Alimente-se desta maneira e acabe com a gordura corporal

Para acabar com a gordura corporal é essencial queimar mais calorias do que comemos, por isso devemos combinar uma dieta eficaz com a atividade física.
Alimente-se desta maneira e acabe com a gordura corporal
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 17 abril, 2023

Um dos objetivos mais recorrentes é eliminar a gordura corporal. No entanto, nem sempre é uma tarefa simples, porque há todos os tipos de desafios que tornam esse processo difícil para você. Desde a pouca atividade física ou ter um metabolismo lento e até mesmo aspectos genéticos: tudo isso causa uma alta porcentagem de sobrepeso e obesidade.

Você finalmente decidiu começar uma dieta, mas já está desesperado porque não está conseguindo os resultados desejados? Não se preocupe, com os truques certos, você pode alcançar seu objetivo sem muitas complicações.

Aqui vamos te dar algumas dicas para eliminar a gordura corporal e alcançar a sua forma física ideal.

Consuma maçãs

Existem muitas receitas deliciosas de café da manhã para você desfrutar das maçãs e outras frutas.

Alguns estudos recentes mostram que as maçãs têm propriedades que ajudam na perda de peso. Assim, resultados surpreendentes foram observados em pessoas com altos percentuais de obesidade.

As maçãs ajudam você a se livrar da gordura corporal porque elas são ricas em fibras, carotenoides e polinofenois. As fibras facilitam o trânsito intestinal e fazem você se sentir satisfeito por mais tempo, o que reduz as beliscadas entre as refeições e a ingestão calórica total.

Portanto, as maçãs não devem faltar em sua dieta. Recomendamos que inclua esta fruta pelo menos uma vez por dia em sua alimentação. Pode ser como um lanche no meio da manhã acompanhado de alguma proteína (como iogurte ou queijo) ou na sua batida matinal.

Elimine o açúcar da sua dieta

Para ter uma dieta balanceada, temos que consumir açúcares naturais, como os encontrados nas frutas. No entanto, geralmente consumimos açúcar refinado. Esta é considerada uma das grandes causas da obesidade, sobrepeso e doenças degenerativas, como a diabetes, tal como afirma um estudo realizado em 2016.

Se você deseja cuidar da sua saúde e, ao mesmo tempo, acabar com a gordura corporal, terá que dizer adeus ao açúcar processado. No começo, será difícil, mas recomendamos que você tente substituí-lo por alternativas naturais.

  • O ideal é eliminar de sua cozinha tudo aquilo que tenha qualquer tipo de açúcar processado em seus ingredientes. Isto inclui compotas, condimentos, pães, biscoitos, molhos, etc.
  • Por sua vez, aprenda a brincar com os sabores dos alimentos naturais, como as frutas, o mel e estévia.

Beba chá verde

O chá verde é uma das bebidas diuréticas mais recomendadas para a perda de peso. Este chá contém uma grande quantidade de  antioxidantes, chamados catequinas. Além disso, contém cafeína em sua composição, que está positivamente relacionada à perda de peso, tal como afirma um estudo publicado na revista Molecules.

  • A melhor maneira de tomar chá verde para aproveitar ao máximo seus componentes diuréticos é em jejum. Você pode adicionar suco de limão para potencializar as suas propriedades.
  • Recomendamos que você adicione o chá verde à sua alimentação diária regular. Você pode criar interessantes bebidas aromatizadas com frutas e algumas especiarias.

Beba muita água

Sem dúvidas, beber água é uma das recomendações mais frequentes para perder peso. No entanto, nós geralmente ignoramos essa recomendação e não bebemos a quantidade recomendada de dois litros diários.

Devemos ter em mente que a água favorece o trânsito intestinal, por isso é ideal para pessoas que sofrem de constipação. Além disso, contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o risco de beliscar entre as refeições.

  • Para acabar com a gordura corporal, procure beber 1 copo de água natural antes de cada refeição. Isso ajudará você a se sentir saciado rapidamente.
  • Tente beber a água completamente natural e pura. Se isso não funcionar para você, faça infusões com frutas, mas evite batê-las no liquidificador. Ao fazer isso, você pode perder parte da fibra da fruta, mas os açúcares serão mantidos.

Inclua o ovo na sua dieta

Consuma proteínas e acabe com a gordura corporal

ovo  é um dos alimentos com maior quantidade de proteínas que podemos encontrar e tem apenas 5 g de gordura total. Além disso, não fornece colesterol ruim (LDL), então podemos consumi-lo sem qualquer preocupação.

Podemos consumi-lo inteiro ou apenas as claras do ovo, dependendo de quão rigorosa for a sua dieta. Por muitos anos foi pensado que o ovo era um alimento prejudicial, mas pode te ajudar a acabar com a gordura corporal fornecendo gorduras boas.

Dieta e atividade física para acabar com a gordura corporal

Para acabar com a gordura corporal, devemos queimar mais calorias do que ingerimos. Para isso, temos que integrar à dieta uma atividade física. O ponto é que essa atividade deve se tornar um hábito em sua rotina diária.

  • O mais recomendável é se exercitar durante as manhãs, porque é quando temos mais energia.
  • Se você tiver consumido um jantar muito substancial, exercitar-se com o estômago vazio irá ajudá-lo a queimar o excesso de calorias consumidas.

Recomendamos que você siga estas dicas e verá como chegará logo ao seu peso ideal. Lembre-se de que você deve ser constante e não desistir durante a tentativa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Asgary S., Rastqar A., Keshvari M., Weight loss associated with consumption of apples: a review. J Am Coll Nutr, 2018. 37 (7): 627-639.
  • Stanhope KL., Sugar consumption, metabolic disease and obesity: the state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci, 2016. 53 (1): 52-67.
  • Rothenberg DO., Zhou C., Zhang L., A review on the weight loss effects of oxidizied tea polyphenols. Molecules, 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.