9 benefícios que você obtém ao comer maçã

Entre os múltiplos benefícios da maçã destacamos seu poder saciante, pois nos ajuda a controlar a ansiedade por comida e a sua capacidade de melhorar a digestão.
9 benefícios que você obtém ao comer maçã

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo todo, não só porque está disponível em qualquer época do ano, mas também porque é versátil e conta com um alto valor nutricional. Conheça 9 benefícios que você obtém ao comer maçã.

Seus principais benefícios para a saúde são atribuídos ao seu alto teor de antioxidantes e de fibras naturais, cujos efeitos no corpo favorecem o processo digestivo e a eliminação de toxinas.

O mais interessante é que podem se tornar boas aliadas na dieta, por serem saciantes e ajudarem a diminuir a ansiedade por comida.

Como sabemos que algumas pessoas ainda desconhecem suas maravilhosas propriedades, a seguir queremos compartilhá-las em detalhes.

Você se interessa em conhecê-las?

1. A maçã melhora a saúde cardiovascular

saude-cardiovascular

Uma única porção de maçã oferece quantidades significativas de fitoquímicos, substâncias naturais que têm um efeito antioxidante para proteger o organismo frente ao dano causado pelos radicais livres.

Isso permite manter as células saudáveis e, por sua vez, é a chave para diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas e o câncer.

Por outro lado, considerando que oferece fibras solúveis, diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue e evita a formação de placa nas artérias.

2. Comer maçã tem um efeito diurético

Esta fruta se destaca por seu alto teor de potássio, um mineral essencial que lhe confere um efeito diurético.

Isso indica que, ao acrescentá-las à dieta, favorecem a eliminação dos líquidos retidos e os problemas associados a eles.

São recomendadas para os pacientes com transtornos inflamatórios ou hipertensão arterial, já que melhoram os efeitos do tratamento.

3. Comer maçã ajuda a conseguir dentes mais saudáveis

dentes-saudaveis

Consumir esta fruta de forma regular traz benefícios interessantes para a saúde bucal.

Já que, ao mastigá-la, estimula-se a produção de saliva, seu consumo diminui o crescimento bacteriano que causa cáries e outros tipos de problemas.

Ainda que uma maçã não substitua os hábitos de higiene bucal, é bastante útil nos momentos em que não estamos com uma escova de dentes em mãos.

4. Comer maçã diminui o risco de Alzheimer

A alta concentração de antioxidantes da maçã já foi relacionada à diminuição do risco de doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Sua capacidade de frear o dano celular que os radicais livres provocam diminui o envelhecimento cerebral prematuro.

5. Comer maçã ajuda a alcançar um peso saudável

peso-saudavel

As pessoas que incluem esta fruta em sua dieta podem obter importantes benefícios em relação ao peso corporal.

Ainda que não seja um alimento que “queime gordura” ou milagroso, os nutricionistas consideram que é um bom complemento para favorecer a perda de peso.

Seu consumo regular diminui a ansiedade pela comida e ajuda a controlar o número de calorias ingeridas diariamente.

Além disso, alimenta as bactérias saudáveis que crescem no cólon e apoia o metabolismo das gorduras.

6. Comer maçã otimiza a desintoxicação do fígado

As dificuldades hepáticas são o resultado de hábitos alimentares pouco saudáveis e da exposição contínua às toxinas do ambiente.

Ainda que seja um órgão capaz de se purificar por si mesmo, a sobrecarga nas tarefas de intoxicação dificulta seu bom funcionamento.

Felizmente, ao consumir um copo de suco de maçã natural podemos “impulsionar” seus processos de desintoxicação para que trabalhe sem nenhum problema.

7. Comer maçã fortalece o sistema imunológico

sistema-imunologico

As vitaminas e minerais essenciais que a maçã contém são grandes aliados do sistema imunológico do organismo.

Isso indica que, consumindo uma maçã ao dia, reduzimos o risco de sofrer de:

  • Doenças respiratórias;
  • Infecções;
  • Outros transtornos relacionados à proliferação de vírus, bactérias e fungos.

8. Comer maçã garante uma pele jovem e saudável

Todas as variedades de maçãs contêm antioxidantes, vitaminas e minerais que melhoram o aspecto da pele.

Tanto sua aplicação sob a forma de máscara como seu consumo direto contribuem para minimizar o dano oxidativo das células, principal fator do envelhecimento precoce.

Seus minerais melhoram a capacidade de oxigenação do sangue, que é a chave para o processo de limpeza e rejuvenescimento.

9. Comer maçã favorece uma boa digestão

boa-digestao

A maçã e sua casca contêm um tipo de fibra chamada pectina, que apoia os processos digestivos.

Essa fibra faz bem à mucosa intestinal e ajuda a controlar os desequilíbrios no pH do estômago para diminuir o risco de desenvolver vários tipos de doenças.

Além disso, tem um papel protetor diante de vários tipos de cânceres e problemas crônicos, como a prisão de ventre.

Como você acaba de notar, são muitas as razões para começar a consumir esta fruta com maior regularidade.

Anime-se a incorporá-la em seu plano de alimentação e comprove por si mesmo todos os seus benefícios.

Pode interessar a você...
Alivie a dor de estômago com remédios caseiros
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Alivie a dor de estômago com remédios caseiros

Existem várias causas para uma dor de estômago. Não importa qual seja a razão, é uma experiência muito desagradável. Para aliviá-la conheça estes r...



  • Chen Y., Xu C., Huang R., Song J., et al., Butyrate from pectin fermentation inhibits intestinal cholesterol absortion and attenuates ahterosclerosis in apolipoprotein E deficient mice. J Nutr Biochem, 2018. 56: 175-182.
  • Tonnies E., Trushina E., Oxidative stress, synaptic dysfunction and alzheimer’s disease. J Alzheimers Dis, 2017. 57 (4): 1105-1121.
  • Bianchi F., Larsen N., Tieghi TM., Adorno MA., et al., Modulation of gut microbiota from obese individuals by in vitro fermentation of citrus pectin in combination with bifidobacterium longum BB 46. Appl Microbiol Biotechnol, 2018. 102 (20): 8827-8840.