After sun ou creme hidratante: o que é melhor?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
As atividades de verão podem ser divertidas para você e seus amigos, mas as condições ambientais adversas podem danificar sua pele. O sol, a areia, a água salgada e o cloro afetam diretamente a pele após o banho de sol na praia ou piscina.
O filtro solar de amplo espectro é o mais adequado para ser aplicado antes e durante a exposição aos raios ultravioleta. Agora, o que você faz quando o dia de sol chega ao fim? Podemos recorrer a um after sun ou creme hidratante. Vamos contar quais são as características de cada um.
Semelhanças e diferenças entre o after sun e o creme hidratante
O after sun e o creme hidratante são grandes fontes de água para a pele. Estes a hidratam de maneira superficial e profunda. O creme hidrata e o after sun, além de hidratar, alivia o mal-estar e previne o envelhecimento prematuro da pele.
Assim, no caso do after sun, este contém substâncias umectantes. Também tem princípios ativos com propriedades calmantes como o aloe vera, a calêndula, etc. Sua composição pode incluir menta, vitaminas e antioxidantes.
Confira também: Os 10 mandamentos para tomar sol corretamente
Composição do after sun
A composição do after sun dependerá da sua elaboração. No processo se incluem diversos ingredientes ativos com benefícios específicos para a pele que foi submetida à radiação solar. Alguns deles são:
- Menta: ajuda a pele a se recuperar naturalmente e alivia a irritação. É muito refrescante devido ao fato de reduzir o calor corporal e reduz a inflamação do tecido cutâneo.
- Aloe vera: é uma das plantas mais utilizadas para cuidar da pele. Hidrata e repara o tecido celular trazendo vitaminas que nutrem a pele. Seu uso tópico serve como analgésico, por isso que age como calmante dos tecidos da epiderme afetados pelo sol.
- O alfa-bisabolol: este composto vem da camomila. Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, são muitas as máscaras e remédios caseiros para tratar queimaduras feitos com esta planta.
- D-pantenol: é um derivado da vitamina B5 (ácido pantotênico). Promove a formação de novos tecidos, por isso que funciona como um regenerador da pele.
- Extrato de calêndula: age como calmante e cicatrizante. Desta maneira ajuda na recuperação do dano causado pelos raios UV. É, assim como o aloe vera, um dos ingredientes mais utilizados no preparo dos after sun.
Outros componentes ativos que são frequentemente encontrados nos after sun e que ajudam na recuperação e regeneração das células mortas de nossa pele são:
- Mentol
- Cânfora
- Sálvia
- Alantoína
- Enoxolona (anti-inflamatório para peles pouco queimadas)
- Tirosina
Composição do creme hidratante
Os componentes do creme hidratante podem ser muito variados. Tudo depende do produto com o qual se queira hidratar a pele. Por se tratar de uma loção para ser usada sobre a pele a todo momento, até mesmo antes de tomar sol, existem muitas variedades e fragrâncias. Alguns componentes comuns dos cremes hidratantes são:
- Aloe vera
- Amêndoas
- D-Pantenol
- Óleos essenciais
- Manteiga de karitê
- Leite de coco
O que devo fazer depois de tomar sol?
Alguns cremes hidratantes contêm os mesmos componentes ativos que o after sun. Costumam ter uma fragrância suave ou neutra, mas são excelentes nutrindo a pele. Isso a ajudará a se recuperar e se hidratar bem depois de uma calorosa jornada. Você pode testar colocar o produto por alguns segundos na geladeira para que a sensação refrescante seja maior.
Se você se expôs durante muito tempo ao sol e a sua pele está muito maltratada, recomendamos optar pelo after sun. Este produto tem componentes específicos para desinflamar e aliviar o ardor. Os cremes hidratantes, por outro lado, carecem destes.
Seja qual for sua escolha, lembre-se de que deve manter a hidratação tanto por fora como por dentro. Tome mais água do que faria em um dia normal: você se sentirá melhor e aliviará o esgotamento de um dia ensolarado.
Não se esqueça de limpar as impurezas. Depois de um longo dia ao ar livre, é preferível fazer uma boa limpeza da pele. Com frequência os protetores solares combinados com o suor podem deixar a pele maltratada. Lembre-se de que você não deve esfoliá-la imediatamente depois de tomar sol, já que estará muito sensível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Krauthammer, M., Kong, Y., Ha, B. H., Evans, P., Bacchiocchi, A., McCusker, J. P., … Halaban, R. (2012). Exome sequencing identifies recurrent somatic RAC1 mutations in melanoma. Nature Genetics. https://doi.org/10.1038/ng.2359
- Sarkany, R. (2017). Sun protection strategies. Medicine (United Kingdom). https://doi.org/10.1016/j.mpmed.2017.04.009
- Schauder, S. (2003). Sun protection. Tagliche Praxis. https://doi.org/10.1016/S0891-5245(07)80011-3
- Stanton, W. R., Janda, M., Baade, P. D., & Anderson, P. (2004). Primary prevention of skin cancer: A review of sun protection in Australia and internationally. Health Promotion International. https://doi.org/10.1093/heapro/dah310
- Hornung, R. L. (2011). Photoprotection. In Harper’s Textbook of Pediatric Dermatology: Third Edition. https://doi.org/10.1002/9781444345384.ch108
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.