Aceclofenaco: o que é e quais são os seus efeitos?

O aceclofenaco é um fármaco pertencente à família dos AINEs utilizado principalmente para tratar os episódios de dor na artrite reumatoide, artrose e espondilite anquilosante.
Aceclofenaco: o que é e quais são os seus efeitos?

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 janeiro, 2023

O aceclofenaco é um medicamento anti-inflamatório não esteroide amplamente utilizado para o alívio da dor e da inflamação associados a doenças reumatológicas. Apresenta efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antirreumáticos.

Quimicamente falando, é um derivado do ácido acético. Sua estrutura está relacionada a outro fármaco analgésico, o diclofenaco.

Esse fármaco é receitado em casos que exijam um tratamento para os processos inflamatórios e dolorosos, tais como dor lombar, dor de dente e dor nas articulações.

Além disso, é indicado para o tratamento crônico da dor e da inflamação associados a processos crônicos das articulações: artrose, artrite reumatoide e espondilite.

O que é a artrite reumatoide?

Artrite no joelho

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de natureza autoimune. Caracteriza-se por afetar muitas articulações e pelo desenvolvimento de vários sintomas gerais e não específicos.

Se não for adequadamente tratada, essa doença pode causar limitações físicas significativas, piorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.

Em relação aos sintomas, a artrite reumatoide se manifesta tipicamente com dor e rigidez, ou dificuldade de movimento nas diferentes articulações pequenas e grandes.

Os sintomas gerais, que às vezes precedem às manifestações articulares e tendem a persistir durante toda a evolução da doença, incluem, entre outros:

  • Cansaço.
  • Febre leve.
  • Sensação de mal-estar.
  • Inapetência.
  • Perda de peso.

No entanto, o sintoma inicial mais comum é a rigidez articular matinal, principalmente nos pés e nas mãos.

Ainda não se sabe com exatidão quais são as causas que desencadeiam a artrite reumatoide. Mas sabemos, como já dissemos, que é um transtorno autoimune e que, em sua origem, intervêm outras causas e fatores genéticos, assim como causas não genéticas.

Artrose

Essa é outra doença para a qual o aceclofenaco é indicado, pois é outra patologia reumática que lesiona a cartilagem das articulações.

No interior das articulações, há um fluido conhecido como líquido sinovial que é produzido pela membrana sinovial. As extremidades dos ossos que se unem para formar a articulação são revestidos pela cartilagem articular.

Quando essa cartilagem é lesionada, há dor, rigidez e incapacidade funcional. É importante diferenciar essa doença da artrite. Esta última se desenvolve por causa de uma inflamação da articulação, e não pelo desgaste da cartilagem.

No entanto, ambas estão associadas com a dor. Por isso, o aceclofenaco é eficaz para o tratamento dos sintomas das duas doenças.

E a espondilite anquilosante?

Coluna vertebral humana

Trata-se de outra doença reumática que causa inflamação das articulações da coluna vertebral e das sacroilíacas. Não se sabe qual é a causa exata dessa condição, mas alguns especialistas a relacionaram, em casos específicos, com a herança genética.

Geralmente, manifesta-se na adolescência ou na juventude e sua incidência é maior em homens. Em contrapartida, as mulheres podem apresentar a doença de forma mais leve, o que torna seu diagnóstico mais difícil.

Geralmente, manifesta-se com fases de dor lombar que podem afetar toda a coluna e as articulações periféricas, provocando dor, rigidez vertebral, perda de mobilidade e deformidade articular progressiva.

Como o aceclofenaco exerce o seu efeito no corpo?

Os efeitos anti-inflamatórios do aceclofenaco podem ser consequência da inibição da síntese de prostaglandinas , por meio do bloqueio da enzima ciclo-oxigenase.

As prostaglandinas são estruturas proteicas que estão presentes em vários processos do organismo, como na sensação de dor. Por isso, ao inibir sua síntese, a sensação de dor também é diminuída.

O aceclofenaco também tem um efeito antipirético, que pode ser atribuído à dilatação periférica causada por uma ação central sobre o hipotálamo. Outros efeitos produzidos pela inibição da síntese das prostaglandinas são:

Conclusão

O aceclofenaco é um fármaco pertencente à família dos AINEs utilizado principalmente para tratar os episódios de dor da artrite reumatoide, artrose e espondilite anquilosante.

No entanto, assim como o resto dos fármacos, apresenta uma série de reações adversas que precisam ser controladas, como alterações gastrointestinais e tonturas ocasionais. Portanto, pergunte ao médico ou farmacêutico todas as suas dúvidas sobre esse medicamento se ele fizer parte do seu tratamento.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chandrasekharan, N. V. (2011). Aceclofenac. In xPharm: The Comprehensive Pharmacology Reference. https://doi.org/10.1016/B978-008055232-3.61154-7
  • Brogden, R. N., & Wiseman, L. R. (1996). Aceclofenac : A Review of its Pharmacodynamic Properties and Therapeutic Potential in the Treatment of Rheumatic Disorders and in Pain Management. Drugs Drugs.
  • Legrand, E. (2004). Aceclofenac in the management of inflammatory pain. Expert Opinion on Pharmacotherapy. https://doi.org/10.1517/14656566.5.6.1347

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.