Alho roxo para prevenir problemas ginecológicos
Todos nós conhecemos os grandes benefícios do alho para nossa saúde. Além de ser um dos melhores antibióticos naturais, seu consumo regular ajuda a prevenir inúmeras doenças. Mas você conhece o alho roxo?
Um estudo realizado no começo de 2017, feito pela Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia, revelou outro dado muito interessante: incluir alho roxo na dieta é muito benéfico para a saúde da mulher.
O alho roxo se diferencia facilmente do alho branco e seu consumo é muito comum na Espanha, mas também pode ser encontrado em vários países do mundo.
Tem como particularidade seu sabor picante, estimulante e suas grandes propriedades medicinais.
Agora, isso significa que somente o alho roxo pode ser útil para a saúde ginecológica? Claro que não, todos os alhos são saudáveis.
No entanto, o estudo que mencionaremos destaca esta variedade por apresentar uma maior concentração de compostos organossulfurados.
Explicaremos mais a seguir. Vamos lá?
Os benefícios do alho roxo
Existem numerosas variedades de alho. Existe o saboroso alho negro, muito comum na cozinha oriental.
Com relação ao alho roxo, apesar de ser muito comum em todo o território espanhol, é exportado para uma variedade de países, sem contar que seu cultivo também pode acontecer em qualquer outro lugar, onde as condições climáticas o permitam.
Conheça aqui os grandes benefícios de consumir alho em jejum.
Informamos agora quais são os benefícios que você pode encontrar neste tipo de variedade quando comparado com outros tipos de alho:
- Tem uma maior concentração de compostos organossulfurados; é rico em enxofre, iodo e silício.
- Contém, além disso, um nível muito elevado de alicina; esse composto apresenta propriedades antibióticas e é o responsável pelo cheiro e sabor particular do alho.
- É muito rico em vitamina C, tiamina e riboflavina, esses poderosos antioxidantes que são excelentes para a saúde em geral.
- Seu sabor é intenso, picante e muito apreciado na gastronomia.
- Essa variedade é muito utilizada pela medicina natural para elaborar cápsulas ou extrato de alho.
- Diferentemente do clássico alho branco, o roxo tem um tamanho menor, é duro, a casca exterior é de uma cor roxa intensa e tende a ter em cada cabeça entre 8 e 12 dentes.
Por outro lado, as cabeças do alho branco são maiores e são formadas por 10 ou 12 dentes, com uma casca exterior mais branca.
Benefícios do alho roxo para a saúde da mulher
De acordo com o estudo científico desenvolvido pela Sociedade Espanhola de Obstetrícia e Ginecologia, o consumo regular do alho roxo é muito positivo para a saúde geral da mulher. Explicaremos o por quê.
Dores durante a menstruação
- Os componentes do alho roxo podem aliviar a dor originada pela menstruação. O que ele faz é reduzir a inflamação e potenciar os efeitos de qualquer analgésico consumido.
- Graças a isso, de acordo com o estudo, poderíamos regular o uso de fármacos para aliviar a dor durante a síndrome pré-menstrual e durante a menstruação.
Alivia os efeitos produzidos pelos contraceptivos orais
- Graças ao seu conteúdo em minerais, vitaminas e antioxidantes, o alho roxo atua como um modulador dos efeitos produzidos pelos contraceptivos orais.
- Graças a sua composição, atua como um modulador da coagulação e previne trombose, varizes e, inclusive, a retenção de líquidos.
Proteção frente a diversos tipos de câncer ginecológico
- O consumo regular de alho roxo permite uma maior proteção frente à proliferação de células cancerígenas. Sua ação previne possíveis mudanças anômalas em células e tecidos, tanto dos ovários quanto da mama e do útero.
Saiba mais sobre os sintomas de um possível câncer em mulheres.
Melhora a cicatrização em processos operatórios
- Se você passou por uma cesárea, ou se submeteu a alguma intervenção ginecológica, a ação antibiótica dos alhos será muito benéfica para acelerar a cura e facilita a cicatrização.
- No entanto, lembre-se de que estes efeitos somente poderão ser notados se o consumo do alho for diário. Não custa nada e é muito bom para a saúde!
O alho roxo favorece a saúde em geral
- Alivia a síndrome varicosa, originada durante a gravidez.
- Regula a hipertensão.
- Nos protege frente a diabetes gestacional, originada na gravidez.
- O alho roxo protege frente a infecções, fungos e parasitas graças ao seu alto conteúdo de alicina.
- Regula o nível de colesterol mau ou LDL.
Como devo consumir o alho roxo?
Esclarecemos mais uma vez que, apesar de existirem diferenças entre o alho branco e o roxo, ambos são benéficos.
Se você não encontrar o roxo nos supermercados, não se preocupe: pode consumir o branco da mesma forma, ou seja, todos os dias, para então obter todos os seus benefícios para a saúde.
O principal segredo do alho roxo é seu alto conteúdo em antioxidantes, alicina e compostos organossulfurados, componentes terapêuticos para a saúde geral e ginecológica da mulher.
Como devo consumir o alho roxo?
- De acordo com o estudo, a dose diária recomendada seria de um dente de alho roxo por dia.
- Consuma-o pelas manhãs, em jejum, ao longo de um mês. Depois, pode descansar dois meses e recomeçar. Como pode ver, não exige nenhum esforço.
- Caso esteja preocupado com seu mau hálito, pode mastigar um pouco de menta ou salsa.
Um pouquinho de limão também pode ajudar e, inclusive, beber um golinho de leite. Graças às suas gorduras naturais, pode reduzir o mau hálito produzido pelo alho.
Vamos começar hoje mesmo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ankri, S., & Mirelman, D. (1999). Antimicrobial properties of allicin from garlic. Microbes and Infection. https://doi.org/10.1016/S1286-4579(99)80003-3
- yang chung, & saranjit. (2001). Recent Advances on the Nutritional Effects Associated with the Use of Garlic as a Supplement Historical Perspective on the Use of Garlic 1 , 2. The Journal of Nutrition. https://doi.org/10.2307/1940703
- Gebreyohannes, G., & Gebreyohannes, M. (2013). Medicinal values of garlic: A review. International Journal. https://doi.org/10.5897/IJMMS2013.0960
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.