Nos resfriados, a febre é bastante incomum. Já em casos de gripe, a febre se faz presente e costuma ser acima de 38 ºc.
Na gripe, é mais comum o paciente se apresentar mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos disposto; apenas incomodado com os sintomas.
Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
Ricos em Vitamina A
Abóbora, manga, cenoura, brócolis, espinafre, agrião, couve e tomate;
A cenoura é rica em vitamina A, dessa forma, ela é indicada para prevenir e ajudar a curar episódios de gripes e resfriados.
Ricos em Vitamina C
Laranja, kiwi, acerola, maracujá, tangerina, abacaxi e morango
A Vitamina C merece um destaque especial. Muitas pessoas aumentam a ingestão de vitamina C, já que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados.
Porém, vale ressaltar que o nosso organismo absorve até no máximo 80 miligramas de vitamina C por dia (contudo, este valor é referente a um adulto, podendo variar entre homens e mulheres).
O que ultrapassa essa conta simplesmente é eliminado na urina. Isso acontece, por exemplo, com os suplementos vitamínicos, que em média oferecem 1 grama do nutriente.
É importante saber que a vitamina C em excesso pode se tornar um agente oxidante, em outras palavras, contribui para o envelhecimento.
Quando falamos em consumir frutas ricas em Vitamina C, vale um alerta: este tipo de vitamina é sensível à luz, calor e ao oxigênio. Por isso, as frutas devem ser consumidas extremamente frescas.
As frutas com vitamina C não devem ser guardadas na geladeira. Além disso, quando quiser conservá-las depois de cortadas, sele-as com um papel filme.
Ricos em Ômega 3
Linhaça, castanhas, amêndoas, peixes e azeite, por exemplo.
Infelizmente, o ômega 3 não é produzido pelo nosso organismo, sendo assim, ele deve ser incluído na dieta. De acordo com pesquisas, sua principal função contra as doenças é o poder anti-inflamatório.
Sendo assim, o recomendável é consumir uma porção de peixe duas ou três vezes por semana.
No entanto, a linhaça pode ser consumida diariamente de duas formas: a semente triturada – como ingrediente para vitaminas, ou adicionada à refeição como farinha – e em óleo.
Probióticos
Leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas e cereais integrais.
Probióticos nada mais são que carboidratos não digeridos pelo organismo humano e que, dessa forma, contribuem para a manutenção da flora intestinal.
Caso as bactérias do aparelho digestivo não estejam desempenhando adequadamente seu trabalho, é provável que as vitaminas e minerais consumidas também não sejam absorvidas da forma que deveriam.
Afinal de contas, você sabe o que os probióticos são?
Vegetais, principalmente os de folhas verdes escuras
Estes alimentos são uma excelente fonte de ácido fólico, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados. O ideal é consumir 250 ml de suco destes vegetais dia. Entretanto, para uma melhor conservação, recomenda-se guardar na geladeira.
Alho
Certamente, sua avó sempre recomenda chá de alho quando você está gripado ou resfriado, não é verdade? E isso não é à toa. O alho é muito eficaz quando se trata de fortalecer o sistema imunológico. Entretanto, caso você não goste do sabor, uma boa alternativa é consumi-lo em cápsulas.
O óleo de alho em cápsula possui quase 1 grama do princípio ativo se comparado ao chá, que não concentra mais que 100 miligramas. A única contra-indicação é para quem sofre de gastrite, já que a cápsula é um pouco ácida.
Sem contar que o alho também tem um outro ponto positivo: é antitussígeno. Isso quer dizer que pode ser usado para acalmar a tosse, bem como combater alguns sintomas de doenças crônicas do aparelho respiratório.
Vitaminas do complexo B
Estas vitaminas aumentam a imunidade do organismo. Podemos encontrá-las na lentilha, arroz integral, gengibre, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, galinha, gema de ovo e nozes, por exemplo.
Zinco
Mineral muito importante para o sistema de defesa, já que faz parte de enzimas antioxidantes e sua deficiência resulta em diversas doenças imunológicas. A saber, é possível encontrar zinco nas carnes, aves e feijões.
Selênio
Este mineral apresenta grande capacidade antioxidante, o que de fato ajuda na neutralização da ação dos radicais livres no nosso corpo, além de ajudar na defesa antioxidante, afastando cada vez mais a gripe. Podemos encontrar uma considerável fonte deste mineral na castanha-do-pará, por exemplo.
Receitas de caldos, chás e sucos que ajudam em gripes e resfriados
Suco para gripe com dor de garganta:
Ingredientes
- Extrato de própolis
- 4 folhas de hortelã fresca
- 1 rodela fina de gengibre
- 4 ramos de agrião com talo
- Suco de 2 limões
- 1 kiwi
- 1 copo de água
- 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em um copo e tome quase todo o suco, deixando apenas 3 dedos. Em seguida, adicione o extrato de própolis. É recomendável o consumo de 40 gotas para adultos e, para crianças acima de 7 anos , 15 gotas. Com a finalidade de obter melhores resultados, você deverá repetir este procedimento três vezes ao dia.
Caldo para alimentar e combater gripe com dor de garganta
Ingredientes
- 1 xícara de chá de azeite
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 1 xícara de chá de cebolinha picada
- 1 xícara de chá de salsinha picada
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 prato de nabo ralado
- 1 prato de agrião com talos picado
- 1 prato de brócolis picado
- 1 colher de sobremesa de gengibre pasta ou pó
- 1 litro e meio de chá de hortelã e camomila
- 1 colher de sobremesa de açafrão
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque para ferver 1 litro e meio de água com um punhado de hortelã e de camomila. Espere levantar fervura e, em seguida, desligue o fogo. Espere por 5 minutos e coe. Depois, em uma panela, coloque o azeite, 3 dentes de alho, a cebola, o frango, o nabo, o agrião, o brócolis, o gengibre, o açafrão e o sal. Refogue tudo junto, coloque o chá de hortelã e camomila. Deixe cozinhar por 15 minutos, acrescente a cebolinha e a salsinha e, então, sirva o caldo.
Chá para gripe e dor de garganta
Ingredientes
- 200 ml de suco de laranja
- Suco de 2 limões
- 1 rodela de gengibre
- 4 folhas de hortelã
- 4 folhas de manjericão
- 1 pedaço de canela casca
- 1 colher de mel
Modo de Preparo
Coloque o suco de laranja com limão para ferver com todos os ingredientes, exceto o mel. Deixe ferver por 3 minutos e, em seguida, desligue o fogo. Espere por 2 minutos, coe e adoce com mel. Tome bem quente, 1 copo pela manhã e outro à noite. Em seguida, procure ficar de repouso o maior tempo possível.
Gargarejo para eliminar dores e desinflamar
Ingredientes
- Cravo-da-Índia
- 1 xícara de café
- 4 rodelas de gengibre
- 4 colheres de vinagre de maçã
- 2 colheres de mel
- Extrato de própolis
- 1 litro de água
Modo de Preparo
Em primeiro lugar, coloque a água para ferver junto com o cravo e o gengibre. Quando ferver, desligue o fogo e espere por 5 minutos. Em seguida, coe. Pegue um copo e misture o vinagre de maçã, junto com o mel. Enfim, faça o gargarejo com a mistura ainda morna.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.